3 aprendizados para abrir uma loja virtual

3 aprendizados para abrir uma loja virtual

 

Esse final de semana começou em São Paulo a Feira do Empreendedor 2017 , vai até dia 21 de fevereiro ( terça-feira).

Esse ano não fui, mas quero aproveitar essa data que muitos empreendedores vão ou foram na feira. Para expor 3 aprendizados que tive quando abri minha primeira loja virtual, em 2007.

Para quem não sabe, tive minha primeira loja virtual de 2007 a 2011. Ela era focada em um nicho bem específico, presentes personalizados, meu público era muito sazonal, ou seja, vendia muito em datas comemorativas como ( dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e natal ). Como era tudo artesanal, fazíamos as criações de artes, montagens , a estamparia ( produção em si), apenas a costura era tercerizada, a escalabilidade dela não era possível.

Ou seja, muitas vezes não podíamos atender todos os pedidos que vinham ( por email ou pela loja virtual). Na época, as lojas virtuais estavam no começo e conseguimos atingir um bom público em 2008/2009 através de resultados orgânicos. Basicamente, o público vinha do Google orgânico ou indicações.

Não haviam muitos grupos e erramos muito, aprendemos na raça a parte de estamparia. Perdemos materiais,  dinheiro, mas conseguimos alcançar um público bacana e como muitos vinham de indicação, nas datas comemorativas era muito trabalho. Mas tudo tem um porém né?

O primeiro porém começou a surgir com relação ao giro de caixa. Na época o paypal ainda não estava ou nós não achamos aqui no Brasil. Nós usamos o pagseguro, o que nos levou a acumular as contas, pelo prazo de recebimento, e o baixo capital de giro que tínhamos.

Esse foi o Primeiro aprendizado:

  • Saiba quem é seu público, estude e planeje seu capital de giro.
  • Um público sazonal pode fazer seu negócio quebrar.
  • Busque soluções para que seu negócio venda o ano todo, afinal as contas chegam durante todo o ano.

Nas épocas de festas conseguíamos suprir, porém em épocas normais, isso começou a pesar e quase fomos a falência. Pois é, e o que fazer para cobrir essas épocas de menos pedidos?

Resolvemos buscar o público de empresas, brindes etc.

E foi aí que conhecemos alguns lojistas e vimos que nesse nicho teríamos um público mais regular.

Por conta desses contatos, e como já trabalhávamos com as artes digitais e já havíamos feito cursos de photoshop, corel, programação web entre outros. Mudamos o visual da loja algumas vezes e mudamos de plataforma 3 vezes nesses 4 anos de loja virtual. Começamos a receber propostas de lojistas para a parte visual e criação de artes digitais para divulgação das marcas.

A transição foi feita de uma maneira bem natural, começamos a ter mais pedidos da parte digital e online e para nosso negócio estava compensando mais.

Até o ano passado, 2016 , ainda atendíamos lojistas para criação de produtos em estamparia. Mas eles eram cada vez mais sazonais.Colocamos na balança o que era bom para nosso negócio e o que era legal de fazer porém, o tempo gasto não estava compensando.

Segundo aprendizado:

  • Avalie os prós e contras de cada produto/ serviço que você oferece.
  • Teremos que fazer escolhas importantes e racionais.
  • Observe seu público
  • Não vá pela cabeça do outro ou do seu concorrente, a escolha dele pode não ser a melhor para você e seu negócio.

Principalmente para trabalhos manuais , muitas vezes batemos o pé ( fiz muito isso!) que esse produto é bom pela energia e amor que colocamos neles durante anos. Mas para seu negócio crescer é preciso colocar a razão antes e ver o que realmente compensa e é possível ter escala para seu negócio crescer e se manter financeiramente.

Escolhas são necessárias para nosso crescimento pessoal e profissional, em um negócio isso também acontece. Não é nada fácil.

Tente não seguir modinhas, elas passam e você não quer que seu negócio seja algo passageiro.

Ok, mudamos todo o nosso formato, nosso público, nosso produto, foi sim um começar do zero.Mas com certeza os erros principalmente que tivemos na primeira loja,tentamos não cometer novamente com a Alyma.

