Black Friday 2017: Checklist para lojistas

Black Friday 2017: Checklist para lojistas

CHECKLIST BLACK FRIDAY E PROMOÇÕES ESPECIAIS

Check de maneira rápida se sua loja está preparada para o Black Friday.

  • CONFIRA SEUS MEIOS DE PAGAMENTOS
No meio digital precisamos nos acostumar com falhas e bugs que podem ocorrer.
Sempre tenha um segundo meio de pagamento disponível e visível para seu cliente não desistir da compra.
  • PROMOÇÕES EXCLUSIVAS E LIMITADAS
Caso faça promoções exclusivas com tempo limitado.
Configure o boleto para que não haja problemas de pagamento após a data limitada.
Caso não consiga ter essa flexibilidade do meio de pagamento utilizado, talvez seja melhor retirar essa forma de pagamento no tempo da promoção.
Para que seu estoque não fique comprometido.
  •  LINK SUA OFERTA,SEJA ESPECÍFICO.
Sim, muita gente esquece de linkar sua oferta, em posts, e-mail marketing etc.
Se você esta ofertando aquela categoria ou produto, link direto.
Encurtar seu url também é uma ótima saída , veja aqui como fazer.
Aponte esse link também em seus posts em redes sociais. O cliente não vai querer olhar a loja inteira para achar a oferta.
Além disso, você pode taguear suas urls para depois analisar no seu Google Analtytics os resultados.
  • CONFIRA SEU ESTOQUE E TESTE A LOJA

Teste sua loja e confirme se seu estoque está preparado para atender seu público.

Escolha com cuidado os prdoutos que irá ofertar no Black Friday.

Contabilize, e calcule seus custos e % de descontos.

Oferte descontos reais.

  •  A PROMOÇÃO NÃO TERMINA NA VENDA
Vendeu bem no Black Friday? Parabéns!
Não esqueça do pós vendas , prazo dos correios, etc.
O relacionamento com seu cliente pode ser afetado por um pós vendas ruim.
Construa um bom relacionamento com seu cliente posicionando sua marca e mostrando seu diferencial, além dos produtos entregues.
Analise os acertos e erros das campanhas para próxima vez melhorar a perfomance de suas vendas.
  • NÃO ENTRE NO BLACK FRIDAY SEM UM PLANEJAMENTO ANTERIOR

Não entre com sua loja no Black Friday por entrar.

Mais que vendas você precisa pensar a longo prazo, em vender relacionamento.

Uma ação de Black Friday sem planejamento pode levar sua loja a prejuízos financeiros e também da sua marca.

Tenha em mente a logística, e do quanto pode atender a demanda. Para isso o estoque precisa estar alinhado e testado na sua administração.

Além disso, atrasos de entrega, falta de atendimento no pós vendas pode trazer dores de cabeça para seu negócio.

Pense no futuro, um futuro próximo é o Natal, para isso você precisa ter planejado antecipamente tanto estoque como também as ofertas que devem ser diferentes de Black Friday e Natal.

Se o cliente verificar que os descontos não são reais ou que sempre há esse desconto , isso pode afetar seu relacionamento e credibilidade da sua marca.

Além disso, dar descontos sem planejamento pode deixar sua empresa no vermelho. Por isso pense, repense , faça contas e escolha cuidadosamente os produtos a serem ofertas para essa data.

E o que vai ter para ofertar para o Natal. São datas de fim de ano, mas com características diferentes, e os consumidores também podem estar procurando produtos diferentes para a ocasião.

Pense na frase : Você não é todo mundo, se por algum motivo nesse ano você não pode participar do Black Friday, não há problema algum, planeje e veja se no próximo você poderá participar.

Boas Vendas!

Veja mais dicas aqui.
Marketing Digital – Um aliado para meu negócio?

Marketing Digital – Um aliado para meu negócio?

Não perca oportunidades em meio a crise.

Muitos lojistas começam seu primeiro negócio economizando ao máximo suas despesas. Em época de crise, ainda mais.Sabia que você pode estar perdendo uma grande oportunidade de crescer em meio a crise ?

Olhar o marketing como investimento e parte importante  para seu negócio com certeza vai trazer bons frutos para você. Principalmente porque você vai estar com o pensamento muito a frente de muitos dos seus concorrentes.

Ao invés de economizar no marketing como uma parte irá fazer, você estará se divulgando para seu público. Pense um pouco como consumidor.Quando você quer economizar e precisa comprar um produto, o que você faz?

Você vai comprar com uma marca que você nunca ouviu falar ? E correr o risco de não ter o que precisa realmente seja por entrega, qualidade ….. ou você vai comprar naquela marca que você já conhece ou alguém indicou?

Provavelmente, você vai comprar daquela que já conhece ou alguém indicou, não é verdade?

