Transportadoras para e-commerce compilado e check list

Transportadoras para e-commerce compilado e check list

Essa semana recebemos a notícia de que o e-sedex vai ser encerrado pelos Correios, e o que isso vai afetar na sua loja virtual? Você parou para pensar?

Segundo as últimas notícias oficiais , retiradas de sites como Folha de SP, Veja, entre outras. O serviço e-sedex, modalidade mais econômica muito usada por lojas virtuais será extinto, no próximo dia 01 de janeiro de 2017, outras informações e comentários sobre essa mudança vocês já devem ter lido na internet no decorrer da semana.

Aqui vamos falar sobre o que fazer diante disso, ao invés de apenas reclamar já que isso não vai levar a nada.

Algumas alternativas para você que usa essa modalidade, ou mesmo para você que usa o serviços dos Correios, que todo mundo que usa sabe, deixa muito a desejar em diversos quesitos.

De maneira, mais simples, sim, vai dar um pouco de dor de cabeça usar outras formas de frete além dos correios, além de um trabalho a mais para você, mas pode ajudar a economizar tanto no frete, quanto no tempo de espera e benefícios para seu cliente, o que a meu haver mesmo que a economia no frete não seja tão grande pode ajudar a vender mais e deixar seu cliente satisfeito para novas compras, que acredito ser o objetivo final de todo lojista, vender e ter retorno de vendas cada vez maiores , e clientes satisfeitos fazem isso realmente acontecer.

Primeiro, essas são algumas soluções que achamos que possa te ajudar, cada negócio é único, e logística também, então não tem certo ou errado, melhor ou pior transportadora etc, são apenas sugestões que talvez para negócio sirva ou possa abrir novas ideias de acordo com sua cidade e área atendida também.

Se você é de SP e entrega para SP, uma empresa que temos usado frequentemente e atende bem ao nosso negócio é a Loggi, eles possuem duas modalidades de serviços via motoboy ( o que já impede o atendimento de lojas que vendem produtos realmente grandes e pesados).

Entrega sua encomenda em até 4 horas do início do pedido, você pode usar um dia para selecionar mais entregas, no meu caso, uso de 3 a 6 entregas para endereços mais ou menos perto, e ou  crio uma rota que o valor normalmente fica o quase o mesmo valor de um sedex para capital , dependendo da rota e quantidade de pedido no dia, mas com uma super vantagem do cliente receber no dia da saída, e não ter problemas de atrasos que nos correios são cada vez mais frequentes.

Você pode abrir conta como pessoa física, via cartão de crédito, ou como pessoa jurídica com pagamento via boleto, todo dia 15 do mês, fechamento da fatura é todo dia 30 de cada mês.

Além disso se precisa de entrega mais rápida eles tem em alguns pontos, entrega em 1 hora, porém o valor é mais alto.

Eles mudaram recentemente o painel de controle, e pude ver as regiões que atendem ( sempre da mesma cidade pelo que entendi, mais dúvidas fale com eles aqui)

Regiões atendidas:

São Paulo Capital, alguns ceps não são atendidos * nem ABC por enquanto

Belo Horizonte

Curitiba

Porto  Alegre

Rio de Janeiro.

Como utilizo essa empresa pude falar mais sobre ela as outras que vou citar nunca utilizei por isso é importante entrar em contato com elas para verificar se servem para seu negócio e loja virtual.

Jadlog

Direct

Gollog

Azul Cargo

UPS

Carriers

Servelog

Cargobr

Viopex

Entrego

Rapiddo

Essas foram algumas  que encontrei que atendem e-commerce , algumas de pequeno porte outras tem regras próprias, por isso antes de cotar com as transportadoras siga um check list abaixo , que talvez possa te ajudar a encontrar aquelas adequadas a sua demanda:

Liste em uma tabela :

  • A origem de expedição/coleta;
  • Qual a quantidade de envios por uma faixa de tempo ( mês/dia/semana);
  • Qual o valor médio de suas notas fiscais;
  • Peso médio de seus produtos;
  • Qual porcentagem de produtos com peso cúbico maior que o real ( esse valor é mais para demandas grandes ou volumes grandes de entrega algumas transportadoras podem perguntar sobre esse valor caso seu produto seja grande em medidas);
  • Qual o volume de envio , por ex, 60% para SP, 10% para outras localidades e assim por diante, se atender apenas uma região tenha uma lista desse volume médio de envio por cep ou cidade, ou estado no total mensal).
  • Algumas transportadores pedem o envio de tabelas de histórico de pedido com essas informações acima para passar orçamento e verificar possibilidade de contrato;

Enfim, quanto mais informações você souber de sua empresa e tiver um lista que possa conversar com a transportadora escolhida mais fácil de conseguir um acordo aceitável para ambas as partes com valores que agreguem valor a sua loja e faça o custo do frete para cliente não ser tão alto.

