Quero vender online mas não sei por onde começar?

Quero vender online mas não sei por onde começar?

Como começar?

Quem é empreendedor sabe que nunca tudo vai estar TUDO PERFEITO sempre amanhã tem mais alguma coisa para melhorar, aprender ou atualizar.

Se você quer vender online o primeiro passo é :

  • Saber o que você vai vender ;
  • Para quem você vai vender ;
  • Qual o custo do produto
  • Como vai entregar, prazos etc

Sabendo essas quatro respostas você já pode começar a vender online, isso mesmo.

Não tem plataforma para sua loja virtual ainda? Não tem problema, você pode começar vendendo por redes sociais, ou Mercado Livre, Elo7 , entre outra plataformas mais gerais que existem no mercado.

Já tem uma plataforma escolhida? Não tem problema se a loja não esta pronta, você pode ir vendendo nas sugestões mencionadas acima e depois colocá-la no ar , ou colocá-la no ar com alguns produtos mas com layout ajustado a sua ideia e todo dia ir atualizando sua loja.

Uma loja virtual nunca estará finalizada, todos os dias você precisa entrar nela, atualizar o que for necessário de vitrine, promoções, preços , SEO etc. é sim um trabalho constante porque ela é uma célula viva que a cada dia os clientes que visitam sua loja não são os mesmos. Sempre há novos visitantes.

Por isso, não adie a venda por travar em determinado aspecto que sua loja não esta de acordo com suas expectativas.

O principal é ela estar funcionando com os recursos básicos para a venda em si.

  • Ter produto disponível
  • Ter divulgação para que haja tráfego
  • Funcionar os botões de cadastro / meios de pagamentos/ cálculo do frete e finalizar qualquer venda que entre.
  • Ter dados de contato visíveis para dúvidas de clientes
  • Ter atendimento ao cliente, ou por Whatsapp ou chat online

Se essas funcionalidades e informações estão ok, não tem porque você esperar deixar TUDO PERFEITO para começar a vender. Até porque para quem é comerciante e empreendedor sabe muito bem que a busca da perfeição é o que faz dessa vida ainda mais divertida e cheia de metas.

Coloque metas alcançáveis diárias e bom trabalho e ótimas vendas!

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Conheça alguns trabalhos 

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Persona – Você sabe para que serve?

Persona – Você sabe para que serve?

Recebemos muitas perguntas de lojistas que começam suas lojas e não vendem.

Na maioria das vezes, lojistas estudam e conhecem muito bem seu produto, dicas de vendas mas se esquecem de focar no principal: seu público.

Criar sua loja e seus produtos para vender, sem pensar antes para quem será oferecido o seu produto, pode estar sendo um erro de planejamento.

Ter um negócio próprio requer além de muito planejamento de produto, plataforma, logística, etc saber qual é o seu nicho.

Investir, fazer campanhas pagas ou não, sem levar em conta quem é seu público, pode estar contribuindo para seu negócio não vender .

Antes de pensar em investir e criar campanhas aleatórias , pense nisso.

Se atente para o início, não pulem etapas, assim fica mais fácil de conseguirem atingir o objetivo final que é a venda.

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Vamos falar de Persona. Afinal, o que é Persona?

Uma persona é uma representação do seu cliente ideal, aquele cliente que tem haver com seu produto e seu conceito de marca. Conseguir achar seu nicho irá te ajudar tanto a criar conteúdo para ele nas redes sociais, como campanhas pagas que levem um tráfego relevante para sua loja e converta em vendas.

Não adianta falar, “quero vender, independente de quem queira comprar”. Isso não existe, ainda mais hoje em dia, em que a cada clique você pode cair onde  quiser.

Faça um teste antes, com você, entre no google e coloque uma palavra ou um produto que procura e veja a infinidade de sites que vão abrir. Coloque no Facebook essa mesma busca, do mesmo modo milhares de páginas vão se abrir, e você pode consumir muitas informações de cada uma dessas páginas, porque se colocar a palavra ou produto que procura cada empresa vai estar vendendo seu peixe.

E o que vai diferenciar você escolher  x ou y? Teste com você, entenda que caminho você vai seguir para contratar ou comprar um produto x ou y.

Provavelmente, se for um produto físico, você vai ver o frete, o prazo de entrega, se a empresa entrega, se há reclamações, e por aí vai, até você decidir que aquele produto serve para você, uma série de questões em pouco tempo vai passar por sua cabeça.

E por que com seu cliente seria diferente? Por isso saber o seu nicho vai te ajudar a levar sua marca/produto para as pessoas certas .

