Quanta energia você gasta no seu dia-a-dia com coisas desnecessárias para seu negócio?

Quanta energia você gasta no seu dia-a-dia com coisas desnecessárias para seu negócio?

Você já parou para pensar o quanto você gasta de energia com aspectos ou acontecimentos desnecessários no seu dia a dia?

Fiquei quase um mês sem conseguir alimentar o blog por diversos contratempos que surgiram no último mês , mas muitos deles foram horas e energia gasta sem sentido.

Sim, aos poucos vamos aprendendo e modificando nossa forma de trabalhar, principalmente online, onde tudo é muito rápido e dinâmico, mas eventos externos que você não tem controle, desgastam demais a vida corrida e as 24h parecem ser reduzidas cada vez mais a menos horas.

No final do ano passado, fiz um planejamento, perdi algumas horas estudando melhor forma de deixar meu negócio mais fluído, e a partir dessa reestruturação e mudança iniciei 2 cursos online que vem me ajudado muito tanto na parte de organização de negócios como relacionado a marketing digital, além de ter conhecido profissionais muito interessantes e interessados em crescer profissionalmente, o Networking tem sido fantástico.

Os dois cursos se iniciaram pela base de um negócio, ou seja, pelo planejamento, perder algumas horas nesse planejamento é aceitável se você tem um objetivo bem definido. Mas no mundo atual onde tudo é para ontem, essas horas perdidas para alguns pode dar a entender como não fazer nada, ou o projeto estar parado. E muito pelo contrário, se você parar 1 hora do dia para planejar seu dia seguinte, sua agenda da semana, as coisas fluem de maneira natural.

Planejar um projeto, seu negócio, uma loja, tudo começa por ele, para ter os objetivos claros e assim seguir a diante, mesmo que no meio do caminho surjam imprevistos.  Sejam contratempos, externos e na maioria das vezes você não tem controle sob isso, pode parecer que tudo que planejou não irá ser possível. Mas é, tente reduzir ao máximo cobranças desnecessárias , principalmente cobranças pessoais, muitas vezes nos cobramos demais e  nos deixamos ser contaminados por  energias negativas do meio externo e perdemos o foco.

Isso acontece no mundo offline  e no mundo online, e para ultrapassar esses revez , imprevistos, energias somente você pode mudar a forma que isso vai ou não te atingir, afetar ou não suas prioridades .

Da próxima vez que achar que um empecilho vai desmoronar seu planejamento, lembre-se do seu objetivo, se ele esta claro, tenho certeza que você vai ultrapassar os contratempos com mais leveza, sem se deixar contaminar muito pelo ambiente negativo.

Essa semana mesmo, fiquei sem luz por quase 5 horas(no horário de atendimento), em outros tempos, teria me descabelado, ficaria até com dor de cabeça física, sim as pessoas somatizam doenças , nosso cérebro é incrível para o bem e para o mal.

Mas isso realmente era necessário? A minha dor de cabeça física me ajudaria a criar mais tarde o que não pode ser feito nessas 5 horas?  Dessa vez nessas horas sem luz e sem celular, sim a bateria estava terminando também 🙁 . Usei esse tempo lendo uma revista de e-commerce que já tinha chego e não tinha tido tempo de ler os artigos, e estudei. Foi útil para minha mente se distrair, vai ser útil para minha carreira e provavelmente para os próximos clientes que atenda.

Mas eu podia muito bem também, ter tirado esse tempo para lazer, já que não teria o que fazer além de aguardar a luz voltar. Percebe, que depois, sim, tive que trabalhar em dobro, mas a mente estava relaxada, não gastei minha energia com algo negativo que com certeza atrapalharia o resto da semana.

Tem um texto antigo sobre planejamento aqui também.

E esse texto do Joga o job fala um pouco mais sobre planejamento estratégico que você pode adaptar ao seu negócio.

Boas energias e Boas Vendas! 🙂

 

 

Ter apoio familiar é essencial para a vida de um empreendedor?

Ter apoio familiar é essencial para a vida de um empreendedor?

Fiquei pensando sobre essa frase, há algumas semanas, li em algum post o relato de uma pessoa sobre a dificuldade de ter apoio familiar , não financeiro, mas psicológico, sobre sua decisão de ter seu próprio negócio home office.

Eu mesma já passei por isso, e por incrível que pareça após 10 anos, sim, vai fazer 10 anos que larguei o emprego para encarar os desafios da vida empreendedora, ainda passo por isso , na família e até com amigos que tem seu emprego fixo e o salário caindo certinho no final do mês.

Achei que valia a pena falarmos sobre isso, como foi pra você quando decidiu empreender?