E a cada loja que entregamos para um novo cliente tentamos passar essas experiências também, afinal é mais fácil aprender com quem já errou um dia ou já passou por aquele problema, do que na teoria.

Terceiro aprendizado :

  • Esteja aberto a mudanças
  • Busque sempre aprender mais para empreender melhor
  • Compartilhe experiências, faça parte de um grupo mesmo que online.

Sua loja virtual vai precisar de mudanças constantes seja na infra, layout, recursos, integrações.

O dono de uma loja virtual precisa ter em mente que não é possível saber de tudo sempre, e que vai precisar estudar todo dia para ir aprimorando seu negócio, suas habilidades e novas descobertas. Erros, acertos, perdas e ganhos sempre vão existir.

E se um dia precisar mudar de ramo, negócio, nicho, produto ou serviço não é vergonhoso ou uma derrota. As pessoas mudam, os negócios também e um empreendedor precisa saber ser flexível o suficiente para entender quando seu negócio não esta caminhando da maneira esperada.

Espero que o texto ajude de alguma forma, você que esta começando, ou já está no caminho , talvez um pouco perdido, a refletir sobre como anda seu negócio.

E se estiver em São Paulo e puder ir na feira, pode aprender e conhecer muita gente interessante por lá. Afinal sem networking ficamos “estagnados” nas nossas próprias convicções . Conhecer as ideias e experiências dos outros nos ajuda a aprender e empreender mais e mais.

Se não estiver em São Paulo, aproveite tudo que a internet, e os grupos nos oferecem hoje em dia, há 10 anos atrás isso não era possível 🙂

Boas vendas!

 

 

Como configurar uma conta no pagseguro

Como configurar uma conta no pagseguro

Vai começar a vender online?

Existem diversas formas de aceitar o pagamento online hoje em dia no mercado.

No Brasil, um dos meios de pagamentos mais utilizados é o Pagseguro, com ele você pode receber seus pagamentos via cartão de crédito, boleto bancário, transferência direta e entre contas do próprio pagseguro.

No vídeo tutorial explico passo a passo como configurar sua conta do pagseguro , como verificar sua conta vendedor.

Como criar regras de parcelamento, verificar taxas de recebimento. Entre outras informações mais detalhadas para te ajudar a deixar sua conta pagseguro ativa e começar a vender online.

O vídeo ensina passo a passo da configuração de sua conta independente da plataforma que for utilizar para venda.

Caso você não tenha um site ou uma loja virtual, é possível oferecer esse meio de pagamento para seu cliente. Você consegue receber pagamento enviando solicitações de cobranças para o email do seu cliente e receber online.

Algumas perguntas que tivemos antes de criar o vídeo :

  • Posso criar uma conta no pagseguro como pessoa física? Sim, você pode vender pelo pagseguro como pessoa física ou jurídica.
  • Quanto tempo o Pagseguro demora para verificar minha conta? Eles normalmente pedem o prazo de até 48h para validar seus dados.
  • Qual o prazo para receber o valor pago? Isso você consegue verificar na sua conta,você define a taxa e prazo de recebimento na sua conta online.
  • Qual a diferença do pagseguro e checkout transparente ou direct?

No meio de pagamento pagseguro simples( normal), ao finalizar a compra. O cliente é levado ao ambiente do pagseguro protegido para assim finalizar a compra.

No checkout transparente( direct) o cliente preenche as informações direto em sua loja. Lembrando que é necessário ter SSL e integração da plataforma com essa forma de pagamento para que seja processado.

Nenhum dos dados fica vísivel para o lojista. O método é feito por esse sistema para melhorar a experiência do usuário, meno cliques e maior chance de conversão. Com toda segurança tanto para lojista como para o cliente.

