Ninguém está sozinho no mundo, relacionamentos são essenciais para nosso crescimento.
Mesmo que sua empresa seja pequena, ter uma rede de contatos vai ter ajudar a prosperar e crescer.
Um e-commerce de sucesso não se faz sozinho, procurar o apoio do fornecedor e dos parceiros de jornada da sua empresa é tão importante quanto colocar o próprio projeto no ar, você pode ganhar um grande impulso conquistando os parceiros corretos na implantação da operação.
Faça Networking : Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.
Networking é conhecer as pessoas certas, que podem dar uma referência ou fazer uma indicação.
É importante salientar que networking não é apenas conseguir novos contatos, mas também é saber manter os contatos que já fez no passado.
Além disso, no networking é mais importante a qualidade do que a quantidade dos seus contatos.
Participar de feiras na sua área, parcerias e anúncios em blogs/ instagram/ entre outras redes também são meios que podem ajudar a divulgar sua empresa e manter contatos.
Desde 2016, entrei para comunidade SMXP, e não tenho como mensurar o quanto isso foi importante para minha vida pessoal como também profissional, quando estamos perto, mesmo que virtualmente, de pessoas que tem o mesmo propósito o crescimento é enriquecedor.
Redes sociais são sobre pessoas, e precisamos humanizar cada vez mais nossos serviços e entregas, mesmo que virtualmente.
Esse ano, em maio, entrei para o projeto Ladies On, e a cada dia as mulheres que estão nele me surpreendem mais pela sua entrega e pelos aprendizados constantes que temos para tocar esse projeto.
O mundo online muitas vezes nos deixa bastante solitário, e vemos a cada dia mais e mais cobranças para tudo ser entregue imediatamente. Youtubers sofrendo de depressão, jovens que querem cada vez mais o imediatismo, falta de empatia e esquecemos o quanto humanos nós somos.
Ter esse contato, com o outro mesmo que virtual, nos ajuda a tomar um prumo e ver o quanto, sim, somos humanos, temos dores como qualquer outro, e tudo bem!
O que realmente importa no fim das contas é estar próximo de pessoas que tenham o mesmo propósito, energias positivas mesmo que não concordem com tudo que você decidiu. Mas, saber que podemos contar um com o outro , mesmo que seja para receber um não, ou olha eu faria diferente, estamos nos relacionando, temos opiniões e posições diferentes, isso é normal!
A internet pode sim, afastar e ser um local cheio de haters, mas também, pode ser um local de amizades verdadeiras, aprendizados, empatia, flexibilidade. Para que lado ou caminho que você vai, só você pode decidir!
A concorrência existe, são poucas comunidades que conseguem manter vínculos fortes e de ajuda mútua.
Aprendi nesses dois anos, que estar ao lado de pessoas que querem crescer e se alegram com o crescimento, vitórias dos demais é algo incrível, espero que mais comunidades apareçam com esse propósito de colaboração.
Afinal, todos crescem, todos aprendem e cada profissional é único na sua maneira ser e agir, compartilhar conhecimentos, aprendizados, derrotas, quedas, resoluções, mudanças é algo que toda comunidade deveria se propor a fazer.
No meio do varejo não achei ainda uma comunidade com esse propósito mas espero encontrar e se conhecer me fale que adoraria conhecer. 🙂
Alguns links interessantes que podem te ajudar a pensar como melhorar seus contatos e interagir mais no seu ramo e inspirar:
Sabe usar o mailchimp? Fizemos um tutorial para você aprender a usar.
Veja o tutorial que fizemos sobre o mailchimp, uma ferramenta para usar na sua loja virtual.
Existem vários estratégias que você pode montar utilizando o emailmarketing na sua loja ou seu negócio online.
Ter uma base de clientes te ajuda a fidelizar seu público, e o custo muitas vezes é menor que trazer novos visitantes para sua base.
Use com moderação e planejamento. Aproveite para promover ações que seu público tem interesse, e dependendo do produto promover uma recompra.
Além do custo de anúncios serem mais baixos para um público que já te conhece, a recompra , fidelização é uma estratégia que pode fazer com que a base de clientes te ajude principalmente se você ainda é pequeno.
A concorrência na internet está bem maior e a cada ano que passa será maior.
