Black Friday está chegando.

5 dicas para lojistas na preparação para o Black Friday.
Possivelmente, você já está com tudo planejado e organizado para participar dessa data.
E se não irá participar, algumas dicas servem para um check list de campanhas e promoções pontuais que venha a fazer.
Nesse texto focamos no Black Friday, mas você pode adaptar para demais promoções e campanhas.
A cada ano que passa, o Black Friday, vem se tornando cada vez mais rentável para os lojistas e esperada pelos consumidores.
Muitos lojistas colocam todas suas energias nesse dia.
Pensando nisso, resumi um pouco do que muitos falaram sobre e do que eu, particularmente penso.
E separei 5 dicas para o grande dia 😀

TESTE SUA LOJA PARA O BLACK FRIDAY

1. TESTE SUA LOJA

Teste sua loja! Não esqueça de verificar também a versão mobile!
Alguns dias antes e também no dia da promoção.
– Teste as funções básicas de compra, se comporte como um cliente, para ver se esta tudo funcionando corretamente.
-Revise os cupons
-Teste seus formulários
-Confira sobre o recebimento de emails
-Simule compras em seus meios de pagamento aceitos,
-Estoque (caso seus produtos tenham variações consulte se esta tudo funcionando certinho).

TENHA UM PLANO B PARA SUA LOJA VIRTUAL

2. PROBLEMAS OU IMPREVISTOS ACONTECEM, TENHA UM PLANO B.

Problemas ou imprevisto no dia podem ocorrer:
Com a plataforma que utiliza, servidor, e mesmo meios de pagamentos.
Tenha na manga o plano B .
Por exemplo: Para meios de pagamentos, tente deixar mais de um meio de pagamento habilitado. (mais de uma empresa habilitada)
Assim caso precise, não perca venda por problemas de terceiros.
Hoje em dia, as mídias sociais são muitas, então caso ocorra alguma queda na sua loja.
Utilize as outras mídias para se relacionar com os clientes e como forma de atendimento e também fechar vendas.
Por exemplo: E-mails, WhatsApp, Fanpage, Instagram, chat etc .
Entrar em pânico de nada vai adiantar.

DIVULGUE SUA LOJA VIRTUAL

3. DIVULGUE SUA OFERTA | PROMOÇÃO

Divulgue também organicamente, mas hoje em dia uma verba é essencial para a grande concorrência que terá nesse dia.
Publique, apareça, e use uma verba nas mídias pagas.Esse é o dia certo para estar presente e aparecer na web.
Se você já tem uma lista de clientes, envie um e-mail marketing para os clientes que já compraram com você.
Se já tem um bom relacionamento nas redes sociais: mostre para seu público a campanha.
O relacionamento construído pode te trazer vendas até organicamente.

DESCONTOS REAIS

4.TENHA DESCONTO REAIS.

Faça promoções e desconto reais. Isso mesmo que leu, RESPEITE SEU CLIENTE E SEU NEGÓCIO.
Faça descontos que compensem para seu negócio e para o cliente.
Não adianta fazer desconto absurdo e depois ficar com as contas para pagar.
Também não adianta tentar fingir desconto que não tem.Hoje as pessoas pesquisam e muito antes de comprar.

ANALISE E APRENDA COM ACERTOS E ERROS

5.ANALISE OS PRÓS E CONTRAS E APRENDA COM O QUE ACONTECEU NESSA DATA COM SEU NEGÓCIO.

Use esse dia para analisar qual foi a procura, e entender seu público.

Você pode usar o seu Google Analytics para essa análise.

Só porque passou não é hora de parar. Estude, analise o que aconteceu com seu negócio nessa data.
Isso vai te ajudar para próximas promoções e inclusive na decisão de fazer prorrogação ou não de algumas ofertas.
Além disso, use o dia para aprender com os concorrentes. O que deu certo para ele pode dar certo na sua marca também.
Analise os erros , caso houverem na sua loja ou plano de campanha. Para consertar o mais rápido e também implementar novidades.

BÔNUS:

Algumas lojas tiram do ar na data a forma de pagamento via boleto. Para evitar problemas no estoque.Pode ser uma boa estratégia!?

Cada negócio é único, não tente copiar o outro, mas adaptar-se a sua realidade.

Confira também um checklist rápido aqui.

Enfim, aproveite o dia para Vender muito, Aparecer muito, mas principalmente Aprender com os demais empreendedores e com seu cliente!
Boas Vendas!