Dicas para colocar sua marca no Google

Fizemos esse post pensando em um passo a passo, para facilitar a vida de você que esta começando agora no mundo online e quer saber como e onde fazer os cadastros necessários e principais para seu site/ loja existir no sistema de busca do Google e também para poder usufruir de ferramentas gratuitas que ele te dá para analisar e ter dados para que você faça campanhas pagas ou não daqui pra frente.

Sim, é necessário muito mais coisas para que seu domínio apareça na primeira página do Google, além desses itens que mencionamos abaixo.

Mas é um caminho para você que acabou de chegar ao mundo online e ficou perdido, com tantas informações que esse novo mundo te pede.

Vamos lá:

Primeira coisa: Você comprou um domínio próprio? Sim? Ótimo.

Não? Compre aqui => Registro.br

* Sua loja/ site já está online?

Sim? Ok.

Não? Onde ela será hospedada?

Muitas plataformas de lojas virtuais já tem servidor e hospedagem e de acordo com a plataforma escolhida eles, próprios já disponibilizam o tutorial de como direcionar o DNS para deixar sua loja online.

Segue alguns :

Iluria  

Xtechcommerce

Boxloja

Nuvemshop

Loja Integrada

Minestore

Elo7

 

Caso queira fazer site ou blog em wordpress  você vai precisar de uma hospedagem

Indicamos => Hostgator

O Plano P você consegue hospedar 1 domínio e ter emails próprios ilimitados

Para Blogger o link para configurar seu domínio .

 

Pronto, seu site está no ar. E agora?

 

2- Após seu site entrar online cadastre ele no Google por aqui.

3- Para utilizar os serviços e ferramentas do google você precisa fazer um conta gmail

4- Você tem loja física ou espaço físico? Utilize o google maps

O Google vai-lhe pedir para preencher um formulário sobre o que pretende fazer, neste caso, colocar a sua empresa no Google Maps. Preencha todos os campos para um melhor resultado.

Escolha a categoria da sua empresa, os horários de funcionamento, entre outros. Estas informações são valiosas para os seus clientes, verifique todos os passos.

No painel seguinte pode adicionar fotos ou vídeos. Recomendamos que carregue algumas imagens e sua logo , para dar uma maior visibilidade à sua empresa.

Para finalizar, o Google requer uma forma de contacto para confirmar a sua adesão no Google Maps. Escolha uma das opções: telefone, SMS ou correio! Independentemente da opção que escolher, o Google vai-lhe enviar uma password que deverá inserir no sistema e validar a sua conta.

5- Caso não tenha espaço físico apenas online, complete as informações aqui. Lembre-se de sempre colocar pelo menos os dados principiais, sua logo nas dimensões que ele pede, informações de contato ( email, telefone, whatsAPP , site/loja)

Horário de atendimento, mesmo que não for alimentar frequentemente o G+ faça o perfil com essas informações básicas, isso vai ajudar ao cliente te encontrar e também na indexação de sua marca no Google.

Caso mude o telefone, email, site não esqueça de manter isso atualizado.

 

 

Um novo começo

Um novo começo

Começo de ano o que mais a gente procura é Renovação, não é verdade?
E junto com esse sentimento, vem aquela ansiedade por querer fazer melhor, aprimorar o que deu certo no ano que passou, trazer boas notícias e novidades.
Muitos vão começar uma nova loja, ou mudar de plataforma, mudar o visual de sua loja ou lançar novos produtos.
E o novo sempre assusta, dá uma pontinha de dúvida, mesmo que tudo tenha sido estudado e planejado, sempre é o arriscar-se.
Arrisca-se quem tem uma mente empreendedora e por mais que apareçam, e eles sempre aparecem, obstáculos, nós vamos em frente!
Qual será sua renovação nesse 2016?
A nossa será controlar a ansiedade para poder criar, novas ideias, projetos e conquistar ainda mais clientes.
E a sua?

 

Como saber se seu site está recebendo visitas robôs –  Google Analytics

Como saber se seu site está recebendo visitas robôs – Google Analytics

O post de hoje é sobre a ocorrência de “referral spam” nos dados de Google Analytics. Essa semana tivemos esse problema com um de nossos clientes. E pesquisamos um pouco sobre o assunto.