Achamos esse site super interessante um gerador de personas,  a dica de hoje é montar a sua e fazer um teste nas suas redes sociais e campanhas a partir dessa persona criada, comentem depois o que mudou , o que acharam, se isso te ajudou.

Ah, lembrando que dependendo do seu produto, você vai ter que ter mais de uma persona, por ex se você trabalha com homens e mulheres o modo que sua marca vai falar com o homem é diferente de como vai criar campanhas para mulheres.

Por isso se você ainda é pequeno, quanto mais limitado seu nicho mais fácil de alcançar seu público com menor investimento de campanha paga.

Ser assertivo com seu público mesmo que menor irá trazer mais engajamento e reconhecimento para sua marca, pense nisso.

Ainda mais se você quem produz seu produto, quantas pessoas você consegue atender? Mas isso é tema para outro post 😉

Saiba mais sobre nossa consultoria

Transportadoras para e-commerce compilado e check list

Transportadoras para e-commerce compilado e check list

Essa semana recebemos a notícia de que o e-sedex vai ser encerrado pelos Correios, e o que isso vai afetar na sua loja virtual? Você parou para pensar?

Segundo as últimas notícias oficiais , retiradas de sites como Folha de SP, Veja, entre outras. O serviço e-sedex, modalidade mais econômica muito usada por lojas virtuais será extinto, no próximo dia 01 de janeiro de 2017, outras informações e comentários sobre essa mudança vocês já devem ter lido na internet no decorrer da semana.

Aqui vamos falar sobre o que fazer diante disso, ao invés de apenas reclamar já que isso não vai levar a nada.

Algumas alternativas para você que usa essa modalidade, ou mesmo para você que usa o serviços dos Correios, que todo mundo que usa sabe, deixa muito a desejar em diversos quesitos.

De maneira, mais simples, sim, vai dar um pouco de dor de cabeça usar outras formas de frete além dos correios, além de um trabalho a mais para você, mas pode ajudar a economizar tanto no frete, quanto no tempo de espera e benefícios para seu cliente, o que a meu haver mesmo que a economia no frete não seja tão grande pode ajudar a vender mais e deixar seu cliente satisfeito para novas compras, que acredito ser o objetivo final de todo lojista, vender e ter retorno de vendas cada vez maiores , e clientes satisfeitos fazem isso realmente acontecer.

Primeiro, essas são algumas soluções que achamos que possa te ajudar, cada negócio é único, e logística também, então não tem certo ou errado, melhor ou pior transportadora etc, são apenas sugestões que talvez para negócio sirva ou possa abrir novas ideias de acordo com sua cidade e área atendida também.

Se você é de SP e entrega para SP, uma empresa que temos usado frequentemente e atende bem ao nosso negócio é a Loggi, eles possuem duas modalidades de serviços via motoboy ( o que já impede o atendimento de lojas que vendem produtos realmente grandes e pesados).

Entrega sua encomenda em até 4 horas do início do pedido, você pode usar um dia para selecionar mais entregas, no meu caso, uso de 3 a 6 entregas para endereços mais ou menos perto, e ou  crio uma rota que o valor normalmente fica o quase o mesmo valor de um sedex para capital , dependendo da rota e quantidade de pedido no dia, mas com uma super vantagem do cliente receber no dia da saída, e não ter problemas de atrasos que nos correios são cada vez mais frequentes.

Você pode abrir conta como pessoa física, via cartão de crédito, ou como pessoa jurídica com pagamento via boleto, todo dia 15 do mês, fechamento da fatura é todo dia 30 de cada mês.

Além disso se precisa de entrega mais rápida eles tem em alguns pontos, entrega em 1 hora, porém o valor é mais alto.

Eles mudaram recentemente o painel de controle, e pude ver as regiões que atendem ( sempre da mesma cidade pelo que entendi, mais dúvidas fale com eles aqui)

Regiões atendidas:

São Paulo Capital, alguns ceps não são atendidos * nem ABC por enquanto

Belo Horizonte

Curitiba

Porto  Alegre

Rio de Janeiro.

Como utilizo essa empresa pude falar mais sobre ela as outras que vou citar nunca utilizei por isso é importante entrar em contato com elas para verificar se servem para seu negócio e loja virtual.