  • Posso criar mais de uma regra de parcelamento no pagseguro? Sim, em promoções você consegue criar regras sazonais de promoções sem juros ou a partir de valor x.
  • Como saco o valor recebido? Depois que o pagseguro verifica seus dados bancários, e o prazo de recebimento é vencido. O valor fica disponível em sua conta do pagseguro e você pode sacar para a conta bancária cadastrada. Esse prazo também depende de como sua conta foi configurada, normalmente são até 3 dias úteis após solicitação de saque.
  • A integração é igual em todas as plataformas? Não. Depende de sua plataforma a integração.Porém,a configuração no site oficial deve ser realizada primeiro na sua conta do pagseguro . E depois ajustada em sua plataforma seguindo os passos de integração que normalmente a plataforma indica ao cliente.
    Envio Fácil como funciona? No vídeo mostro onde você pode verificar mais informações sobre ele.
  • Mais informações : SAC Oficial

Espero que ajude 🙂

 

 

 

 

Passo a passo como integrar sua conta pagseguro em uma loja virtual da plataforma Iluria

Entre na administração da plataforma

  • clique em Loja => Meios de Pagamentos => Pagseguro
  • Insira seu email cadastrado e siga os passos da tela da plataforma.
  •  Para ativar o checkout transparente, clique em Habilitar checkout transparente. Em seguida você será direcionado a tela do pagseguro, logue-se na sua conta e aceite as informações e taxas descritas.
  • Parcelamento , insira a mesma regra que criou na sua conta oficial no pagseguro, seguindo suas taxas também.
  • Clique em gerar token , copie e cole no local indicado.
  • URL de retorno do cliente à loja (opcional) – copie o link indicado em sua conta na conta do pagseguro.
  • Lembre-se :Sempre que configurar algo em sua loja virtual ou site.

Faça testes antes para verificar se tudo foi integrado corretamente, ANTES de divulgar sua loja.

Segue o passo a passo ilustrativo abaixo:

Para acessar onde é feita essa configuração clique aqui.

 

Configurando Pagseguro na sua loja Iluria

Configurando Pagseguro na sua loja Iluria

 

 

LINK PAGSEGURO

URL de retorno Pagseguro para loja virtual

URL de retorno Pagseguro para loja virtual

 


 

 

 

Passo a passo como integrar sua conta pagseguro em uma loja virtual da plataforma E-Com. Club

Conforme as imagens abaixo:

Lembre-se: Sempre que configurar algo em sua loja virtual ou site. Faça testes antes para verificar se tudo foi integrado corretamente, ANTES de divulgar sua loja.

 

CONFIGURANDO PAGSEGURO NA LOJA E-COM.CLUB

CONFIGURANDO PAGSEGURO NA LOJA E-COM.CLUB

CONFIGURANDO PAGSEGURO NA LOJA E-COM.CLUB

CONFIGURANDO PAGSEGURO NA LOJA E-COM.CLUB

 

Caso queira para alguma plataforma específica deixe comentários que podemos verificar e fazer um vídeo da sua dúvida.

Se tiver alguma outra dúvida ou sugestão de tema para os próximos vídeos, deixe no comentários 🙂

Se conhece alguém que esta precisando dessa informação compartilhe.

Boas vendas!

 

Planeje suas vendas – épocas de boas vendas no e-commerce

Planeje suas vendas – épocas de boas vendas no e-commerce

Planeje suas vendas – épocas de boas vendas no e-commerce

Dia das Mães e Dia dos Namorados – são épocas importantes para o e-commerce.

Dia das Mães para muitos segmentados sempre é uma época boa de vendas, e o Dia dos Namorados?

Se você não conseguiu fazer uma boa campanha agora no Dia das Mães é hora de iniciar a campanha para o Dia dos Namorados e não deixar para última hora.

O Facebook Ads, está a cada dia que passa com mais novidades e possibilidades para que você possa segmentar bem seu público e trazer mais clientes para sua marca, não deixe escapar essa época do ano que o Amor está no ar e um presente, serviço ou produto pode levar muita emoção para os apaixonados.