O que é referral spam ?  São programas automatizados que geram visitas através de robôs.

Spam referencial ocorre quando o site recebe tráfego de referência falso contra spam bots e este tráfego falso é registrado por seu Google Analytics.

E qual o resultado disso? Alguns domínios estranhos acabam se destacando por levar muito tráfego para o site. Porém, por não se tratarem de visitas orgânicas reais, os dados na parte de Referências no Google Analytics tornam-se falsos ou mal mensurados.

Com isso, medir os dados de sucesso do seu site, desde número de visitantes até um cálculo de rentabilidade e conversão, ficam comprometidos. Com um grande volume de dados falsos você pode tomar decisões erradas baseados em dados equivocados.

O que é um bot?

Um bot é um programa rastreador que é desenvolvido para executar tarefas repetitivas com alto grau de precisão e velocidade.

Bots são geralmente utilizados para indexação de web (indexar o conteúdo de websites). Mas eles também são utilizados para fins maliciosos, como:

  • para cometer a fraude do clique
  • endereços de e-mail colheita
  • conteúdo do site raspar
  • malwares propagação
  • inflacionar artificialmente o tráfego do site etc.

 

Existem bons e maus bots bots

Exemplo de um bom bot é “Googlebot” que é usado pelo Google para rastrear e páginas de índice da web na internet.

Bom bots obedecer directiva robots.txt mas ruins bots não. Bad bots podem criar contas de usuários falsos, enviar e-mails de spam, endereços de e-mail e colheita pode ignorar CAPTCHAs.

Maus bots geram essas falsas visitas que são uma espécie de golpe para que você clique no link da página em seu analytics e vá até o site indicado. O objetivo dessa ação é levar você a clicar em qualquer link do site (principalmente em anúncios ou palavras-chave com links) para que eles ganhem dinheiro com esse seu clique.

Se o seu site tiver um grande volume  (mais de 150 mil visitas/mês) esses links não serão um problema. Mas se o seu site não tiver esse volume é muito provável que esse golpe crie um grande ruído em seu analytics e, por consequência, irá afetar seu cálculo de metas, influenciando negativamente suas taxas de conversão no funil de vendas.

Como filtrar os Spam Bots?

Hoje não existe uma maneira 100% efetiva de impedir esse tipo de golpe, pois é algo que deve ser resolvido pelo Google. Mas, encontramos uma  forma que pode ajudar você a resolver esse problema.

1 – Configure seu Analytics (método básico)

É importante configurar filtros em análise para remover os dados históricos, bem como para ajudar a filtrar quaisquer outros links que podemos encontrar a partir de determinados países no futuro. Siga os passos abaixo para configurar os filtros .

1 – Acesse seu Google Analytics.

2 – No menu superior de sua conta entre em “Administrador”.

3. Após fazer o login e selecionar a conta, entre em Administrador>Visualizar>Visualizar Configurações.

PS: Selecione a Vista de Propriedade que você deseja aplicar o filtro

4. Marque a opção “Excluir todos os hits de bots e indexadores conhecidos” (Conforme Circulo Vermelho Abaixo)

original

 

5.Clique em Filtros (Conforme Quadrado Vermelho Acima)
6. Clique em +NovoFiltro (mantenha ‘criar novo filtro’)
7. Selecione Personalizado (mantenha ‘excluir’) e preencha da seguinte forma:
Campo de Filtro: Referência
Padrão de Filtro: .*darodar.com (com o ponto na frente do asterisco)
7. Salve

Obs: Para os outros bots, basta criar novos filtros seguindo o mesmo padrão anterior. No padrão de filtro é só manter o início da expressão regular (.*) e adiciona o domínio que você não deseja o tráfego: Exemplos: .*semalt.com; .*7makemoneyonline.com

 

Deve demorar algumas horas até que o filtro faça efeito em sua conta do Analytics.

Seguem alguns domínios de referência popular spam, que encontramos em nossa pesquisa em blogs mais experientes no assunto:

Rede de spam do Popov inclui estes domínios:

darodar.com (e vários subdomínios)
econom.co
ilovevitaly.co (e outras variações de TLD)
Outros spammers que flagelam o web incluem:

semalt.com (e vários subdomínios)
botões-para-website.com
Ver-seu-site-here.com
Muitos outros sites vêm e vão. Estes são apenas os sites que têm atuado ultimamente.