Se você não tem tempo de ver todas essas informações que passei, e quer achar outra alternativa , a Mandaê também tem serviços de logística , além de retirar seu pedido no local combinado e embalá-lo ela fez parcerias com algumas plataformas que podem te ajudar nesse início de entendimento de logística para sua loja.

E a integração na loja virtual? Bom, esse é um assunto para o próximo post pois dependendo da plataforma vai conseguir integrar a tabela de frete de transportadores e outros meios de entrega e em algumas outras essa modalidade não esta disponível.

Espero que algumas dessas informações venham a clarear as ideias e sair um pouco da dependência que muitos de nós temos com os Correios.

Boas vendas e boas entregas.

Se gostou do artigo e acha que pode ajudar outros lojistas compartilhe. 😉

 

 

 

Presente para você! Black Friday

Presente para você! Black Friday


Ações rápidas para ajudar no fim de ano de seu negócio

Ações rápidas para ajudar no fim de ano de seu negócio

Fim de ano está chegando, e nós lojistas e empreendedores ficamos sempre querendo fazer algo a mais para atrair o público e gerar mais vendas para um fim de ano mais tranquilo, não é mesmo?

giphy

Separei algumas dicas rápidas que podem ajudar você que não fez tanto planejamento ou esta entrando no mercado agora para ajudar nas ações de fim de ano para sua loja ou negócio.

Primeiro de tudo, vai precisar sentar e tirar algumas horas ou momentos para ver seu estoque, se você trabalha com estoque, verifique e confirme se o estoque da sua loja virtual esta batendo com o estoque real.

Se não trabalha com estoque verifique com seus fornecedores os estoques, novidades e promoções para nova compra.

Após deixar redondinho a parte de estoque de sua loja , coloque na planilha os custos e reveja os preços , assim você consegue analisar e ver o que é possível entrar em promoção, ou aquele estoque que ficou parado de alguma coleção e analise uma oferta especial para mandar ele embora.

No entanto, sempre se atente para que o cliente não é burro, ele não vai comprar um produto de coleção antiga pelo preço de uma nova ou com pouca vantagem para ele.

Atente-se que hoje em poucos cliques é possível comparar diversos produtos e marcas para então finalizar a compra. Então, haja como um cliente, PESQUISE, ANALISE E COLOQUE NO PAPEL OS PRÓS E CONTRAS DA PROMOÇÃO OU PRODUTO.

seunegocio

Tanto para o cliente como para seu negócio, muitas vezes se faz um estoque de algo que parece ser bom para venda mas para o cliente não é, e para sua empresa consequentemente também não vai ser bom.

Após essa análise , ajuste sua loja virtual, mude um pouco a posição dos produtos da home, lembre-se que a loja virtual é uma vitrine como uma loja física, ela precisa mostrar que está “viva”, ativa, para que o cliente tenha interesse e vontade de comprar, e se sinta bem recebido na sua loja. Assim como na loja física, nós gostamos de ser tratados bem quando visitamos uma loja o mesmo acontece na loja virtual, apesar do ambiente mais “frio” que a internet às vezes sugere, tente colocar sua personalidade dentro da loja , deixar o visual agradável, com banners atualizados de novidades e ofertas, promoções especiais e mudanças mostram para o cliente a sua preocupação com ele, não pense apenas na venda final mas tente fazer com que a experiência de visita e/ou compra na sua loja se torne algo agradável .

Isso é fato, uma experiência boa em alguma loja /serviço ou produto faz com que o cliente fale sobre sua marca, online ou offline para amigos e familiares e essa experiência de indicação, não tem preço.

clientes

Busca orgânica, recebemos muitas mensagens sobre esse ” problema” na loja , o que fazer para aumentar etc ..

A indexação do google depende de várias variáveis, não sou expert no assunto, mas vou dar algumas dicas sobre tudo que estudei, estudo e leio atualmente.

Se sua loja foi lançada recentemente ela não vai ter bom alcance orgânico de cara, não tem jeito, isso é fato. Precisa de meses e trabalho constante para que essa busca vá aumentando com o tempo.