Você não vai querer arriscar seu $ em algo novo, nessa situação de crise. E por que você acha que seu cliente compraria da sua marca, que ele não conhece?  Isso já te mostra a importância de ver o marketing como investimento, não é mesmo?

Divulgue sua marca.

 

Além de envolver diversas questões, como o fato de que hoje em dia com o marketing digital você consegue segmentar e entregar seus anúncios para aquele público que já comprou ou visitou seu site. A quantidade de alternativas , estratégias e segmentações possíveis no facebook ads são infinitas, por isso use a seu favor!

Não conhece as ferramentas, não tem conhecimento sobre as técnicas e formas de trabalhar esse vasto campo que é o marketing digital? Procure referências, conheça um pouco como ele pode te ajudar na sua empresa.

Contratar um profissional da área pode ser um caminho. Muitos trabalham como freelancer e de acordo com sua demanda há valores acessíveis para cada tamanho de negócio.

Um profissional de marketing pode te auxiliar na forma que irá se posicionar como marca. Além dos anúncios, o conteúdo, a posição de sua marca, são muitas variáveis que implicam a forma de se trabalhar o marketing de seu negócio. Como já falei em outros posts, crie seu negócio com uma base para que traga frutos e se consolide.

Muitas vezes a economia pode sair cara para o futuro do seu negócio, repense, pense, planeje e veja prioridades.

Ter um negócio próprio envolve várias vertentes e dificilmente colocamos em prática tudo que sabemos. E tudo que ainda esta por vir, o mercado online ainda é novo.Nunca pare de estudar ,conhecer outros profissionais de outras áreas, com certeza isso vai te enriquecer e trazer conhecimento e experiência.

Não tente fazer tudo de uma vez, mas faça o que puder ser feito. Lembre-se de executar além de só estudar e planejar.

Cada negócio tem vida própria e seu tempo. Não deixe passar oportunidades, usar crise para movimentar seu negócio é possível 🙂

Quer uma consultoria? Fale conosco aqui.

Boas vendas!

 

Planeje suas vendas – épocas de boas vendas no e-commerce

Planeje suas vendas – épocas de boas vendas no e-commerce

Planeje suas vendas – épocas de boas vendas no e-commerce

Dia das Mães e Dia dos Namorados – são épocas importantes para o e-commerce.

Dia das Mães para muitos segmentados sempre é uma época boa de vendas, e o Dia dos Namorados?

Se você não conseguiu fazer uma boa campanha agora no Dia das Mães é hora de iniciar a campanha para o Dia dos Namorados e não deixar para última hora.

O Facebook Ads, está a cada dia que passa com mais novidades e possibilidades para que você possa segmentar bem seu público e trazer mais clientes para sua marca, não deixe escapar essa época do ano que o Amor está no ar e um presente, serviço ou produto pode levar muita emoção para os apaixonados.

  • Planeje sua campanha , saiba o quanto irá investir, mesmo que não tenha muita verba, invista , afinal a cada dia que passa mais pessoas entram no facebook e as empresas estão investindo pesado e aproveitando tudo que a plataforma oferece as marcas.
  • Se você tem uma lista de leads use-a é o momento de mostrar para aquele cliente que já se interessou pelo seu produto ou serviço quais são as ofertas, campanhas.
  • Se o seu investimento é baixo, comece fazendo campanha para o seu público, sua lista de email, clientes que já compraram com você, é muito mais fácil converter vendas com clientes que já compraram do que com novos clientes. Principalmente se eles gostaram e tiveram uma boa experiência de compra com sua marca.
  • Aproveite as vendas que teve no Dia das Mães e peça avaliações em sua fanpage, solicitar um feedback pode te ajudar a deixar sua fanpage ativa e ao mesmo você consegue verificar como anda o retorno de seu trabalho , produto e atendimento.
  • Arrume a “casa”, coloque banners, slides relacionados a temática do dia dos namorados, faça conteúdo que mexa com o emocional de seu público, esse é o período do Amor, mexa com as emoções levando em conta é claro, o seu segmento.
  • Não tente vender produtos que você quer desencalhar do estoque, se for fazer uma promoção pense como cliente, e com o tema da promoção, coloque contexto na campanha que for criar.
  • Aproveite para conferir o estoque de sua loja virtual e o seu estoque real.

Tem mais ideias de divulgação e planejamento para campanhas de dia dos namorados? Comente aqui embaixo 🙂

Boas Vendas!

Você está realmente produzindo algo para seu negócio?

Você está realmente produzindo algo para seu negócio?