Hoje em dia, é um pouco mais fácil das pessoas entenderem o trabalho de um empreendedor, lojista online, youtuber, social media entre tantos trabalhos que podem ser realizados online.

Mas para ser proativo e se jogar nesse mundo do empreendedorismo, você precisa na verdade ter muito mais responsabilidade para se cobrar, se organizar, planejar e tomar decisões que só dependem de você.

O trabalho online ainda é confundido por muitos como não fazer ” nada” o dia inteiro.

Vi nos últimos anos, principalmente em 2016, a palavra “empreendedorismo” crescer e virar até moda, mas você esta preparado psicologicamente para toda carga que ela tem?

Vejo muita gente com a parte técnica, racional, financeira bem estruturada não seguir em frente por questões emocionais que a vida de empreendedorismo traz.

Sim, o emocional no meu ver, tem um peso gigantesco na decisão de continuar ou não com esse objetivo.

E quando a família , “olha torto”, isso complica ainda mais. Saber manter seu espaço e tempo , principalmente se você trabalha em casa, é essencial, porque sempre vai ouvir:

” Ah, mas você faz seu horário!” , ” Marquei já um compromisso, porque sei que sei horário e flexível, com certeza não terá problemas de parar só um pouquinho para me ajudar.” , “Você não esta fazendo nada agora mesmo, te vi no Facebook ou Whatsapp” entre outras frases que com certeza fazem o sangue subir principalmente se naquele dia ou semana as vendas ou negócios não estão indo tão bem como você queria.

Esse peso e falta de apoio psicológico se em algum momento já existiu por parte da sua família, acredito que sempre vai existir, porque é muito complicado fazer o outro mudar uma opinião ou pré-conceito. O que fazer?

No meu caso, eu respiro fundo, penso que o meu nervoso só vai na verdade me atrapalhar e ignoro, mas nem sempre foi assim, já atrapalhou e muito minha produtividade esses desgastes que a falta de apoio causa.

Trabalhar nosso lado emocional nos ajuda a ficarmos mais fortes para enfrentar também essas situações familiares , além de nos fortalecer ainda mais para enfrentar os desafios que a vida empreendedora nos reserva.

  • Conversa aberta sempre ajuda em qualquer relacionamento;
  • Saber respeitar o espaço do outro e o seu é essencial;
  • Saber dividir o espaço e tempo de trabalho e lazer ( você precisa se distrair também para sua produtividade fluir);
  • A maioria dos empreendedores que conheço vira workaholic, mas precisamos respirar novos ares até para ver novas opiniões, networking ajuda muito, mesmo que online ;
  • Respeitar seus limites e não forçar algo que não esta te fazendo bem, se você acredita que empreender é seu objetivo de vida, siga em frente, e aprenda a se frustrar e levantar no dia seguinte com novas ideias e oportunidades;
  • Se você mesmo diante de crises ainda acredita no seu negócio, e ele te faz ter otimismo para encontrar novas soluções para erros passados, não desista;
  • Planeje-se, organize-se, e coloque suas ideias em ação e divirta-se. Quando aprendemos a nos divertir trabalhando as coisas fluem e tudo fica mais leve.

Cada um escolhe a vida que vai levar , só acho que devemos respeitar tanto o nosso espaço, objetivos e sonhos, se para você te realiza prossiga, não deixe que lamentações e falta de apoio ou ironias o façam perder o foco.

E para você que tem um emprego fixo e é ok, que bom! Da mesma forma que você não gostaria que se envolvessem na sua vida profissional no emprego que você tem, quem escolheu ser empreendedor e dono do seu próprio negócio também não fica confortável em ter que “mostrar” ou ficar explicando no que trabalha (e muito, muitas vezes 12 ou 15 horas por dia).

Cada pessoa tem uma personalidade e uma forma de ver e viver a vida, que possamos ter menos mimimi em 2017 e mais união porque como dizem por aí, gente feliz não enche o saco.

E você já passou por isso ou passa atualmente?

🙂

 

 

Como usar a AI a favor de seu e-commerce?

Como usar a AI a favor de seu e-commerce?

Olá, tudo bem? Neste post, eu vou falar sobre o chat GPT, uma ferramenta que usa inteligência artificial para gerar respostas automáticas a partir de perguntas ou comandos de texto. O chat GPT é baseado em um modelo de linguagem natural chamado GPT-3, desenvolvido pela empresa OpenAI. Esse modelo é capaz de aprender com bilhões de textos da internet e produzir textos coerentes e relevantes sobre qualquer assunto.

Mas para que serve o chat GPT? E como ele pode ser usado no e-commerce? Essas são algumas das perguntas que eu vou responder neste post. Vamos lá!