Pense e cuide bem do seu pós vendas também, um cliente que já comprou com você e foi bem atendido, recebeu o produto na data combinada e ficou satisfeito, para ele é muito mais fácil comprar de novo de você, além de te indicar para amigos e familiares.
Produzindo assim para seu negócio uma prova social e credibilidade para sua marca, seu negócio.
Cada público, e nicho pode ser bem particular, por isso, o que aconselho sempre, é fuja de fórmulas mágicas na hora de disparar suas campanhas, faça algo seu, único que converse com seu público e que tenha a ver com o produto que está oferecendo.
O design, a estratégia e o planejamento de campanhas pode ajudar para seu negócio.
Conte pra gente se você tem utilizado, e se teve resultados?
Encurtar links podem ajudar a ter mais conversão? Saiba como usar.
Deixar a url curta ajuda no visual do seu post e também com esse site você consegue acompanhar os cliques específicos nas urls salvas. Isso te ajuda a analisar seu público e muito mais.
Além disso, nunca se esqueça de SEMPRE que for postar alguma campanha linkar junto ao texto e imagem o link direto do produto. Isso vai te ajudar a converter vendas e também diminuir os questionamentos numa fanpage por ex:
Onde acho esse produto?
Posso comprar? Como faço para achar?
Muitas vezes você atingiu seu público, escreveu um texto bacana, fez um arte legal para campanha e não teve a conversão esperada por falta de link, informação mesmo.
O site que indicamos é o Bitly, além de encurtar de forma customizada seu link também mostra a quantidade de cliques que esse link obteve.
Para instagram você também pode usar o linktree, veja como fizemos para a Alyma.
Gostou? Compartilhe e comente qual(is) outras dicas vocês queriam ver no nosso canal e site.
Google Analytics – Como usar? Dicas essenciais para sites e lojas virtuais
O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo google, de relatórios de controle de tráfego.
Vamos falar nesse post algumas dicas essenciais para você utilizá-lo.
Essa ferramente vai ajudar sua empresa a melhorar a qualidade de seu site/loja virtual e e otimizá-la.
Mas como usar e ajudar nesses mecanismos de pesquisa?
Com o Google Analytics você monitora o tráfego de seu site/loja virtual.
Através dos relatórios gerados em seu histórico é possível verificar dados, otimizar e melhorar a experiência de visita em seu site/loja virtual.
E o que é possível ver nele?
1) Número de visitas, número de visitantes únicos e retorno de visitantes:
Controlar as visitas do seu site/loja virtual não é apenas ver quantas visitas ele recebeu em determinada data ou período.
Mas sim monitorar todas as visitas diariamente.
Nos relatórios de “Público-alvo”, você pode ver, por padrão:
número de visitas(sessões),
o número de visitantes únicos ( usuários),
o número de visitantes que retornaram ao seu site.
O que são sessões
Essa métrica calcula o número de sessões individuais iniciadas por cada usuário para o seu site/ loja virtual.
Ou seja, todas as vezes que um usuário interage com o conteúdo de sua página, é contada 1 sessão.
O sistema toma o cuidado de relacionar essa atividade ao tempo de interação.
Como funciona?
Um usuário pode ficar inativo por 30 minutos ou mais. Qualquer atividade posterior a esse tempo, será contada como nova sessão.
Porém, aqueles usuários que deixaram seu site, mas retornaram em até 30 minutos, são contados como parte da sessão original.
Desse modo, você verá que o número de sessões normalmente é maior que o número de usuários.
Afinal, uma mesma pessoa pode ter várias sessões em seu site.
Quando uma nova pessoa inicia uma sessão, é contada uma sessão e um usuário adicional.
Porém, quaisquer futuras sessões do mesmo usuário em um determinado período de tempo.
Serão consideradas apenas sessões adicionais, e não novos usuários.
O que são usuários
Essa métrica se refere à quantidade de pessoas, que interagiram com o conteúdo de seu site/loja virtual, em um determinado período de tempo.
Isso significa que, se um mesmo usuário visualizar 10 vezes suas páginas, ele ainda contará apenas como um único usuário.
Nessa métrica, os visitantes são mapeados durante sua navegação.
Assim, só são contabilizados aqueles que nunca interagiram com seu site em outra ocasião.