 

Comecei o ano de 2017 com foco no estudo e no meu aprimoramento profissional e para meu negócio, estou fazendo um curso bem completo e gostando bastante. É muito bom estudar, descobrir novas técnicas, ter novas visões e se aprimorar. Mas me deparei com algo que acho que todo mundo hoje em dia, passa, independente de estar fazendo um curso ou procurando informações para melhorar seu negócio, que é, muita informação e falta de tempo de colocar em prática. Até por isso fiquei um bom tempo sem postar direto tanto aqui no blog, como vídeos. Afinal, além do estudo e pesquisa também tenho agenda de clientes e logicamente precisamos pagar as contas 🙂

Pois bem, fiquei pensando agora que o curso já está na parte mais prática, se realmente estou colocando em prática o que estudei e aprendi nesses últimos meses, e minha resposta foi não. E por que não? Aprendi tanta coisa interessante, tive vários insights, conversei com tantos profissionais  bacanas, que cada vez que tenho conversas me enriquecem muito do que já sabia e aprendo cada dia mais, mas e a prática? Pois é, ai que mora o grande detalhe tanto de curso ou de abertura de um negócio, você busca informações das mais variadas , e hoje em dia com a era do compartilhamento digital , você consegue aprender muito também com conteúdo gratuito , mesmo que não possa em um primeiro momento fazer um curso, mas o que você faz com toda essa informação colhida?

O perigo mora aqui, quanto mais aprendemos mais achamos que podemos entender um pouco mais para depois colocar em prática, e o erro esta aqui, temos que colocar em prática conforme vamos aprendendo, porque muitas notícias digitais podem ficar ultrapassadas em questões de segundos, ou aquele conteúdo para seu negócio ( meme, aquela estratégia de campanha, etc ) que você podia ter usado naquela sua campanha já não existe mais. E você acaba se frustrando achando que nunca alcançará realmente o que precisa para colocar em prática, e com esse pensamento nunca vai mesmo, como o próprio Estêvão disse , os planetas não vão se alinhar para que você possa então colocar algo em prática.

Você pode nesse momento não estar fazendo um curso, mas se esta pensando em abrir um negócio, ou mesmo reorganizando seu negócio, não espere as estrelas conspirarem a seu favor, procurar conhecimento, cursos, informações é essencial mas esperar aquele start pode fazer você ficar parado e não sair do lugar.

Principalmente para quem é empreendedor, chega um certo momento que precisamos nos reciclar, é essencial, e essa reciclagem pode fazer a gente achar que estamos estagnados, quando na verdade não estamos, apenas estamos atravessando um momento de transição, assim como novas notícias, ferramentas, atualizações surgem no nosso dia a dia ,elas não surgem num passe de mágica, cada pessoa leva o seu tempo de absorver a informação, e partir para prática.

Mas esperar o tempo certo, com certeza não é o ideal, pois ele nunca vai existir, temos que seguir em frente e colocar em prática toda a informação e conhecimento que vamos adquirindo no dia a dia. O não parar de produzir pode te ajudar a não empacar como aconteceu comigo.

Boas Vendas e bons negócios.

Datas importantes para e-commerce – 2017

Datas importantes para e-commerce – 2017

Já estamos no meio de fevereiro, e o ano de 2017 começou em ritmo acelerado.

Você já preparou seu calendário para datas importantes para sua loja virtual?

3 dicas importantes para não deixar 2017 passar voando e levar a sério seu planejamento anual.

  • Anote em algum calendário | app ou agenda as datas importantes para sua loja.
  • Planeje com antecedência para fazer campanhas.
  • Organize seu estoque, seu atendimento e pós vendas.

É difícil parar um tempinho se você ainda não montou seu calendário anual 2017, mas reserve, para baixar um app pelo celular ou mesmo use o Google Agenda para marcar as datas.

Alguns sites deixam você adicionar as datas no próprio Google agenda, que facilita a vida.

Um site bacana que tem as datas sazonais e também tradicionais é esse.

Com certeza o tempo que você investir para planejar as ações válidas para seu negócio durante o ano, vai render bons frutos.

Planejar com antecedência quais campanhas e como irá estruturá-las vai te ajudar a ter controle do seu estoque. Além disso, esse planejamento pode te ajudar a verificar se realmente conhece seu público e/ou conhecê-lo melhor para fazer campanhas que despertem seu interesse.

Após essa etapa, planeje seu orçamento para as compras de estoque e investimento em marketing para o decorrer do ano.

Lembre-se, anunciando em datas comemorativas como por exemplo ( Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados…) , os anúncios ( Facebook ads) poderão sair mais caros. Por isso um planejamento e um engajamento com seu público anteriormente conquistado vai ajudá-lo a economizar nos anúncios e fazer com que no dia da campanha tenha realmente tráfego em sua loja. Evite fazer campanhas apenas para levar o público para venda final.

Tente pensar a longo prazo, como já disse em outros posts, você precisa atingir seu público (nicho), conquistá-lo, gerar confiança para sua marca para assim converter em venda.

E por fim organize : seu estoque, seus prazos, sua logística e seu atendimento. Não se esqueça do Pós venda, um cliente que retorna e é fiel a sua marca, tem um custo bem menor na hora que você fizer uma próxima campanha.

Boas Vendas!