O chat GPT pode ser usado para diversos fins, como:

  • Criar conteúdo para blogs, redes sociais, e-mails, anúncios, etc.
  • Gerar ideias criativas para nomes, slogans, títulos, etc.
  • Responder dúvidas frequentes dos clientes sobre produtos, serviços, políticas, etc.
  • Fazer recomendações personalizadas de produtos ou serviços com base nas preferências dos clientes.
  • Oferecer suporte ao cliente em tempo real por meio de aplicativos de chat como WhatsApp, Messenger, Instagram Direct, etc.

O chat GPT pode ser uma ferramenta muito útil para o e-commerce, pois pode ajudar a aumentar as vendas, a fidelizar os clientes e a reduzir os custos operacionais. Veja alguns exemplos de como o chat GPT pode ser usado no e-commerce:

  • Você pode usar para criar descrições atraentes e otimizadas para os seus produtos, usando as palavras-chave mais relevantes para o seu público-alvo e para os mecanismos de busca.
  • Você pode usar para gerar títulos e subtítulos interessantes para os seus posts no blog ou nas redes sociais, que chamem a atenção dos leitores e gerem tráfego para o seu site.
  • Você pode usar para enviar e-mails personalizados para os seus clientes, com ofertas exclusivas, dicas úteis, lembretes de carrinho abandonado, etc.
  • Você pode usar para responder as perguntas mais frequentes dos seus clientes sobre os seus produtos ou serviços, como formas de pagamento, prazos de entrega, política de trocas e devoluções, etc.
  • Você pode usar para fazer recomendações de produtos ou serviços que sejam do interesse dos seus clientes, com base nas suas compras anteriores, no seu histórico de navegação ou nas suas preferências declaradas.
  • Você pode usar para oferecer suporte ao cliente em tempo real por meio de aplicativos de chat como WhatsApp, Messenger, Instagram Direct, etc., usando um plug-in de chat que integre esses canais à sua plataforma de e-commerce.

Como você pode ver, o chat GPT é uma ferramenta muito poderosa e versátil para o e-commerce. Mas como usar o chat GPT? É simples: basta acessar a ferramenta , enviar uma pergunta ou comando de texto com a temática desejada e o modelo gera uma resposta automaticamente, baseada nas informações que ele tem acesso sobre o assunto e no que aprendeu com os textos da internet.

Por exemplo, se você quiser gerar uma descrição para um produto de moda feminina usando o chat GPT, você pode enviar um comando como este:

Gerar uma descrição para um vestido vermelho curto com decote em V e manga longa

E o modelo pode gerar uma resposta como esta:

Este vestido vermelho é perfeito para arrasar em qualquer ocasião. Ele tem um decote em V que valoriza o colo e uma manga longa que dá um toque elegante. O tecido é leve e confortável e o comprimento é curto na medida certa. Combine com um salto alto e acessórios dourados para um look sofisticado.

Claro que nem sempre a resposta do chat GPT será perfeita ou adequada ao seu objetivo. Por isso, é importante revisar e editar o texto gerado antes de usá-lo.

10 inteligências artificiais que podem ajudar na produtividade para negócios online, incluindo lojas virtuais:

Chatbots: Auxiliam no atendimento ao cliente, respondendo perguntas frequentes e direcionando os usuários para as informações corretas, liberando tempo da equipe para tarefas mais complexas.

Por exemplo:

  • Link: ManyChat
  • Descrição: ManyChat é uma plataforma de chatbot que permite criar chatbots para Instagram, Facebook Messenger, SMS , Whatsapp e websites. Ele oferece recursos avançados de automação, como respostas automáticas, segmentação de audiência e integrações com outras ferramentas de marketing.

Sistemas de Recomendação: Analisam o comportamento do usuário para sugerir produtos relevantes, aumentando as chances de conversão e melhorando a experiência do cliente.

Por exemplo:

eDrone:

  • Link: eDrone
  • Descrição: O eDrone é uma plataforma de automação de marketing que utiliza inteligência artificial para aumentar as vendas e a retenção de clientes. Ele oferece recursos como automação de e-mails, segmentação de clientes, personalização de mensagens, recuperação de carrinhos abandonados e análise de dados para otimizar as campanhas de marketing. Com o eDrone, as lojas virtuais podem automatizar processos de marketing e melhorar a eficiência de suas estratégias de vendas online.
  • Embora o eDrone seja principalmente conhecido por suas capacidades de automação de marketing, ele também pode integrar elementos de análise preditiva em suas funcionalidades. Por exemplo, a plataforma pode usar algoritmos de machine learning para prever o comportamento futuro dos clientes com base em dados históricos e padrões de compra. Isso pode incluir previsões de quais clientes têm maior probabilidade de realizar uma compra, quais produtos são mais propensos a serem comprados em determinado momento e como ajustar as estratégias de marketing para maximizar as vendas. Portanto, enquanto o eDrone se destaca principalmente como uma ferramenta de automação de marketing, também pode desempenhar um papel na análise preditiva para impulsionar a produtividade e as vendas em negócios online, incluindo lojas virtuais, o uso da estratégia de uso vai de cada profissional para poder usufruir ao máximo cada ferramenta adquirida. Ou seja, fator humano é essencial para usar as IA.