Por meio desse dado, você tem uma ideia real de quantos usuários entram em seu site pelo período rastreado.
Esse período você consegue rastrear por data, mês , personalizado. E também consegue comparar com um período anterior.
Assim, consegue mensurar se seu site está conquistando mais usuários ou apenas mantendo os que já possui. ( Em Visitantes : Novos x Recorrentes)
Número de visitantes que retornaram ao seu site.
Para que os usuários voltem, você precisa ter :
design do site de qualidade ( responsivo / mobile nos dias atuais é imprescindível) Teste aqui para ver se seu site é amigável.
imagens com boa resolução ( para otimizar suas imagens use TinJPG )
conteúdo de texto relevante ( SEO , pode verificar alguns dados aqui e aqui)
páginas de carregamento rápido, entre ouhttps://www.seotesteronline.comtros aspectos.
Por que analisar essas métricas são importantes?
Essas métricas são essenciais para o sucesso de sua página, especialmente se você as analisa em conjunto.
Por meio delas, é possível avaliar a qualidade do seu conteúdo e o sucesso de suas campanhas de marketing digital.
Por exemplo:
Você verifica que não há muitas interações de cada usuário em seu site: é possível que seu conteúdo não esteja cativando as pessoas a continuarem navegando.
Você investe em uma determinada campanha de marketing, mas percebe que o número de usuários permanece o mesmo, ou aumenta muito pouco, talvez seja necessário rever sua campanha.
O contrário também é verdadeiro:
Você verifica um aumento de sessões em seu site : provavelmente você tem acertado no conteúdo .
Use essas informações a seu favor para manter e direcionar a produção de novos conteúdos baseado nos que tem tido sucesso.
O mesmo vale para marketing e divulgação. Porém fique atento, o que deu certo hoje pode não dar certo amanhã.
O que é válido também, se após determinada campanha de marketing o número de usuários aumenta bastante.
Veja o vídeo de como criar urls e tagueá-las para mensurar em seu G.A.
Mensurar e controlar esses três níveis de visitantes pode lhe dar uma ideia de desempenho do seu site/loja virtual .
Taxa de rejeição o que é?
Taxa de rejeição é a porcentagem de visitas que o seu site recebeu apenas em 01 página.
Ou seja, visitantes que entraram em seu site/loja virtual mas não navegaram em mais de uma página.
Alguém que entrou no seu site e visualizou apenas uma página e em seguida saiu.
Isso vai depender de cada site, se a conversão está 1 página, para seu negócio está ok .
Por isso essa métrica precisa ser analisada com cautela, antes de tirar conclusões precipitadas.
Qual o objetivo, quantos cliques até seu lead converter são necessários?
Após verificar essa informação, pense na taxa de rejeição ( ele mostra quantas páginas está a média de suas visitas)
Essa variável não deve ser vista sozinha mas no contexto geral.
Quanto menor a taxa maior relevância e melhor experiência seu usuário esta tendo em seu site.
E isso vai influir na relevância que o Google vai dar a seu domínio.
Mostrando autoridade, e levando ao público o seu domínio nas primeiras páginas, dependendo dos termos de pesquisa utilizados pelo usuário.
Veja mais sobre como ver mais termos de pesquisa em seu site console search
Caso não tenha criado sua conta, veja o vídeo de como criar sua conta e integrar com G.A ( Google Analytics)
Monitore para saber como chegaram ao seu site/ loja virtual:
Não deixe de controlar as fontes de tráfego do seu site!
Você pode encontrar diversos dados sobre isso nos relatórios de “Aquisição” do Google Analytics.
Monitorar suas fontes de tráfego é muito útil e não deve ser ignorada se você tem um site ou uma loja virtual.
Você consegue verificar quais são as origens do seu tráfego, ou seja, onde os usuários da internet encontraram o seu site.
O Google Analytics divide essas origens em Orgânico x Referências x Redes Sociais x Campanhas (ADS).
Assim você consegue facilmente pelos relatórios verificar de onde vêm suas visitas.
Conferir os relatórios de fontes de tráfego pode ser bom até para encontrar novos parceiros.
Além disso, por meio disso, você poderá encontrar alguns sites que direcionam tráfego para o seu site. Que talvez você nunca tivesse conhecimento, se não fosse por essa ferramenta.