Uma dica super importante é tente uma vez por semana , entrar nos produtos e verificar o título e descrição , eles são essenciais para que seu cliente te ache. Com o público na internet cada vez maior logicamente a concorrência fica maior também e as palavras chaves mais caras ou não dependendo do seu ramo.

Se você não entende desse processo, a dica é peça ajuda para quem entende, pague um profissional ou agência para te ajudar nesse início, ou faça cursos relacionados. Não é do dia para a noite, é um processo demorado, mas não deixe passar em branco essa parte que é muito importante para sua loja.

Vou deixar aqui dois links relacionados a seo que podem te ajudar.

Seomaster

Seomatic

trafego

A terceira ação que você pode fazer ainda nesse fim de ano é após analisar preços, produtos, estoque e concorrência faça ações de desconto, cupons, parcerias , e DIVULGUE.

Sim! Precisa separar um orçamento para marketing, principalmente se esta no início e não tem um público que te conheça.

Parcerias : Instagram/ blogs/youtubers do seu nicho , pode tentar contato com alguns da sua realidade, existem muitos que mesmo não tendo milhões de seguidores tem um público fiel ao seu nicho e que tenha haver com seu produto que pode ajudar nessa divulgação.

Converse, analise e veja se a parceria é boa para ele , para seu cliente e para seu negócio. Também não há milagre aqui. Investimento significa investir em divulgar e não necessariamente reverter em vendas sempre.

Facebook e Instagram ads: Faça campanhas especiais para seu público, e para um público que queira alcançar, existem milhares de cursos e dicas pela internet.

A dica que vou dar aqui é: NÃO IMPULSIONE , use o gerenciador de anúncios e faça anúncio com um objetivo e um público segmentado a seu nicho.

Google adwords: O próprio google tem auxílio para quem esta começando, a dica é faça com quem tenha certificado, porque esse anúncio é mais elaborado, exige mais profissionalismo para não perder o investimento. E muita vezes com pouco orçamento pode não compensar fazer esse tipo de anúncio.

Emailmarketing: Existem muitas ferramentas de emailmarketing, nós fizemos vídeos tutoriais sobre o mailchimp aqui, se você tem uma lista de clientes use, mas não abuse, mande ações que façam o seu cliente ter o interesse de abrir, planeje e monte para disparo em dias que para seu negócio dá resultado, isso você consegue saber pelo google analytics. Se sua marca, começar a falar com seu cliente de uma forma que não seja apenas venda todos os dias , essa ferramenta pode ser de grande auxílio e vendas para seu negócio.

Lista de whatsapp: Ainda é um assunto controverso, nunca testei para falar sobre. Depende muito do nicho e de como vai utilizar do mesmo modo que o emailmarketing pode ser tornar invasivo e virar lixo para seu cliente. Pense e planeje antes de usar.

Converse com seu público: Seja na fanpage ou no instagram, tente criar conteúdos que agregam valor a sua marca, a venda pela venda não constrói uma marca com base sólida.

Offline: Tenha uma papelaria da sua empresa, cartões de visita, tags, folhetos isso ajuda sim a divulgar sua marca no mundo offline após a compra por exemplo, ou mesmo em feiras que você participe.

Se quiser saber sobre papelaria, nós desenvolvemos e enviamos para todo Brasil, fale conosco aqui.

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Acho que é isso, são ações básicas, mas que se você parar para analisar e colocar em ação pode ajudar no seu fim de ano, mesmo que não tenha feito um bom planejamento.Boas vendas!

E para começar o ano que pé direito aproveite para iniciar esses planejamento hoje , tente planejar por trimestre isso com certeza vai te ajudar a criar ações cada vez mais legais e que façam com que seu público interaja e conheça cada vez mais sua marca ou seu negócio.

Gostaram? Tem outras ações que fizeram e querem contar? Fala pra gente, deixando no comentário abaixo =)

 

 

Como comprar e configurar meu domínio no Registro.br

Como comprar e configurar meu domínio no Registro.br

Tutorial de como comprar um domínio próprio para seu site/loja no Registro.br
E como configurar o dns para uma plataforma.
Ensinamos o passo a passo para lojistas da plataforma Iluria, mas se você utiliza outra plataforma o caminho é o mesmo.
Consulte com sua plataforma as informações corretas para esse apontamento.
Fizemos um post falando mais sobre onde comprar o domínio e outras dicas aqui.

Espero que o vídeo tenha te ajudado, comente e mande sugestões para os próximos vídeos.