Planejamento para um novo ano – Calendário 2018

Planejamento para um novo ano – Calendário 2018

Calendário 2018 – Planejando um novo ano

Preparamos para você um Calendário 2018 para iniciar o ano novo bem planejado!

Um novo ano vai começar e nada melhor que começar o ano com tudo organizado e planejado, não é mesmo?

Baixe o calendário 2018, e ainda veja algumas dicas para melhorar ou iniciar seu planejamento.

CALENDARIO2018

Baixe aqui o calendário de 2018 

Antes de começar qualquer negócio, mudança no negócio, novo produto, o Planejamento é essencial.

Dividimos em três fases o planejamento, para te ajudar você a iniciar o ano de uma forma mais assertiva.

  • Planejamento para sua Loja Virtual (Olhar para si, sua identidade)

Comece do começo, pode parecer besteira mas é isso mesmo!

Olhe para sua plataforma. A plataforma que escolheu vai ser mantida?

Se sim, planeje para utilizá-la o máximo possível.

Pesquise, saiba todos os recursos disponíveis.

Conheça a plataforma onde sua loja esta hospedada.

Como você vai planejar o marketing, o visual, se você não conhece o que pode ser feito?

Em tempos, de crise, utilize os recursos que tem da melhor forma possível.

Isso vai te ajudar a priorizar o que precisa ser investido e o que pode ser prorrogado.

Se deseja aprimorar mais recursos ou “acrescentar” mais interação em sua loja. A melhor maneira é saber o que pode ser feito para aí então investir na mudança e inovação.

Para que isso seja feito de maneira consciente e assertiva, você precisa conhecer muito bem o que pode e não ser feito na sua loja.Partindo do simples processo de compra até um recurso mais elaborado.

Só assim você poderá ajudar seu cliente caso surja no dia a dia impedimentos nas compras.

Isso com certeza, vai te ajudar e muito a atender melhor seu cliente. E também descobrir caso haja alguma falha em sua loja.

Visite sua loja como se fosse cliente.Faça os comandos como se estivesse comprando, veja itens como:

  • o que falta, o que esta a mais, o que está errado, o que pode ser consertado.

Com certeza isso vai te ajudar a deixar sua loja sem defeitos e de fácil navegação.

Além disso essa experiência vai te ajudar no surgimento de ideias.

Do que pode fazer para melhorá-la, modificá-la, manter, aprimorar.

Anote tudo e depois veja se é possível implementar os dados que vão surgindo.

Pense na sua loja como algo vivo, em constante mudança.

É lógico que não conseguimos fazer tudo que queremos na vida, do mesmo modo na loja também haverá limitações.

Anotando isso, mais pra frente você pode achar uma solução para o que não foi possível no momento ou mesmo investir na mudança.

Se você ainda não tem loja online as dicas são as mesmas : Pesquise, Conheça, Anote, e Planeje.

Muitas plataformas disponibilizam alguns dias de teste. Para que você possa conhecer o funcionamento | administração da loja.

Aproveite para usufruir esse tempo e anotar as diferenças.

Não existe a melhor plataforma, ou a plataforma perfeita. O que é bom para uma marca pode não ser tão bom para outra.

Falamos aqui um pouco das plataformas que trabalhamos , clique aqui

  • Planejamento estratégico (Olhar para fora)

Colocar uma loja virtual no ar não significa vendas acontecendo.

É preciso planejamento também nessa parte.

Você precisa ter uma estratégia de venda, conhecer seu público e seu produto para partir então para o planejamento estratégico.

  • Onde vai divulgar? Qual orçamento tem para essa divulgação?
  • Seu público vai gostar de x anúncio ou y ? Que cores devo usar?
  • Qual a imagem de minha marca? Qual a identidade da minha marca?
  • Que tipo de público gosta de produto x?

Essas são algumas perguntas que você precisa ter em mente para criar a estratégia em prática.

Não tem receita bolo. Cada produto, cada público, cada marca, cada propaganda, cada investimento é próprio.

Para conseguir alcançar um público fiel, iniciar sua trajetória para que sua marca se consolide.

Se precisar de uma consultoria , solicite orçamento aqui.

E muitas vezes, a campanha 2 não dará o mesmo resultado que a campanha 1.  Mesmo utilizando os mesmos elementos.

Como disse antes, pense na sua loja como algo vivo. Em crescente evolução e mudanças, seu público ou produto também pode passar por isso.

Nada é estático no mundo.

O que aconselho é, preste atenção no mundo. Observe as mudanças, as novidades e viva em constante estudo e abertura sem é claro, perder a identidade de sua marca.