E também caso tenha parcerias, ou faça anúncios pagos para blogs , facebook ads, google adwords, e outros. Poderá mensurar os investimentos x retorno real.
Ajuda na construção de seu público alvo:
Com os relatórios de “Comportamento” do Google Analytics, você consegue monitorar:
quais páginas do seu site/ loja virtual estão conseguindo mais e menos acessos.
Isso pode ser especialmente benéfico para as páginas de conteúdo, as mais acessadas podem gerar insights para temas semelhantes de próximos artigos e conteúdos.
Para lojas virtuais, essa ferramenta é especialmente importante para :
Verificar os produtos mais vistos, ou vendidos;
Criar estratégias de campanha para melhorar os produtos que gostaria de colocar em destaque;
Criar promoções em cima daqueles que pelo relatório tiveram mais aceitação;
Entender seu público;
Verificar o comportamento de seu público na internet;
Entre outras informações que são relevantes de acordo com cada negócio.
Experiência de seu cliente em sua loja virtual/ experiência de usuário em seu site:
Também nos relatórios de “Comportamento”, você encontrará uma ferramenta muito interessante que pode ser especialmente boa para a otimização do seu site, que é a ferramenta de “Velocidade do site”.
Para verificar velocidade também pode ver mais dados em GTmetrix.
As ferramentas acima aponta respostas e sugestões para melhoria.
Essas são algumas dicas essenciais para começar a entender mais seu google analytics.
Entender que a otimização de sites é um processo contínuo. Ou seja, você pode aplicar todas as técnicas de otimização e deixar seu site/loja virtual bem mais relevante em uma semana. O que não quer dizer que na semana seguinte você não tenha que reavaliar e trabalhar novamente na otimização dele. Aplicando constantemente melhorias para manter e otimizar ainda mais o tráfego de seu site /loja virtual.
Mostramos o funcionamento da ferramenta Google Analytics , porém, convém, olhar o relatório gerado de forma ampla.
Pensando sempre no objetivo do seu negócio, e a partir dai criar estratégias para melhorar cada vez o que está construindo.
Antes de começar qualquer negócio, mudança no negócio, novo produto, o Planejamento é essencial.
Dividimos em três fases o planejamento, para te ajudar você a iniciar o ano de uma forma mais assertiva.
Planejamento para sua Loja Virtual(Olhar para si, sua identidade)
Comece do começo, pode parecer besteira mas é isso mesmo!
Olhe para sua plataforma. A plataforma que escolheu vai ser mantida?
Se sim, planeje para utilizá-la o máximo possível.
Pesquise, saiba todos os recursos disponíveis.
Conheça a plataforma onde sua loja esta hospedada.
Como você vai planejar o marketing, o visual, se você não conhece o que pode ser feito?
Em tempos, de crise, utilize os recursos que tem da melhor forma possível.
Isso vai te ajudar a priorizar o que precisa ser investido e o que pode ser prorrogado.
Se deseja aprimorar mais recursos ou “acrescentar” mais interação em sua loja. A melhor maneira é saber o que pode ser feito para aí então investir na mudança e inovação.
Para que isso seja feito de maneira consciente e assertiva, você precisa conhecer muito bem o que pode e não ser feito na sua loja.Partindo do simples processo de compra até um recurso mais elaborado.
Só assim você poderá ajudar seu cliente caso surja no dia a dia impedimentos nas compras.
Isso com certeza, vai te ajudar e muito a atender melhor seu cliente. E também descobrir caso haja alguma falha em sua loja.
Visite sua loja como se fosse cliente.Faça os comandos como se estivesse comprando, veja itens como:
o que falta, o que esta a mais, o que está errado, o que pode ser consertado.
Com certeza isso vai te ajudar a deixar sua loja sem defeitos e de fácil navegação.
Além disso essa experiência vai te ajudar no surgimento de ideias.
Do que pode fazer para melhorá-la, modificá-la, manter, aprimorar.
Anote tudo e depois veja se é possível implementar os dados que vão surgindo.
Pense na sua loja como algo vivo, em constante mudança.
É lógico que não conseguimos fazer tudo que queremos na vida, do mesmo modo na loja também haverá limitações.
Anotando isso, mais pra frente você pode achar uma solução para o que não foi possível no momento ou mesmo investir na mudança.