  • Planeje sua campanha , saiba o quanto irá investir, mesmo que não tenha muita verba, invista , afinal a cada dia que passa mais pessoas entram no facebook e as empresas estão investindo pesado e aproveitando tudo que a plataforma oferece as marcas.
  • Se você tem uma lista de leads use-a é o momento de mostrar para aquele cliente que já se interessou pelo seu produto ou serviço quais são as ofertas, campanhas.
  • Se o seu investimento é baixo, comece fazendo campanha para o seu público, sua lista de email, clientes que já compraram com você, é muito mais fácil converter vendas com clientes que já compraram do que com novos clientes. Principalmente se eles gostaram e tiveram uma boa experiência de compra com sua marca.
  • Aproveite as vendas que teve no Dia das Mães e peça avaliações em sua fanpage, solicitar um feedback pode te ajudar a deixar sua fanpage ativa e ao mesmo você consegue verificar como anda o retorno de seu trabalho , produto e atendimento.
  • Arrume a “casa”, coloque banners, slides relacionados a temática do dia dos namorados, faça conteúdo que mexa com o emocional de seu público, esse é o período do Amor, mexa com as emoções levando em conta é claro, o seu segmento.
  • Não tente vender produtos que você quer desencalhar do estoque, se for fazer uma promoção pense como cliente, e com o tema da promoção, coloque contexto na campanha que for criar.
  • Aproveite para conferir o estoque de sua loja virtual e o seu estoque real.

Tem mais ideias de divulgação e planejamento para campanhas de dia dos namorados? Comente aqui embaixo 🙂

Boas Vendas!

Como criar e usar grids em sua loja virtual na e-com.club

Como criar e usar grids em sua loja virtual na e-com.club

Como criar e usar grids em sua loja virtual na e-com.club.

 

Se você esta iniciando sua loja virtual, a plataforma e-com.club tem um plano gratuito.

Você pode se cadastrar e verificar se os recursos que ela proporciona vai de encontro ao que realmente precisa, e também verificar qual o plano se encaixa ao seu negócio.
A dica que oferecemos para você que esta iniciando sua loja virtual, é faça testes. E veja qual a plataforma se adapta melhor a seu ramo e negócio, além do valor mensal de investimento, é legal verificar os recursos que cada plataforma oferece.
Existem muitas no mercado, não existe uma melhor ou pior, tudo depende do seu negócio e o que você esta procurando.

Prestamos serviços de criação de layout personalizado para lojistas da e-com.club, mas vamos além de apenas entregar a loja pronta para o cliente vender.

Oferecemos pacotes completos com consultoria exclusiva de tudo que você precisa saber para começar sua loja online.

Além disso, também temos suporte para migração de dns, registro de domínio, e configuração de contas Google Analytics , ou seja, se você esta iniciando sua loja agora e precisa dessa ajuda, nós podemos te ajudar!

Clique aqui e confira alguns trabalhos

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Você está realmente produzindo algo para seu negócio?

Você está realmente produzindo algo para seu negócio?

 

Comecei o ano de 2017 com foco no estudo e no meu aprimoramento profissional e para meu negócio, estou fazendo um curso bem completo e gostando bastante. É muito bom estudar, descobrir novas técnicas, ter novas visões e se aprimorar. Mas me deparei com algo que acho que todo mundo hoje em dia, passa, independente de estar fazendo um curso ou procurando informações para melhorar seu negócio, que é, muita informação e falta de tempo de colocar em prática. Até por isso fiquei um bom tempo sem postar direto tanto aqui no blog, como vídeos. Afinal, além do estudo e pesquisa também tenho agenda de clientes e logicamente precisamos pagar as contas 🙂

Pois bem, fiquei pensando agora que o curso já está na parte mais prática, se realmente estou colocando em prática o que estudei e aprendi nesses últimos meses, e minha resposta foi não. E por que não? Aprendi tanta coisa interessante, tive vários insights, conversei com tantos profissionais  bacanas, que cada vez que tenho conversas me enriquecem muito do que já sabia e aprendo cada dia mais, mas e a prática? Pois é, ai que mora o grande detalhe tanto de curso ou de abertura de um negócio, você busca informações das mais variadas , e hoje em dia com a era do compartilhamento digital , você consegue aprender muito também com conteúdo gratuito , mesmo que não possa em um primeiro momento fazer um curso, mas o que você faz com toda essa informação colhida?