Análise Preditiva: Utiliza dados históricos e algoritmos para prever tendências de vendas, demanda por produtos e comportamento do cliente, ajudando na tomada de decisões estratégicas.

Google Analytics 4:

  • Link: Google Analytics 4
  • Resumo: O Google Analytics 4 é a mais recente versão da famosa ferramenta de análise da Google. Ele vai além de simplesmente rastrear visitas e cliques em um site, oferecendo recursos avançados de análise preditiva. Com o Google Analytics 4, os usuários podem prever tendências futuras com base em dados históricos, como comportamento do usuário, jornada do cliente e desempenho do site. Ele utiliza algoritmos de machine learning para identificar padrões e insights valiosos que podem ser usados para otimizar estratégias de marketing, melhorar a experiência do usuário e impulsionar as vendas em negócios online, incluindo lojas virtuais.

Automação de Marketing: Gerencia campanhas de marketing, envio de e-mails, posts em redes sociais e outras ações de forma automatizada, economizando tempo e aumentando a eficiência das estratégias de marketing.

Lead Lovers:

  • Link: Lead Lovers
  • Descrição: Lead Lovers é uma plataforma de automação de marketing completa, que oferece recursos como criação de páginas de captura, sequências de e-mail automatizadas, segmentação de leads, integrações com outras ferramentas de marketing e análises de desempenho. Ela é especialmente popular entre empreendedores digitais e pequenas empresas que buscam uma solução acessível e fácil de usar para impulsionar suas estratégias de marketing e vendas. Embora talvez não seja tão amplamente reconhecida quanto algumas das outras opções, Lead Lovers ainda oferece um conjunto robusto de ferramentas para ajudar as empresas a crescerem e se destacarem no mercado digital.
  • Link: ActiveCampaign
  • Descrição: O ActiveCampaign oferece automação de marketing multifuncional, incluindo automação de e-mails, CRM, automação de vendas e mensagens diretas. Ele se destaca por sua capacidade de segmentação avançada, personalização de conteúdo e integrações com outras ferramentas populares de marketing e CRM.
  • Link: Mailchimp
  • Descrição: O Mailchimp é uma plataforma popular de automação de marketing por e-mail. Ele permite criar campanhas de e-mail personalizadas, segmentar sua lista de contatos, acompanhar métricas de engajamento e automatizar sequências de e-mails com base no comportamento do usuário.
  • Link: HubSpot
  • Descrição: O HubSpot oferece uma ampla gama de ferramentas de automação de marketing, incluindo automação de e-mails, criação de landing pages, gerenciamento de contatos, análise de marketing e muito mais. Ele é conhecido por sua interface intuitiva e recursos robustos, adequados para empresas de todos os tamanhos.
  • A mLabs é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais, focada principalmente em ajudar empresas a impulsionar sua presença e engajamento nas mídias sociais. Embora não seja exclusivamente uma plataforma de automação de marketing, mLabs oferece recursos que podem ser considerados como parte de uma estratégia de automação de marketing em mídias sociais. Esses recursos incluem agendamento de posts, análise de desempenho, monitoramento de menções e interações, entre outros.
  • Embora a mLabs não seja tão abrangente em termos de automação de marketing em comparação com algumas das outras plataformas mencionadas anteriormente, ela ainda pode desempenhar um papel importante na automatização de tarefas relacionadas ao marketing digital, especialmente aquelas relacionadas às redes sociais. Portanto, embora talvez não seja considerada uma plataforma de automação de marketing no sentido tradicional, mLabs ainda é uma ferramenta valiosa para empresas que desejam automatizar e otimizar suas estratégias de marketing nas mídias sociais.
  • Bônus gratuito para agendamento de conteúdo para Instagram e Facebook , integração com mensagens também de whatsapp – Meta Businness Suite
  • O Meta Business Suite oferece recursos que facilitam o agendamento de posts, a criação de anúncios, o monitoramento de atividades e o gerenciamento de mensagens em diversas páginas e contas do Facebook e Instagram. Isso inclui a capacidade de programar postagens com antecedência, responder a comentários e mensagens diretamente da plataforma e acessar insights de desempenho para entender melhor o engajamento do público.
  • Embora o Meta Business Suite seja mais voltado para gerenciamento de redes sociais, suas funcionalidades de agendamento e automação podem ser consideradas parte de uma estratégia de automação de marketing mais ampla, especialmente para empresas que dependem fortemente do Facebook e do Instagram para suas atividades de marketing digital.