Se você ainda não tem loja online as dicas são as mesmas : Pesquise, Conheça,Anote, e Planeje.
Muitas plataformas disponibilizam alguns dias de teste. Para que você possa conhecer o funcionamento | administração da loja.
Aproveite para usufruir esse tempo e anotar as diferenças.
Não existe a melhor plataforma, ou a plataforma perfeita. O que é bom para uma marca pode não ser tão bom para outra.
Falamos aqui um pouco das plataformas que trabalhamos , clique aqui
Planejamento estratégico (Olhar para fora)
Colocar uma loja virtual no ar não significa vendas acontecendo.
É preciso planejamento também nessa parte.
Você precisa ter uma estratégia de venda, conhecer seu público e seu produto para partir então para o planejamento estratégico.
Onde vai divulgar? Qual orçamento tem para essa divulgação?
Seu público vai gostar de x anúncio ou y ? Que cores devo usar?
Qual a imagem de minha marca? Qual a identidade da minha marca?
Que tipo de público gosta de produto x?
Essas são algumas perguntas que você precisa ter em mente para criar a estratégia em prática.
Não tem receita bolo. Cada produto, cada público, cada marca, cada propaganda, cada investimento é próprio.
Para conseguir alcançar um público fiel, iniciar sua trajetória para que sua marca se consolide.
Se precisar de uma consultoria , solicite orçamento aqui.
E muitas vezes, a campanha 2 não dará o mesmo resultado que a campanha 1. Mesmo utilizando os mesmos elementos.
Como disse antes, pense na sua loja como algo vivo. Em crescente evolução e mudanças, seu público ou produto também pode passar por isso.
Nada é estático no mundo.
O que aconselho é, preste atenção no mundo. Observe as mudanças, as novidades e viva em constante estudo e abertura sem é claro, perder a identidade de sua marca.
Nesse planejamento você vai precisar olhar para fora, pensar “fora da caixinha”.
Ao contrário do primeiro planejamento sobre sua loja, que é muito bom olhar para dentro. Olhar para sua marca, deixar sua loja com sua identidade e não uma “cópia” do que o outro está fazendo.
Planejamento Vendas e Pós Vendas (Olhar o outro)
No planejamento de vendas e pós vendas, este último, muitas vezes é Mais importante que a venda em si.
Ele deve ser prioridade de sua marca, afinal, de nada adianta passar pelos dois planejamentos acima.E na hora de tornar seu cliente fiel, ou mesmo com uma ótima experiência de compra tudo desandar.
Você batalhou tanto para deixar a loja do jeito que queria.Com sua identidade, construiu um público para visitar sua loja, fez campanha, divulgou, conseguiu parceiros etc…
E quando o cliente finaliza a compra ele não volta mais? Tudo será perdido.
A parte de atendimento é primordial para qualquer empresa. E o consumidor sabe muito bem escolher aquilo que é bom, necessário e o que ele procura.
Quando o atendimento é bom ele dá valor!
Se tudo chegou na casa dele dentro dos conformes, se o produto era bom, muitas vezes ele não volta para agradecer ou deixar depoimento, pela correria que é o dia a dia. Porém se um amigo dele questionar sobre o produto, com certeza ele vai lembrar e indicar a loja no qual ele teve uma boa experiência de compra, isso é ótimo para sua marca.
Mas e se o produto teve algum problema qualquer que seja? (falta de atendimento, atraso dos correios, quebra, errado, etc)
Se o seu atendimento (Pós vendas) for assertivo, é possível que ele também fale bem da sua empresa.
Oi? Sim! Se o problema foi na entrega, por exemplo e seu atendimento conseguiu se antecipar e avisar sobre atraso. O cliente pode entender como uma preocupação de sua parte e mesmo não gostando(ninguém gosta de atrasos) . Pode dizer que sua empresa foi atenciosa, ele não teve que se esforçar para entender o que estava acontecendo.
Por isso o pós-venda é muito importante. Para que o consumidor e se sinta acolhido e veja que sua empresa se preocupa com a compra dele.
Trocas e devolução e outros imprevistos, acontecem em qualquer empresa. O que importa é que seu atendimento saiba da maneira mais assertiva solucionar o problema. E não transformá-lo em um redemoinho. “Jogando” seu cliente para outro setor ou culpando outros serviços que você possa usar terceirizado (correios, por ex).