Nesse planejamento você vai precisar olhar para fora, pensar “fora da caixinha”.

Ao contrário do primeiro planejamento sobre sua loja, que é muito bom olhar para dentro. Olhar para sua marca, deixar sua loja com sua identidade e não uma “cópia” do que o outro está fazendo.

  • Planejamento Vendas e Pós Vendas (Olhar o outro)

No planejamento de vendas e pós vendas, este último, muitas vezes é Mais importante que a venda em si.

Ele deve ser prioridade de sua marca, afinal, de nada adianta passar pelos dois planejamentos acima.E na hora de tornar seu cliente fiel, ou mesmo com uma ótima experiência de compra tudo desandar.

Você batalhou tanto para deixar a loja do jeito que queria.Com sua identidade, construiu um público para visitar sua loja, fez campanha, divulgou, conseguiu parceiros etc…

E quando o cliente finaliza a compra ele não volta mais? Tudo será perdido.

A parte de atendimento é primordial para qualquer empresa. E o consumidor sabe muito bem escolher aquilo que é bom, necessário e o que ele procura.

Quando o atendimento é bom ele dá valor!

Se tudo chegou na casa dele dentro dos conformes, se o produto era bom, muitas vezes ele não volta para agradecer ou deixar depoimento, pela correria que é o dia a dia. Porém se um amigo dele questionar sobre o produto, com certeza ele vai lembrar e indicar a loja no qual ele teve uma boa experiência de compra, isso é ótimo para sua marca.

Mas e se o produto teve algum problema qualquer que seja? (falta de atendimento, atraso dos correios, quebra, errado, etc)

Se o seu atendimento (Pós vendas) for assertivo, é possível que ele também fale bem da sua empresa.

Oi? Sim! Se o problema foi na entrega, por exemplo e seu atendimento conseguiu se antecipar e avisar sobre atraso. O cliente pode entender como uma preocupação de sua parte e mesmo não gostando(ninguém gosta de atrasos) . Pode dizer que sua empresa foi atenciosa, ele não teve que se esforçar para entender o que estava acontecendo.

Por isso o pós-venda é muito importante. Para que o consumidor e se sinta acolhido e veja que sua empresa se preocupa com a compra dele.

Trocas e devolução e outros imprevistos, acontecem em qualquer empresa. O que importa é que seu atendimento saiba da maneira mais assertiva solucionar o problema. E não transformá-lo em um redemoinho. “Jogando” seu cliente para outro setor ou culpando outros serviços que você possa usar terceirizado (correios, por ex).

A palavra é Solucione, é o que o cliente espera.

Enfim, essas são algumas maneiras de pensar no planejamento de sua empresa nesse começo de ano.

Boas Vendas! E um ano novo cheio de ideias e inovações para todos nós!

Aproveite e baixe agora mesmo o calendário 2018 

Se quiser também um calendário mais completo de todas as datas comemorativas , veja mais aqui e aqui

Visite também nossa fanpage 

Black Friday 2017: Checklist para lojistas

Black Friday 2017: Checklist para lojistas

CHECKLIST BLACK FRIDAY E PROMOÇÕES ESPECIAIS

Check de maneira rápida se sua loja está preparada para o Black Friday.

  • CONFIRA SEUS MEIOS DE PAGAMENTOS
No meio digital precisamos nos acostumar com falhas e bugs que podem ocorrer.
Sempre tenha um segundo meio de pagamento disponível e visível para seu cliente não desistir da compra.
  • PROMOÇÕES EXCLUSIVAS E LIMITADAS
Caso faça promoções exclusivas com tempo limitado.
Configure o boleto para que não haja problemas de pagamento após a data limitada.
Caso não consiga ter essa flexibilidade do meio de pagamento utilizado, talvez seja melhor retirar essa forma de pagamento no tempo da promoção.
Para que seu estoque não fique comprometido.
  •  LINK SUA OFERTA,SEJA ESPECÍFICO.
Sim, muita gente esquece de linkar sua oferta, em posts, e-mail marketing etc.
Se você esta ofertando aquela categoria ou produto, link direto.
Encurtar seu url também é uma ótima saída , veja aqui como fazer.
Aponte esse link também em seus posts em redes sociais. O cliente não vai querer olhar a loja inteira para achar a oferta.
Além disso, você pode taguear suas urls para depois analisar no seu Google Analtytics os resultados.
  • CONFIRA SEU ESTOQUE E TESTE A LOJA

Teste sua loja e confirme se seu estoque está preparado para atender seu público.

Escolha com cuidado os prdoutos que irá ofertar no Black Friday.

Contabilize, e calcule seus custos e % de descontos.

