Se você criou uma loja virtual agora, a primeira pergunta que provavelmente está se fazendo é: “Quando terei minha primeira venda online? “

Essa é a pergunta que vejo muitos lojistas se fazendo, nesse caso, olhar muito o concorrente não vai te ajudar a buscar sua primeira venda.

Afinal, seu concorrente já passou por essa fase, e a comparação direta com um lojista que já está há algum tempo no mercado pode levar a erros e até frustrações desnecessárias.

Não existe uma resposta certa para o tempo em média, pois cada negócio é único, a forma que você vai gerir sua loja vai influir em muito nas vendas.

Se houvesse uma resposta simples ela seria : Vai depender da sua dedicação a sua loja virtual.

Exatamente, ouvir e conhecer os outros negócios vai te ajudar a entender como foi o processo inicial de operação de uma loja virtual, e tirar insights para utilizar em seus processos, e estratégias para seu negócio, mas não há fórmula mágica, com números exatos.

Uma loja virtual depende de diversos fatores para se manter, e gerar vendas.

Alguns pontos são importantes e devem ser vistos pelo lojista que deseja iniciar uma loja virtual que venda.

Sim, porque a primeira coisa que você deve ter na cabeça antes de iniciar a loja virtual, é que, colocar a loja online não significa venda, da mesma forma que inaugurar uma loja física não significa venda e faturamento.

Em um próximo post podemos falar mais sobre precificação, faturamento e lucros.

Vamos aos pontos importantes para conseguir sua primeira venda após a inauguração de sua loja virtual:

  • Conheça seu público

Saber para quem seu produto é útil vai te ajudar em inúmeros fatores.

Desde a construção do visual de sua marca, de sua loja , compra de estoque, precificação e a comunicação que será realizada com ele.

Qual rede social seu público está?

Depois de respondido essas perguntas, coloque seus esforços e dedicação nesses locais.

Ex: Facebook, Instagram, Whatsapp, Snapchat, Pinterest, Twitter , Youtube, entre outros.

Se você não conseguiu identificar a princípio, teste as mais usadas.

A rede social é um meio de comunicação, o lojista precisa entender que não adianta criar a conta apenas, é preciso ter dedicação , já falei mais de 3x essa palavra no texto, porque quero que fique mesmo na sua cabeça a importância de se comprometer com seu negócio.

Frequência, contexto e comunicação andam muito juntas em qualquer rede social que seu público esteja.

E para que resultados sejam alcançados comprometimento e dedicação são essenciais para que sua loja virtual conquiste seu espaço nesse mundo online cada vez mais dinâmico , veloz e concorrido.

  • Conheça seu produto

É o mínimo que se espera quando você vai criar um negócio. O lojista precisa conhecer muito bem o que vai vender. Quais as dores ele vai suprir de seu público, quais as utilidades ele vai servir ao seu público.Entender as nuances de seus concorrentes, as tendências ,estar ativo em grupos de seu nicho vai te ajudar.

Pensar apenas em preço não é o essencial, se você está querendo criar uma marca que se posicione no mercado, os caminhos vão muito além do preço.

Seu portfólio de produtos deve estar alinhado com o seu público. Isso vai te ajudar a manter uma comunicação assertiva em suas redes sociais, na loja virtual e offline também.

O Atendimento deve ser um fator que precisa de processos e muita atenção, seja pré venda como pós venda.

O Whatsapp hoje em dia é muito utilizado por diversas lojas e negócios independente do tamanho.

Se você usa o Android, pode utilizar o Business Whatsapp , nele você consegue colocar mais informações de seu negócio, horário de funcionamento entre outras funções gratuitas.

Gere seu link de whatsapp aqui.

O Web Whatsapp também auxilia muito o lojista que trabalha no desktop a melhorar a produtividade e atendimento mais rápido e constante caso não fique muito tempo pelo celular no horário de trabalho.

Saiba como criar e configurar sua conta business aqui.

E nunca se esqueça que atendimento pós venda pode gerar fidelização dos clientes e gerar novas vendas de produtos semelhantes.

  • Conheça e cuide de sua loja virtual

Criar uma loja virtual e deixar online não é sinônimo de venda.

Uma loja virtual nova, precisa se preocupar em trazer tráfego , se você está iniciando do zero e não tem uma lista de clientes, a dedicação precisa ser maior ainda.

O tráfego orgânico pode ajudar lojistas que não tenham muito investimento pago nas redes sociais.

Hoje em dia, o ideal era ter investimento pago nas redes sociais + tráfego orgânico + comunicação frequente e assertiva nas redes sociais.

Para o tráfego orgânico, a dica é cuide da descrição e fotos de seus produtos e busque por conhecer mais sobre SEO.

Falei aqui um pouco sobre o visual da loja, vale a pena a leitura.

  • Busque ajuda profissional , de grupos de lojistas

Se você por algum motivo, não fez nenhuma das dicas acima e não sabe por onde começar o planejamento de sua loja virtual.

O ideal é procurar ajuda em formato de consultoria, por exemplo, muitos profissionais tem esse serviço específico para plano de negócios, estratégias de vendas e gestão de redes sociais.

Vai depender da etapa que você se encontra para melhor acertar qual a ajuda que precisa.

Temos o serviço de consultoria , caso tenha interesse, aqui.

Grupos no facebook, de lojistas também podem auxiliar a sua etapa específica, troca de experiências sempre é válida.

Só não esqueça de ver que ponto você está para não se comparar com um lojista que já esteja há anos no mercado e perca a motivação, o caminho é longo e não é fácil nesse mundo online.

 

Mas se você está certo do seu projeto, sua motivação e dedicação com certeza trará ótimos frutos.

 

 

 

 

 

 

  • Dedicação : Tenha processos , anote suas evoluções

Gerir uma loja virtual traz diversos questões ao lojistas : planejamento, administração, estratégias, vendas, pós vendas, logística.

Aproveite o inicio de seu negócio para deixar a casa em ordem, enquanto não tem uma demanda muito alta, aproveite para organizar seus processos.

Um exemplo:

Segunda : Organizar as fotos de produtos para usar nas redes sociais, mudar algumas na loja ( vitrine)

Criar posts para semana de ofertas ou história da marca.

Terça: Agendar os posts para semana de datas especificas do mês que terá promoções ( exemplo: cupom toda sexta feira)

Estudar o público e preferências , lembre-se que as redes sociais são feitas para Entreter.

Quarta:Verificar se os meios de pagamentos estão funcionando ( teste sua loja)

Verificar se o frete está ok ( teste sua loja)

Quinta: Estudar tendências da sua área.

Fazer um curso online, youtube tem muitos cursos gratuitos ótimos.

Sexta: Melhorar as descrições dos produtos.

Planejar a próxima semana…

São exemplos, mas que ajudam a ver que ter uma loja virtual não é apenas vender, quanto mais for listando suas tarefas , necessidades e objetivos sua gama vai aumentando e pode surgir diversas ideias de como divulgar mais e melhor seu negócio.

O Trello é uma ferramenta fácil, grátis que você pode usar nesse processo.

Checklist de processos são ótimos para deixarmos a semana mais organizada e ver nossas evoluções e quando as vendas começarem esses processos irão te ajudar na produtividade e gestão de sua loja virtual.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco 🙂