A palavra é Solucione, é o que o cliente espera.
Enfim, essas são algumas maneiras de pensar no planejamento de sua empresa nesse começo de ano.
Boas Vendas! E um ano novo cheio de ideias e inovações para todos nós!
5 dicas para lojistas na preparação para o Black Friday.
Possivelmente, você já está com tudo planejado e organizado para participar dessa data.
E se não irá participar, algumas dicas servem para um check list de campanhas e promoções pontuais que venha a fazer.
Nesse texto focamos no Black Friday, mas você pode adaptar para demais promoções e campanhas.
A cada ano que passa, o Black Friday, vem se tornando cada vez mais rentável para os lojistas e esperada pelos consumidores.
Muitos lojistas colocam todas suas energias nesse dia.
Pensando nisso, resumi um pouco do que muitos falaram sobre e do que eu, particularmente penso.
E separei 5 dicas para o grande dia 😀
1. TESTE SUA LOJA
Teste sua loja! Não esqueça de verificar também a versão mobile!
Alguns dias antes e também no dia da promoção.
– Teste as funções básicas de compra, se comporte como um cliente, para ver se esta tudo funcionando corretamente.
-Revise os cupons
-Teste seus formulários
-Confira sobre o recebimento de emails
-Simule compras em seus meios de pagamento aceitos,
-Estoque (caso seus produtos tenham variações consulte se esta tudo funcionando certinho).
2. PROBLEMAS OU IMPREVISTOS ACONTECEM, TENHA UM PLANO B.
Problemas ou imprevisto no dia podem ocorrer:
Com a plataforma que utiliza, servidor, e mesmo meios de pagamentos.
Tenha na manga o plano B .
Por exemplo: Para meios de pagamentos, tente deixar mais de um meio de pagamento habilitado. (mais de uma empresa habilitada)
Assim caso precise, não perca venda por problemas de terceiros.
Hoje em dia, as mídias sociais são muitas, então caso ocorra alguma queda na sua loja.
Utilize as outras mídias para se relacionar com os clientes e como forma de atendimento e também fechar vendas.
Por exemplo: E-mails, WhatsApp, Fanpage, Instagram, chat etc .
Entrar em pânico de nada vai adiantar.
3. DIVULGUE SUA OFERTA | PROMOÇÃO
Divulgue também organicamente, mas hoje em dia uma verba é essencial para a grande concorrência que terá nesse dia.
Publique, apareça, e use uma verba nas mídias pagas.Esse é o dia certo para estar presente e aparecer na web.
Se você já tem uma lista de clientes, envie um e-mail marketing para os clientes que já compraram com você.
Se já tem um bom relacionamento nas redes sociais: mostre para seu público a campanha.
O relacionamento construído pode te trazer vendas até organicamente.
4.TENHA DESCONTO REAIS.
Faça promoções e desconto reais. Isso mesmo que leu, RESPEITE SEU CLIENTE E SEU NEGÓCIO.
Faça descontos que compensem para seu negócio e para o cliente.
Não adianta fazer desconto absurdo e depois ficar com as contas para pagar.
Também não adianta tentar fingir desconto que não tem.Hoje as pessoas pesquisam e muito antes de comprar.
5.ANALISE OS PRÓS E CONTRAS E APRENDA COM O QUE ACONTECEU NESSA DATA COM SEU NEGÓCIO.
Use esse dia para analisar qual foi a procura, e entender seu público.
Só porque passou não é hora de parar. Estude, analise o que aconteceu com seu negócio nessa data.
Isso vai te ajudar para próximas promoções e inclusive na decisão de fazer prorrogação ou não de algumas ofertas.
Além disso, use o dia para aprender com os concorrentes. O que deu certo para ele pode dar certo na sua marca também.
Analise os erros , caso houverem na sua loja ou plano de campanha. Para consertar o mais rápido e também implementar novidades.
BÔNUS:
Algumas lojas tiram do ar na data a forma de pagamento via boleto. Para evitar problemas no estoque.Pode ser uma boa estratégia!?
Cada negócio é único, não tente copiar o outro, mas adaptar-se a sua realidade.
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