Oferte descontos reais.

  •  A PROMOÇÃO NÃO TERMINA NA VENDA
Vendeu bem no Black Friday? Parabéns!
Não esqueça do pós vendas , prazo dos correios, etc.
O relacionamento com seu cliente pode ser afetado por um pós vendas ruim.
Construa um bom relacionamento com seu cliente posicionando sua marca e mostrando seu diferencial, além dos produtos entregues.
Analise os acertos e erros das campanhas para próxima vez melhorar a perfomance de suas vendas.
  • NÃO ENTRE NO BLACK FRIDAY SEM UM PLANEJAMENTO ANTERIOR

Não entre com sua loja no Black Friday por entrar.

Mais que vendas você precisa pensar a longo prazo, em vender relacionamento.

Uma ação de Black Friday sem planejamento pode levar sua loja a prejuízos financeiros e também da sua marca.

Tenha em mente a logística, e do quanto pode atender a demanda. Para isso o estoque precisa estar alinhado e testado na sua administração.

Além disso, atrasos de entrega, falta de atendimento no pós vendas pode trazer dores de cabeça para seu negócio.

Pense no futuro, um futuro próximo é o Natal, para isso você precisa ter planejado antecipamente tanto estoque como também as ofertas que devem ser diferentes de Black Friday e Natal.

Se o cliente verificar que os descontos não são reais ou que sempre há esse desconto , isso pode afetar seu relacionamento e credibilidade da sua marca.

Além disso, dar descontos sem planejamento pode deixar sua empresa no vermelho. Por isso pense, repense , faça contas e escolha cuidadosamente os produtos a serem ofertas para essa data.

E o que vai ter para ofertar para o Natal. São datas de fim de ano, mas com características diferentes, e os consumidores também podem estar procurando produtos diferentes para a ocasião.

Pense na frase : Você não é todo mundo, se por algum motivo nesse ano você não pode participar do Black Friday, não há problema algum, planeje e veja se no próximo você poderá participar.

Boas Vendas!

Veja mais dicas aqui.
Quais são os custos de uma loja virtual / negócio online?

Quais são os custos de uma loja virtual / negócio online?

Abrir uma loja virtual virou uma febre, plataformas cada vez mais acessíveis vem surgindo e muitos pensam na loja virtual como um meio fácil de ganhar dinheiro.

Sinto dizer que não é bem assim, fácil nunca é, afinal, se fosse assim as grandes marcas no mercado estariam no azul sempre, e não é bem assim que acontece.

Além da parte estrutural, logística, administração geral , estratégica de uma loja. Que irá precisar de seu empenho todos os dias do ano, sim, tirar férias não vai mais fazer parte de seu vocabulário, quando comecei nesse meio digital, fiquei pelo menos 4 anos sem ter férias na vida.

Além dessa parte, a precificação é parte essencial para seu modelo de negócio ser rentável, e falar sobre economia e precificação é uma tarefa bem mais complexa que muitos imaginam.

Afinal, precisamos pagar as contas, um negócio precisa ser rentável senão ele morrerá inevitavelmente.

Para iniciar sua precificação, pense em 3 pilares :

Custo X Valor Agregado X Lucro.

Hoje vou falar um pouco sobre Custos, que muitas vezes damos menos atenção e só queremos ver a venda em si.

Custos: inclui TUDO que se gasta para manter sua loja ativa, ou seja, vai desde a conta de luz ( afinal não vivemos mais sem energia para nada, independente de seu ramo, você vai precisar de energia para manter ele funcionando).

Até o custo do produto vendido em si, se você trabalha com produtos variados, os custos devem ser separados de acordo com cada produto. Faça uma tabela a parte se tem muitos produtos e com variáveis.

Para produtos digitais , a manutenção de máquinas, softwares, internet, luz, telefonia, e cursos de aprimoramento devem ser incluídos como custo.

Da mesma forma que uma empresa que tem maquinários também deve contar como custos operacionais de depreciação e manutenção.

Por isso, não é porque se trabalha com algo digital que não há custos de material físico.

Além disso, custos para manter a loja online, mensalidade da plataforma, domínio, hospedagem caso tenha também um site ou email próprio, softwares  ferramentas online que venha utilizar para modernizar e aumentar a produtividade de seu negócio, como : bling, aplicativos para celulares entre outros.

TUDO precisa entrar na sua tabela de custos.

Parece besteira mas se você criar uma planilha mensal, trimestral, semestral ou anual dos seus gastos ou fizer na ponta do lápis, fica muito mais fácil de visualizar seus gastos e ver onde pode economizar.