Análise de Sentimento: Monitora as redes sociais e outras plataformas online para identificar o sentimento do público em relação à marca, produtos ou campanhas, permitindo ajustes rápidos de estratégia.


Brandwatch
:

  • Link: Brandwatch
  • Descrição: Brandwatch é uma plataforma de análise de mídia social que inclui recursos avançados de análise de sentimento. Ele monitora menções à marca em diversas fontes online, como redes sociais, fóruns e sites de notícias, e utiliza algoritmos avançados para determinar o sentimento por trás dessas menções. Isso permite às empresas entender como sua marca está sendo percebida pelo público e tomar medidas para melhorar a reputação online.

IBM Watson Natural Language Understanding:

  • Link: IBM Watson NLU
  • Descrição: O IBM Watson Natural Language Understanding é uma ferramenta poderosa que utiliza inteligência artificial para analisar o sentimento por trás do texto. Ele pode analisar grandes volumes de texto, como posts em redes sociais, avaliações de produtos e comentários de clientes, e determinar se o sentimento expresso é positivo, negativo ou neutro. Isso ajuda as empresas a entender melhor a opinião do público em relação a seus produtos, serviços e marca como um todo.
  • Scup: Link: Scup
  • Descrição: O Scup é uma plataforma brasileira de monitoramento de redes sociais que também inclui recursos de análise de sentimento. Ele permite monitorar menções à marca em redes sociais, sites de notícias, fóruns e outros canais online, e determinar o sentimento por trás dessas menções. Com o Scup, as empresas podem entender melhor como são percebidas pelo público e tomar medidas para gerenciar sua reputação online.

Personalização de Conteúdo: Cria experiências personalizadas para cada usuário com base em seu histórico de navegação e preferências, aumentando o engajamento e as taxas de conversão.


Dynamic Yield
:

  • Link: Dynamic Yield
  • Descrição: O Dynamic Yield é uma plataforma de personalização de conteúdo e otimização de experiência do usuário. Ele utiliza algoritmos de machine learning para analisar o comportamento do usuário em tempo real e oferecer conteúdo personalizado, como recomendações de produtos, mensagens promocionais e experiências de site adaptadas às preferências de cada usuário.

Optimizely:

  • Link: Optimizely
  • Descrição: O Optimizely é uma plataforma de otimização de experiência do usuário que inclui recursos avançados de personalização de conteúdo. Ele permite criar e testar diferentes versões de páginas da web e elementos de conteúdo, como títulos, imagens e chamadas para ação, com base no comportamento e nas preferências do usuário. Isso ajuda as empresas a oferecer uma experiência mais relevante e personalizada para cada visitante do site.

Análise de Big Data: Processa grandes volumes de dados para identificar padrões, tendências e insights que podem ser usados para otimizar operações, marketing e estratégias de vendas.

Sistemas de Gerenciamento de Inventário: Utiliza algoritmos para otimizar o estoque, prever a demanda por produtos e evitar a falta de itens mais vendidos, garantindo a disponibilidade de produtos para os clientes.

  1. Bling:
    • Link: Bling
    • Descrição: O Bling é um sistema brasileiro de gestão empresarial (ERP) que inclui recursos completos para gerenciamento de inventário. Ele permite controlar estoques, cadastrar produtos, gerar relatórios de movimentação de estoque, realizar inventários, integrar com fornecedores e controlar compras e vendas. O Bling é uma opção popular entre empresas de diversos segmentos de mercado devido à sua facilidade de uso e ampla gama de recursos.
  2. Tiny ERP:
    • Link: Tiny ERP
    • Descrição: O Tiny ERP é outro sistema brasileiro de gestão empresarial que oferece funcionalidades abrangentes para gerenciamento de inventário. Ele permite controlar estoques em múltiplos depósitos, acompanhar movimentações de produtos, realizar inventários periódicos, gerar relatórios de estoque e automatizar processos de compras e vendas. O Tiny ERP é conhecido por sua interface intuitiva e integrações com diversas plataformas de e-commerce, facilitando a gestão do estoque para empresas online.

Assistentes Virtuais Inteligentes: Auxiliam os usuários na navegação pelo site, na busca por produtos e no processo de compra, proporcionando uma experiência de compra mais fluida e eficiente.