Jadlog

Direct

Gollog

Azul Cargo

UPS

Carriers

Servelog

Cargobr

Viopex

Entrego

Rapiddo

Essas foram algumas  que encontrei que atendem e-commerce , algumas de pequeno porte outras tem regras próprias, por isso antes de cotar com as transportadoras siga um check list abaixo , que talvez possa te ajudar a encontrar aquelas adequadas a sua demanda:

Liste em uma tabela :

  • A origem de expedição/coleta;
  • Qual a quantidade de envios por uma faixa de tempo ( mês/dia/semana);
  • Qual o valor médio de suas notas fiscais;
  • Peso médio de seus produtos;
  • Qual porcentagem de produtos com peso cúbico maior que o real ( esse valor é mais para demandas grandes ou volumes grandes de entrega algumas transportadoras podem perguntar sobre esse valor caso seu produto seja grande em medidas);
  • Qual o volume de envio , por ex, 60% para SP, 10% para outras localidades e assim por diante, se atender apenas uma região tenha uma lista desse volume médio de envio por cep ou cidade, ou estado no total mensal).
  • Algumas transportadores pedem o envio de tabelas de histórico de pedido com essas informações acima para passar orçamento e verificar possibilidade de contrato;

Enfim, quanto mais informações você souber de sua empresa e tiver um lista que possa conversar com a transportadora escolhida mais fácil de conseguir um acordo aceitável para ambas as partes com valores que agreguem valor a sua loja e faça o custo do frete para cliente não ser tão alto.

Se você não tem tempo de ver todas essas informações que passei, e quer achar outra alternativa , a Mandaê também tem serviços de logística , além de retirar seu pedido no local combinado e embalá-lo ela fez parcerias com algumas plataformas que podem te ajudar nesse início de entendimento de logística para sua loja.

E a integração na loja virtual? Bom, esse é um assunto para o próximo post pois dependendo da plataforma vai conseguir integrar a tabela de frete de transportadores e outros meios de entrega e em algumas outras essa modalidade não esta disponível.

Espero que algumas dessas informações venham a clarear as ideias e sair um pouco da dependência que muitos de nós temos com os Correios.

Boas vendas e boas entregas.

Se gostou do artigo e acha que pode ajudar outros lojistas compartilhe. 😉

 

 

 

Presente para você! Black Friday

Presente para você! Black Friday


Ações rápidas para ajudar no fim de ano de seu negócio

Ações rápidas para ajudar no fim de ano de seu negócio

Fim de ano está chegando, e nós lojistas e empreendedores ficamos sempre querendo fazer algo a mais para atrair o público e gerar mais vendas para um fim de ano mais tranquilo, não é mesmo?

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Separei algumas dicas rápidas que podem ajudar você que não fez tanto planejamento ou esta entrando no mercado agora para ajudar nas ações de fim de ano para sua loja ou negócio.

Primeiro de tudo, vai precisar sentar e tirar algumas horas ou momentos para ver seu estoque, se você trabalha com estoque, verifique e confirme se o estoque da sua loja virtual esta batendo com o estoque real.

Se não trabalha com estoque verifique com seus fornecedores os estoques, novidades e promoções para nova compra.

Após deixar redondinho a parte de estoque de sua loja , coloque na planilha os custos e reveja os preços , assim você consegue analisar e ver o que é possível entrar em promoção, ou aquele estoque que ficou parado de alguma coleção e analise uma oferta especial para mandar ele embora.

No entanto, sempre se atente para que o cliente não é burro, ele não vai comprar um produto de coleção antiga pelo preço de uma nova ou com pouca vantagem para ele.

Atente-se que hoje em poucos cliques é possível comparar diversos produtos e marcas para então finalizar a compra. Então, haja como um cliente, PESQUISE, ANALISE E COLOQUE NO PAPEL OS PRÓS E CONTRAS DA PROMOÇÃO OU PRODUTO.

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Tanto para o cliente como para seu negócio, muitas vezes se faz um estoque de algo que parece ser bom para venda mas para o cliente não é, e para sua empresa consequentemente também não vai ser bom.

Após essa análise , ajuste sua loja virtual, mude um pouco a posição dos produtos da home, lembre-se que a loja virtual é uma vitrine como uma loja física, ela precisa mostrar que está “viva”, ativa, para que o cliente tenha interesse e vontade de comprar, e se sinta bem recebido na sua loja. Assim como na loja física, nós gostamos de ser tratados bem quando visitamos uma loja o mesmo acontece na loja virtual, apesar do ambiente mais “frio” que a internet às vezes sugere, tente colocar sua personalidade dentro da loja , deixar o visual agradável, com banners atualizados de novidades e ofertas, promoções especiais e mudanças mostram para o cliente a sua preocupação com ele, não pense apenas na venda final mas tente fazer com que a experiência de visita e/ou compra na sua loja se torne algo agradável .