Numa conta simples, que estava fazendo outro dia, se eu pagasse minha hospedagem anualmente eu teria uma economia de R$150,00 , parece pouco mas no mês essa economia pode fazer com que eu pague uma outra ferramenta anual com essa economia.

Temos a tendência de deixar tudo mensal, mas quando vamos juntando R$50,00 daqui, R$100,00 dali, no final do mês de contas temos mais de R$1000,00 , que poderiam ser usados por exemplo para comprar um equipamento que estamos adiando a tempos, ou para investir em divulgação do negócio.

Faça as contas, porque muitas vezes também, gastamos em uma ferramenta que a priore era indispensável e vemos que nem estamos utilizando como deveríamos.

Somente com uma tabela completa de custos saberemos o mínimo que a loja precisa faturar para se manter operando sozinha sem precisar de investimento por fora, seja do seu dinheiro como empreendedor, empréstimos etc.

E por falar em empréstimos, isso também deve ser colocado em seus custos, sejam eles fixos e variáveis.

Custos variáveis : são todos os custos que não ocorrem todos os meses, e podem variar como diz a palavra.

Por ex: Custos de logística, se você fez contrato com correios, transportadoras, mandaê , loggi, etc

São custos que dependem das vendas então entram como variáveis,mas se sua loja esta ativa já um tempo, você tem como saber uma média desse custos para facilitar a visualização dos gastos reais.

Entram em custos variáveis também comissões, se você tem revendedores comissionados, também está intimamente ligado as vendas.

Os empréstimos e financiamentos, devem ser pensados com muito cuidado para que não vire uma bola de neve suas finanças.

Sempre separe os custos da loja x seus custos pessoais, por ex: trabalho home office, eu separo o valor do aluguel , afinal uso o escritório para trabalhar, conta luz, conta de água, telefonia, internet.

Muitos pensam que trabalhar home office os custos podem ser menores, mas não é bem assim, se esta em casa, esta usando a luz, a água, internet e logicamente precisa comer como se trabalhasse fora, o gás e o almoço precisam entrar na conta de trabalho e não pessoal, são coisas que teria gastos se fosse trabalhar fora, alugando uma sala ou um local de trabalho.

Você pode estar economizando não alugando uma sala, mas se não pagar o aluguel de onde mora, não trabalha nem mora rs.

Enfim, acho que deu pra ter uma ideia do que são custos para uma loja ou negócio próprio com essa tabela montada vai pode iniciar o processo de precificação, vou falar sobre Valor agregado ( preço x valor) no próximo artigo.

E também pode te ajudar a ver realmente o quanto gasta e se é possível economizar ou cortar alguns gastos para manter a saúde financeira de sua loja boa.

Tem alguns artigos no Sebrae, Endeavor  , cursos online e algumas ferramentas: Preço Certo,  outras de monitoramento e precificação inteligente como Precifica , Sonde, WebPrice, são alguns exemplos que pode te abrir o caminho para entender mais sobre essa parte super importante de uma loja.

 

Parcelamento MEI já está disponível

Parcelamento MEI já está disponível

Parcelamento MEI

Saiba como funciona o parcelamento MEI, desde o dia 03 de julho o MEI pode optar pelo parcelamento de Débitos dos seus boletos DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) em até 120 meses.

Se você ficou com alguma parcela pendente é só acessar o Portal Oficial e clicar em optar por parcelamento.

Tem o passo a passo aqui no site da Sebrae 

Ele gera automático o parcelamento MEI de acordo com sua situação.

Além disso agora também é possível, já um tempinho, mas talvez não tenha sido tão divulgado, que você pode aderir ao débito automático , no Portal Oficial do Mei, clicando em aderir, e colocando seus dados para débito automático.

Veja mais artigos sobre MEI.

 

Marketing Digital – Um aliado para meu negócio?

Marketing Digital – Um aliado para meu negócio?

Não perca oportunidades em meio a crise.

Muitos lojistas começam seu primeiro negócio economizando ao máximo suas despesas. Em época de crise, ainda mais.Sabia que você pode estar perdendo uma grande oportunidade de crescer em meio a crise ?

Olhar o marketing como investimento e parte importante  para seu negócio com certeza vai trazer bons frutos para você. Principalmente porque você vai estar com o pensamento muito a frente de muitos dos seus concorrentes.

Ao invés de economizar no marketing como uma parte irá fazer, você estará se divulgando para seu público. Pense um pouco como consumidor.Quando você quer economizar e precisa comprar um produto, o que você faz?

Você vai comprar com uma marca que você nunca ouviu falar ? E correr o risco de não ter o que precisa realmente seja por entrega, qualidade ….. ou você vai comprar naquela marca que você já conhece ou alguém indicou?