  1. ChatGPT
    • Link: ChatGPT
    • Descrição: O ChatGPT é uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, que pode ser utilizada como um assistente virtual inteligente em uma variedade de cenários. Ele é treinado em uma ampla gama de tópicos e pode responder a perguntas, fornecer informações úteis, realizar tarefas simples e até mesmo manter conversas naturais com os usuários. O ChatGPT pode ser integrado em sites, aplicativos e plataformas de mensagens para fornecer suporte ao cliente, assistência em compras, recomendações de produtos e muito mais.
    • Google Dialogflow:
    • Descrição: O Google Dialogflow é uma plataforma de desenvolvimento de assistentes virtuais baseada em nuvem, oferecida pelo Google. Ele permite criar interfaces de conversação para uma variedade de aplicativos e dispositivos, incluindo websites, aplicativos móveis, dispositivos IoT e muito mais. O Dialogflow utiliza tecnologias avançadas de processamento de linguagem natural para entender e responder às consultas dos usuários de forma precisa e natural. Ele também oferece recursos de integração com outros serviços do Google, como Google Cloud Platform, Google Assistant e Google Analytics, para fornecer assistência personalizada e insights úteis para os usuários.

Análise de Competidores: Monitora as atividades dos concorrentes online, como preços, estratégias de marketing e lançamentos de produtos, fornecendo insights valiosos para ajustar as próprias estratégias e manter a competitividade.

  1. SEMrush:
    • Link: SEMrush
    • Descrição: O SEMrush é uma plataforma de marketing digital que oferece uma variedade de ferramentas para análise de competidores. Ele permite monitorar as atividades de marketing dos concorrentes, como palavras-chave utilizadas em campanhas de PPC, classificações de SEO, estratégias de backlink e desempenho nas redes sociais. Com o SEMrush, as empresas podem identificar as estratégias de marketing mais eficazes dos concorrentes e ajustar suas próprias estratégias para manter a competitividade.
  2. SimilarWeb:
    • Link: SimilarWeb
    • Descrição: O SimilarWeb é uma plataforma de análise de tráfego na web que oferece insights sobre o desempenho dos concorrentes online. Ele fornece informações detalhadas sobre o tráfego do site dos concorrentes, fontes de tráfego, classificações de palavras-chave, métricas de engajamento e muito mais. Com o SimilarWeb, as empresas podem entender melhor o mercado e identificar oportunidades para melhorar sua presença online em relação aos concorrentes.

Pricefy:

  • Link: Pricefy
  • Descrição: O Pricefy é uma plataforma brasileira de inteligência de preços que oferece análises competitivas para auxiliar as empresas nas estratégias de vendas. Ele permite comparar preços praticados pelos concorrentes, monitorar promoções e acompanhar a dinâmica de preços no mercado. Com o Pricefy, as empresas podem ajustar suas estratégias de preços e promoções para aumentar a competitividade e impulsionar as vendas.

Entre outros que surgem a cada dia com novidades como por exemplo mais isso vale outro texto somente sobre eles 🙂

Já conhecia ou já testou alguma ferramenta AI? Conta pra gente o que tem achado das novidades lançadas recentemente?

Você acredita que esse formato será umm aliado para produtividade e criatividade humana ou não?

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Saúde Mental do Empreendedor em meio a Quarentena

Saúde Mental do Empreendedor em meio a Quarentena

Em meio a Quarentena do COVID 19 o que mais tenho visto é a preocupação com a saúde física e econômica, de como fazer para nos reinventar diante dessa crise mundial.

E pouco tenho ouvido falar sobre a Saúde Mental do Empreendedor. É claro, que essas questões se interligam e são realmente preocupantes, e a cada dia mais em mais, devido ao avanço da doença aqui no Brasil.

Vi muitos posts, lives de motivação, de que precisamos estar ainda mais conectados, mais presentes no online concordo com tudo isso, porém, uma angústia me bateu diante dessa avalanche de conteúdos, principalmente pensando naquela empreendedora / empreendedor que foi jogado do dia pra noite para aprender a como se adaptar ao online.

Nossa saúde mental é de extrema importância, principalmente nesse momento. A economia afeta diretamente nossas emoções, que afetam nossas tomadas de decisões, que afetam o gerenciamento de negócios, que afetam nossa produtividade , que afetam nosso dia a dia.

Quantos empreendedores e empreendedoras estão com insônia, ansiedade a mil diante desse caos que estamos tendo que enfrentar?

Entrar na pilha de que você deve aprender tudo correndo, que precisa pra ontem resolver esse problema ( que não é algo a curto prazo), que você está trabalhando online / home office então precisa trabalhar mais e mais, que não existe feriado, que não tem final de semana, pode não estar te fazendo mal agora mas vai fazer em algum momento.

Essa crise não é algo infelizmente, que amanhã como um passe de mágica irá desaparecer. Todo dia estamos aprendendo a como enfrentá-la ou superá-la. Tudo é novo, muitos já trabalhavam online como eu, e muitos já tinham uma rotina estabelecida home office e mesmo assim aumentaram ainda mais a carga de trabalho, e o stress foi às alturas durante esse último mês.