Isso é fato, uma experiência boa em alguma loja /serviço ou produto faz com que o cliente fale sobre sua marca, online ou offline para amigos e familiares e essa experiência de indicação, não tem preço.

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Busca orgânica, recebemos muitas mensagens sobre esse ” problema” na loja , o que fazer para aumentar etc ..

A indexação do google depende de várias variáveis, não sou expert no assunto, mas vou dar algumas dicas sobre tudo que estudei, estudo e leio atualmente.

Se sua loja foi lançada recentemente ela não vai ter bom alcance orgânico de cara, não tem jeito, isso é fato. Precisa de meses e trabalho constante para que essa busca vá aumentando com o tempo.

Uma dica super importante é tente uma vez por semana , entrar nos produtos e verificar o título e descrição , eles são essenciais para que seu cliente te ache. Com o público na internet cada vez maior logicamente a concorrência fica maior também e as palavras chaves mais caras ou não dependendo do seu ramo.

Se você não entende desse processo, a dica é peça ajuda para quem entende, pague um profissional ou agência para te ajudar nesse início, ou faça cursos relacionados. Não é do dia para a noite, é um processo demorado, mas não deixe passar em branco essa parte que é muito importante para sua loja.

Vou deixar aqui dois links relacionados a seo que podem te ajudar.

Seomaster

Seomatic

trafego

A terceira ação que você pode fazer ainda nesse fim de ano é após analisar preços, produtos, estoque e concorrência faça ações de desconto, cupons, parcerias , e DIVULGUE.

Sim! Precisa separar um orçamento para marketing, principalmente se esta no início e não tem um público que te conheça.

Parcerias : Instagram/ blogs/youtubers do seu nicho , pode tentar contato com alguns da sua realidade, existem muitos que mesmo não tendo milhões de seguidores tem um público fiel ao seu nicho e que tenha haver com seu produto que pode ajudar nessa divulgação.

Converse, analise e veja se a parceria é boa para ele , para seu cliente e para seu negócio. Também não há milagre aqui. Investimento significa investir em divulgar e não necessariamente reverter em vendas sempre.

Facebook e Instagram ads: Faça campanhas especiais para seu público, e para um público que queira alcançar, existem milhares de cursos e dicas pela internet.

A dica que vou dar aqui é: NÃO IMPULSIONE , use o gerenciador de anúncios e faça anúncio com um objetivo e um público segmentado a seu nicho.

Google adwords: O próprio google tem auxílio para quem esta começando, a dica é faça com quem tenha certificado, porque esse anúncio é mais elaborado, exige mais profissionalismo para não perder o investimento. E muita vezes com pouco orçamento pode não compensar fazer esse tipo de anúncio.

Emailmarketing: Existem muitas ferramentas de emailmarketing, nós fizemos vídeos tutoriais sobre o mailchimp aqui, se você tem uma lista de clientes use, mas não abuse, mande ações que façam o seu cliente ter o interesse de abrir, planeje e monte para disparo em dias que para seu negócio dá resultado, isso você consegue saber pelo google analytics. Se sua marca, começar a falar com seu cliente de uma forma que não seja apenas venda todos os dias , essa ferramenta pode ser de grande auxílio e vendas para seu negócio.

Lista de whatsapp: Ainda é um assunto controverso, nunca testei para falar sobre. Depende muito do nicho e de como vai utilizar do mesmo modo que o emailmarketing pode ser tornar invasivo e virar lixo para seu cliente. Pense e planeje antes de usar.

Converse com seu público: Seja na fanpage ou no instagram, tente criar conteúdos que agregam valor a sua marca, a venda pela venda não constrói uma marca com base sólida.

Offline: Tenha uma papelaria da sua empresa, cartões de visita, tags, folhetos isso ajuda sim a divulgar sua marca no mundo offline após a compra por exemplo, ou mesmo em feiras que você participe.

Se quiser saber sobre papelaria, nós desenvolvemos e enviamos para todo Brasil, fale conosco aqui.

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Acho que é isso, são ações básicas, mas que se você parar para analisar e colocar em ação pode ajudar no seu fim de ano, mesmo que não tenha feito um bom planejamento.Boas vendas!

E para começar o ano que pé direito aproveite para iniciar esses planejamento hoje , tente planejar por trimestre isso com certeza vai te ajudar a criar ações cada vez mais legais e que façam com que seu público interaja e conheça cada vez mais sua marca ou seu negócio.

Gostaram? Tem outras ações que fizeram e querem contar? Fala pra gente, deixando no comentário abaixo =)