O perigo mora aqui, quanto mais aprendemos mais achamos que podemos entender um pouco mais para depois colocar em prática, e o erro esta aqui, temos que colocar em prática conforme vamos aprendendo, porque muitas notícias digitais podem ficar ultrapassadas em questões de segundos, ou aquele conteúdo para seu negócio ( meme, aquela estratégia de campanha, etc ) que você podia ter usado naquela sua campanha já não existe mais. E você acaba se frustrando achando que nunca alcançará realmente o que precisa para colocar em prática, e com esse pensamento nunca vai mesmo, como o próprio Estêvão disse , os planetas não vão se alinhar para que você possa então colocar algo em prática.

Você pode nesse momento não estar fazendo um curso, mas se esta pensando em abrir um negócio, ou mesmo reorganizando seu negócio, não espere as estrelas conspirarem a seu favor, procurar conhecimento, cursos, informações é essencial mas esperar aquele start pode fazer você ficar parado e não sair do lugar.

Principalmente para quem é empreendedor, chega um certo momento que precisamos nos reciclar, é essencial, e essa reciclagem pode fazer a gente achar que estamos estagnados, quando na verdade não estamos, apenas estamos atravessando um momento de transição, assim como novas notícias, ferramentas, atualizações surgem no nosso dia a dia ,elas não surgem num passe de mágica, cada pessoa leva o seu tempo de absorver a informação, e partir para prática.

Mas esperar o tempo certo, com certeza não é o ideal, pois ele nunca vai existir, temos que seguir em frente e colocar em prática toda a informação e conhecimento que vamos adquirindo no dia a dia. O não parar de produzir pode te ajudar a não empacar como aconteceu comigo.

Boas Vendas e bons negócios.

Datas importantes para e-commerce – 2017

Datas importantes para e-commerce – 2017

Já estamos no meio de fevereiro, e o ano de 2017 começou em ritmo acelerado.

Você já preparou seu calendário para datas importantes para sua loja virtual?

3 dicas importantes para não deixar 2017 passar voando e levar a sério seu planejamento anual.

  • Anote em algum calendário | app ou agenda as datas importantes para sua loja.
  • Planeje com antecedência para fazer campanhas.
  • Organize seu estoque, seu atendimento e pós vendas.

É difícil parar um tempinho se você ainda não montou seu calendário anual 2017, mas reserve, para baixar um app pelo celular ou mesmo use o Google Agenda para marcar as datas.

Alguns sites deixam você adicionar as datas no próprio Google agenda, que facilita a vida.

Um site bacana que tem as datas sazonais e também tradicionais é esse.

Com certeza o tempo que você investir para planejar as ações válidas para seu negócio durante o ano, vai render bons frutos.

Planejar com antecedência quais campanhas e como irá estruturá-las vai te ajudar a ter controle do seu estoque. Além disso, esse planejamento pode te ajudar a verificar se realmente conhece seu público e/ou conhecê-lo melhor para fazer campanhas que despertem seu interesse.

Após essa etapa, planeje seu orçamento para as compras de estoque e investimento em marketing para o decorrer do ano.

Lembre-se, anunciando em datas comemorativas como por exemplo ( Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados…) , os anúncios ( Facebook ads) poderão sair mais caros. Por isso um planejamento e um engajamento com seu público anteriormente conquistado vai ajudá-lo a economizar nos anúncios e fazer com que no dia da campanha tenha realmente tráfego em sua loja. Evite fazer campanhas apenas para levar o público para venda final.

Tente pensar a longo prazo, como já disse em outros posts, você precisa atingir seu público (nicho), conquistá-lo, gerar confiança para sua marca para assim converter em venda.

E por fim organize : seu estoque, seus prazos, sua logística e seu atendimento. Não se esqueça do Pós venda, um cliente que retorna e é fiel a sua marca, tem um custo bem menor na hora que você fizer uma próxima campanha.

Boas Vendas!