E nós que já trabalhávamos online e home office sabemos o quanto precisamos ter rotinas e não devemos nos deixar acelerar pela avalanche de informações que a internet sempre trouxe e para muitos isso é novo.

Alguns, estavam tentando desacelerar mas com a crise voltaram a rotina estressante de trabalhar mais de 12h porque agora precisamos entregar e resolver bem mais coisas e o mundo todo também.

Por isso mesmo, que achei importante falar sobre o quanto é importante também saber desalecerar e não se afundar em conteúdos que muitas vezes nesse momento , para sua realidade não será possível executar.

Falar o que fazer é diferente de executar. Fazer o que está a seu alcance já deve ser considerado uma vitória diante desse momento. E se nesse momento você travou, não está conseguindo produzir mas esta conseguindo se manter são, para em um segundo momento após absorver o tamanho da mudança que temos pela frente agir, tudo bem! Não se culpe!

Planejar pode ser o caminho, desacelerar também pode ser o caminho. Se resguardar uns dias para voltar mais forte também pode ser um caminho. Só você vai saber.

Tenha o seu tempo, respeite o seu tempo.

Todo mundo, literalmente, está vivenciando essa crise. Mas o modo que a crise se instala na vida de cada um é única. São milhões de realidades, o que serve pra mim pode não servir para você.

Não se culpe se hoje é dia 01 de maio mas em meio a pandemia não deveria ser feriado e você acha que não merecia uma folga.

Por ser primeiro de maio que você merecia essa folga. Quanto você trabalhou ,se empenhou, cresceu, estudou e passou por crises no último ano? Aceite e perceba mais o seu corpo e mente em meio a quarentena.

Aproveite esse período para se conhecer mais, conhecer mais seu negócio e só assim se reinventar.

Não conseguimos nos reinventar sem perceber e ter um olhar mais de perto da sua real situação.

Não há fórmulas mágicas, não há certo ou errado, cada negócio é único e cada realidade de um negócio também é.

Fiquei realmente preocupada com essa ansiedade e velocidade desinfreada que estou vendo nas redes sociais para fazer e acontecer.

Nenhum negócio nasce do dia pra noite, e diante de uma crise, se você não constrói uma base forte para sair dela, em qualquer outra crise que apareça você não vai ter construído algo sólido para passar por outra.

Espero que não venha mais nenhuma crise do tamanho dessa, mas crises todos os negócios passam, passaram ou vão passar. Sem sua saúde mental para comandar seu negócio assim como sua saúde física ele simplesmente morre.

Tente filtrar as informações que vem da internet para que você não perca o foco da sua realidade, dos seus objetivos.

O desespero não vai ajudar nem você, nem seu negócio, nem sua vida e família.

Se cuidem.

  • Se seu negócio está entrando no online agora:
  • Peça indicação de empresas para amigos e familiares;
  • Participe de grupos do facebook, de lojistas temos milhares de grupos por lá, e sempre tem pessoas querendo ajudar ou que já passaram por algo parecido que possa te ajudar.
  • Em nosso perfil do instagram estamos postando stories para ajudar a compartilhar #compredopequeno mande um direct para gente @alyma.com.br
  • Muitas empresas estão fazendo trabalho bem interessante diante da crise, com lives, cursos e até criaram redes de compartilhamento para ajuda ao pequeno, vale acompanhar mas lembre-se de saber filtrar e veja se esta dentro do seu momento.
  • Planeje, estude, e execute dentro da sua realidade.
  • Menos as vezes é mais. Saiba se adaptar diante da sua realidade.

A pandemia trouxe desafios enormes, mas a ansiedade e a corrida pelo online também têm seu impacto. A saúde mental do empreendedor é crucial. Não há fórmulas mágicas; cada negócio é único. Respeite seu tempo, não se culpe se precisar desacelerar. Reconheça sua realidade, planeje com sabedoria, e lembre-se, menos às vezes é mais. Neste turbilhão, sua saúde mental é a força que mantém seu negócio vivo. Cuide-se e compartilhe esse lembrete vital.

Se pra você esse texto fez sentido, compartilhe com uma amiga/ amigo que você acha que está precisando se cuidar também. 🙂

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Dia do Cliente: Você está cuidando de seus clientes?

Dia do Cliente

Foi criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Atualmente já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

15 de setembro  é comemorado no Brasil, anualmente. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar o relacionamento com as marcas. A ideia inicia era criar uma data diferenciada para homenagear essa relação e desenvolver fidelidade entre cliente e marca.