Provavelmente, você vai comprar daquela que já conhece ou alguém indicou, não é verdade?

Você não vai querer arriscar seu $ em algo novo, nessa situação de crise. E por que você acha que seu cliente compraria da sua marca, que ele não conhece?  Isso já te mostra a importância de ver o marketing como investimento, não é mesmo?

Divulgue sua marca.

 

Além de envolver diversas questões, como o fato de que hoje em dia com o marketing digital você consegue segmentar e entregar seus anúncios para aquele público que já comprou ou visitou seu site. A quantidade de alternativas , estratégias e segmentações possíveis no facebook ads são infinitas, por isso use a seu favor!

Não conhece as ferramentas, não tem conhecimento sobre as técnicas e formas de trabalhar esse vasto campo que é o marketing digital? Procure referências, conheça um pouco como ele pode te ajudar na sua empresa.

Contratar um profissional da área pode ser um caminho. Muitos trabalham como freelancer e de acordo com sua demanda há valores acessíveis para cada tamanho de negócio.

Um profissional de marketing pode te auxiliar na forma que irá se posicionar como marca. Além dos anúncios, o conteúdo, a posição de sua marca, são muitas variáveis que implicam a forma de se trabalhar o marketing de seu negócio. Como já falei em outros posts, crie seu negócio com uma base para que traga frutos e se consolide.

Muitas vezes a economia pode sair cara para o futuro do seu negócio, repense, pense, planeje e veja prioridades.

Ter um negócio próprio envolve várias vertentes e dificilmente colocamos em prática tudo que sabemos. E tudo que ainda esta por vir, o mercado online ainda é novo.Nunca pare de estudar ,conhecer outros profissionais de outras áreas, com certeza isso vai te enriquecer e trazer conhecimento e experiência.

Não tente fazer tudo de uma vez, mas faça o que puder ser feito. Lembre-se de executar além de só estudar e planejar.

Cada negócio tem vida própria e seu tempo. Não deixe passar oportunidades, usar crise para movimentar seu negócio é possível 🙂

Quer uma consultoria? Fale conosco aqui.

Boas vendas!

 

Planeje suas vendas – épocas de boas vendas no e-commerce

Planeje suas vendas – épocas de boas vendas no e-commerce

Planeje suas vendas – épocas de boas vendas no e-commerce

Dia das Mães e Dia dos Namorados – são épocas importantes para o e-commerce.

Dia das Mães para muitos segmentados sempre é uma época boa de vendas, e o Dia dos Namorados?

Se você não conseguiu fazer uma boa campanha agora no Dia das Mães é hora de iniciar a campanha para o Dia dos Namorados e não deixar para última hora.

O Facebook Ads, está a cada dia que passa com mais novidades e possibilidades para que você possa segmentar bem seu público e trazer mais clientes para sua marca, não deixe escapar essa época do ano que o Amor está no ar e um presente, serviço ou produto pode levar muita emoção para os apaixonados.

  • Planeje sua campanha , saiba o quanto irá investir, mesmo que não tenha muita verba, invista , afinal a cada dia que passa mais pessoas entram no facebook e as empresas estão investindo pesado e aproveitando tudo que a plataforma oferece as marcas.
  • Se você tem uma lista de leads use-a é o momento de mostrar para aquele cliente que já se interessou pelo seu produto ou serviço quais são as ofertas, campanhas.
  • Se o seu investimento é baixo, comece fazendo campanha para o seu público, sua lista de email, clientes que já compraram com você, é muito mais fácil converter vendas com clientes que já compraram do que com novos clientes. Principalmente se eles gostaram e tiveram uma boa experiência de compra com sua marca.
  • Aproveite as vendas que teve no Dia das Mães e peça avaliações em sua fanpage, solicitar um feedback pode te ajudar a deixar sua fanpage ativa e ao mesmo você consegue verificar como anda o retorno de seu trabalho , produto e atendimento.
  • Arrume a “casa”, coloque banners, slides relacionados a temática do dia dos namorados, faça conteúdo que mexa com o emocional de seu público, esse é o período do Amor, mexa com as emoções levando em conta é claro, o seu segmento.
  • Não tente vender produtos que você quer desencalhar do estoque, se for fazer uma promoção pense como cliente, e com o tema da promoção, coloque contexto na campanha que for criar.
  • Aproveite para conferir o estoque de sua loja virtual e o seu estoque real.

Tem mais ideias de divulgação e planejamento para campanhas de dia dos namorados? Comente aqui embaixo 🙂

Boas Vendas!