Esse final de semana começou em São Paulo a Feira do Empreendedor 2017 , vai até dia 21 de fevereiro ( terça-feira).
Esse ano não fui, mas quero aproveitar essa data que muitos empreendedores vão ou foram na feira. Para expor 3 aprendizados que tive quando abri minha primeira loja virtual, em 2007.
Para quem não sabe, tive minha primeira loja virtual de 2007 a 2011. Ela era focada em um nicho bem específico, presentes personalizados, meu público era muito sazonal, ou seja, vendia muito em datas comemorativas como ( dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e natal ). Como era tudo artesanal, fazíamos as criações de artes, montagens , a estamparia ( produção em si), apenas a costura era tercerizada, a escalabilidade dela não era possível.
Ou seja, muitas vezes não podíamos atender todos os pedidos que vinham ( por email ou pela loja virtual). Na época, as lojas virtuais estavam no começo e conseguimos atingir um bom público em 2008/2009 através de resultados orgânicos. Basicamente, o público vinha do Google orgânico ou indicações.
Não haviam muitos grupos e erramos muito, aprendemos na raça a parte de estamparia. Perdemos materiais, dinheiro, mas conseguimos alcançar um público bacana e como muitos vinham de indicação, nas datas comemorativas era muito trabalho. Mas tudo tem um porém né?
O primeiro porém começou a surgir com relação ao giro de caixa. Na época o paypal ainda não estava ou nós não achamos aqui no Brasil. Nós usamos o pagseguro, o que nos levou a acumular as contas, pelo prazo de recebimento, e o baixo capital de giro que tínhamos.
Esse foi o Primeiro aprendizado:
- Saiba quem é seu público, estude e planeje seu capital de giro.
- Um público sazonal pode fazer seu negócio quebrar.
- Busque soluções para que seu negócio venda o ano todo, afinal as contas chegam durante todo o ano.
Nas épocas de festas conseguíamos suprir, porém em épocas normais, isso começou a pesar e quase fomos a falência. Pois é, e o que fazer para cobrir essas épocas de menos pedidos?
Resolvemos buscar o público de empresas, brindes etc.
E foi aí que conhecemos alguns lojistas e vimos que nesse nicho teríamos um público mais regular.
Por conta desses contatos, e como já trabalhávamos com as artes digitais e já havíamos feito cursos de photoshop, corel, programação web entre outros. Mudamos o visual da loja algumas vezes e mudamos de plataforma 3 vezes nesses 4 anos de loja virtual. Começamos a receber propostas de lojistas para a parte visual e criação de artes digitais para divulgação das marcas.
A transição foi feita de uma maneira bem natural, começamos a ter mais pedidos da parte digital e online e para nosso negócio estava compensando mais.
Até o ano passado, 2016 , ainda atendíamos lojistas para criação de produtos em estamparia. Mas eles eram cada vez mais sazonais.Colocamos na balança o que era bom para nosso negócio e o que era legal de fazer porém, o tempo gasto não estava compensando.
Segundo aprendizado:
- Avalie os prós e contras de cada produto/ serviço que você oferece.
- Teremos que fazer escolhas importantes e racionais.
- Observe seu público
- Não vá pela cabeça do outro ou do seu concorrente, a escolha dele pode não ser a melhor para você e seu negócio.
Principalmente para trabalhos manuais , muitas vezes batemos o pé ( fiz muito isso!) que esse produto é bom pela energia e amor que colocamos neles durante anos. Mas para seu negócio crescer é preciso colocar a razão antes e ver o que realmente compensa e é possível ter escala para seu negócio crescer e se manter financeiramente.
Escolhas são necessárias para nosso crescimento pessoal e profissional, em um negócio isso também acontece. Não é nada fácil.
Tente não seguir modinhas, elas passam e você não quer que seu negócio seja algo passageiro.
Ok, mudamos todo o nosso formato, nosso público, nosso produto, foi sim um começar do zero.Mas com certeza os erros principalmente que tivemos na primeira loja,tentamos não cometer novamente com a Alyma.
E a cada loja que entregamos para um novo cliente tentamos passar essas experiências também, afinal é mais fácil aprender com quem já errou um dia ou já passou por aquele problema, do que na teoria.
Terceiro aprendizado :
- Esteja aberto a mudanças
- Busque sempre aprender mais para empreender melhor
- Compartilhe experiências, faça parte de um grupo mesmo que online.
Sua loja virtual vai precisar de mudanças constantes seja na infra, layout, recursos, integrações.
O dono de uma loja virtual precisa ter em mente que não é possível saber de tudo sempre, e que vai precisar estudar todo dia para ir aprimorando seu negócio, suas habilidades e novas descobertas. Erros, acertos, perdas e ganhos sempre vão existir.
E se um dia precisar mudar de ramo, negócio, nicho, produto ou serviço não é vergonhoso ou uma derrota. As pessoas mudam, os negócios também e um empreendedor precisa saber ser flexível o suficiente para entender quando seu negócio não esta caminhando da maneira esperada.
Espero que o texto ajude de alguma forma, você que esta começando, ou já está no caminho , talvez um pouco perdido, a refletir sobre como anda seu negócio.
E se estiver em São Paulo e puder ir na feira, pode aprender e conhecer muita gente interessante por lá. Afinal sem networking ficamos “estagnados” nas nossas próprias convicções . Conhecer as ideias e experiências dos outros nos ajuda a aprender e empreender mais e mais.
Se não estiver em São Paulo, aproveite tudo que a internet, e os grupos nos oferecem hoje em dia, há 10 anos atrás isso não era possível 🙂
Boas vendas!