No Brasil é comemorada anualmente, com descontos, promoções e até sorteios a clientes.

Quem tem um comércio sabe o quanto muito mais que conquistar novos clientes. Fidelizar os clientes é uma tarefa árdua.Porém, na maioria das vezes, muito mais simples e até economicamente mais barata que conquistar novos clientes.

A nossa cultura não leva isso o tanto em conta, como deveria. Talvez porque manter relações seja algo que nos dias atuais, sejam cada vez mais difíceis .

O quanto sua marca/ negócio está atenta para essa relação?

Você sabia que em termos de marketing digital é muito mais barato fazer anúncios para um público que já te conhece do que para um público que nunca viu sua marca na vida?

O quanto de anúncios e exposição de feed de notícias por dia um usuário é bombardeado em suas redes sociais?

E pq ele vai parar no seu anúncio e não de um concorrente seu, que ele já comprou?

Cada vez mais está mais difícil despertar a atenção para o usuário e fazer com que ele preste atenção em sua marca.

Por esse motivo você já devia estar de olhos bem abertos a seus clientes. E saber que um bom atendimento, um bom preço, uma boa entrega, uma boa qualidade, são características básicas que toda marca precisa entregar para o cliente.

O cliente está a cada dia mais exigente, e dependendo do seu produto essa exigência pode triplicar. Veja aqui um artigo sobre jornada de compra.

Ok, e agora o que eu faço?

  • Construa relações duradouras com o cliente que já comprou.
  • Faça com que sua experiência de compra seja a mais tranquila possível, facilite a vida dele.
  • Preste atenção na logística, nos emails que dispara automaticamente quando ele compra em sua loja virtual.
  • Atendimento Personalizado:  no atendimento pós vendas, se houve algum imprevisto na entrega, antecipe-se em pedir desculpas e resolver o problema dele.

O cliente sempre compra para resolver uma questão/ um problema/ uma necessidade dele, então resolva.

Mostre o quanto se preocupa com o bem de estar do seu cliente.

É o básico, sim! Mas, infelizmente muitos não fazem.

E o pós venda, terminou e pronto?

Não! Veja se sua loja esta programada para disparar um email de agradecimento, tente ter um feedback da compra.

Se não tiver loja virtual, por e-mail, por whatsapp ( caso ele tenha deixado para o contato, não seja invasivo, isso também é perigoso!)

Coloque na lista de email ou de anúncios para um remarketing.

Brindes , cupons de desconto,promoções especiais para clientes que já compraram são um dos artifícios que pode utilizar.

Aproveite para conhecer mais seu público

Estude e analise,  como é esse cliente, se você está usando suas redes sociais adequadamente para conversar com esse público.

Sim, você pode ter vendido para um cliente que não é seu público, e não tem problema.

Pode ser que ele não seja seu cliente posteriormente, mas também pode ser que esse cliente te mostre um público (nicho) que você ainda não havia pensado para seu produto.

Estude suas vendas, seus clientes e refaça sua comunicação para que o relacionamento nas redes sociais seja duradouro.

Um cliente que já comprou em sua loja tem probabilidade muito maior de indicar sua marca, ou mesmo recomprar na sua loja.

Estude o seu produto

É um produto que precisa ser comprado com que frequência?

Use essas informações a seu favor para planejar campanhas novas e remarketing / emailmkt entre outras para atrair novamente esse cliente para sua loja.

Mas muito mais do que vender desesperadamente, pense na relação, uma relação duradoura traz benefícios concretos para sua marca que só o tempo vai te mostrar.

E claro, não faça promoções mentirosas, seu cliente não vai gostar e muito menos te indicar por isso.

Cuidado com sorteios, veja as regras das redes caso vá utilizar. 

No mais, mostre realmente e sinceramente o quanto ele é especial não apenas no dia do cliente, mas nos 365 dias, um relacionamento se constrói todos os dias.

Veja também esse vídeo de dicas de estratégias para cupons para sua loja virtual.

 

Live especial sobre Empreendedorismo ( MEI e Simples) – Ladies On

Live especial sobre Empreendedorismo ( MEI e Simples) – Ladies On

Live Empreendedorismo – CNPJ e contabilidade – 05 de setembro ( quarta-feira ) às 20h

Olá, estou participando desde de maio do projeto Ladies On, essa semana teremos uma convidada especial que se disponibilizou a participar e responder dúvidas sobre MEI e Simples .

Tem dúvidas sobre ? Aproveite e mande sua pergunta aqui.

 

Se puder acompanhe ao vivo, mas caso não possa vai ficar gravado e você pode ver novamente.

Participação especial da contabilista Fabiane Dias, e as ladies Patrícia Porto, Eme Souza e Camila Suda.

Te esperamos lá 🙂