Como ficamos sabendo desses robôs no site?

Houve um alto pico de tráfego de referência na nossa conta do Google Analytics.  Logo, o cliente ficou feliz pela audiência, certo? Sim, mas não eram audiências reais e sim robôs, pois a maioria desta apresentação do tráfego foi enviado de spammers. Se você está recebendo spam referenciadores em seu analytics, tente usar os filtros descritos acima, para bloquear esse incomodo.

 

Exclusão nos Segmentos:
Apesar de você ter excluído as visitas futuras, você ainda mantém os dados das visitas retroativas à criação do filtro. Para solucionar este problema, basta criar segmentos avançados e adicionar os bots que você não deseja ver.

1. Na página de Relatórios do Google Analytics clique em Adicionar Segmento (do lado de Todas as Seções)
2. Clique em +Segmento
3. Vá para a guia de Condições
4. No ‘select’ selecione Excluir
5. Preencha:
Ação do Evento: Origem
Contém: Corresponde à RegEx
Preencha: .*darodar.com (ou outro, conforme os exemplos acima)
6. Se quiser adicionar outros a condição é só acrescentar “ou”
7. Nomeie e Salve

original (1)

E esse link tem mais explicações que podem ajudar para quem tem mais conhecimento ou quiser se inteirar mais sobre esse tema.

Vamos fazer outros posts de segurança de sites/lojas virtuais na próxima semana.

 

 

 

 

 

Google Analytics: Dicas essenciais

Google Analytics: Dicas essenciais

O Google Analytics é uma serviço gratuito oferecido pelo google, de relatórios de controle de tráfego. Vamos falar nesse post algumas dicas essenciais para você utilizá-lo.

Essa ferramente vai ajudar sua empresa a melhorar a qualidade de seu site/loja virtual e e otimizá-la.

Mas como usar e ajudar nesses mecanismos de pesquisa?

Com o Google Analytics você monitora o tráfego de seu site/loja virtual, através dos relatórios gerados em seu histórico é possível verificar dados e ajudar na sua melhoria e na melhor experiência de visita em seu site/loja virtual.

E o que é possível ver nele?

1) Número de visitas, número de visitantes únicos e retorno de visitantes:

Controlar as visitas do seu site/loja virtual não é apenas ver quantas visitas ele recebeu em determinada data ou período, mas sim monitorar todas as visitas diariamente.

Nos relatórios de “Público-alvo”, você pode ver, por padrão, número de visitas(sessões), o número de visitantes únicos ( usuários) e o número de visitantes que retornaram ao seu site.

O que são sessões

Essa métrica calcula o número de sessões individuais iniciadas por cada usuário para o seu site/ loja virtual. Ou seja, todas as vezes que um usuário interage com o conteúdo de sua página, é contada 1 sessão.

O sistema toma o cuidado de relacionar essa atividade ao tempo de interação, da seguinte maneira: se o usuário ficar inativo por 30 minutos ou mais, qualquer atividade posterior que essa pessoa tiver no seu site será entendida como uma nova sessão; porém, aqueles usuários que deixaram seu site, mas retornaram em até 30 minutos, são contados como parte da sessão original.
Desse modo, você verá que o número de sessões normalmente é maior que o número de usuários, pois uma mesma pessoa pode ter várias sessões em seu site. Quando uma nova pessoa inicia uma sessão, é contada uma sessão e um usuário adicional. Porém, quaisquer futuras sessões do mesmo usuário em um determinado período de tempo são consideradas apenas sessões adicionais, e não novos usuários.

O que são usuários

Essa métrica se refere à quantidade de pessoas que interagiram com o conteúdo de seu site/loja virtual em um determinado período de tempo. Isso significa que, se um mesmo usuário visualizar 10 vezes suas páginas, ele ainda contará apenas como um único usuário. Nessa métrica, os visitantes são mapeados durante sua navegação e, assim, só são contabilizados aqueles que nunca interagiram com seu site em outra ocasião. Por meio desse dado, você tem uma ideia real se seu site está conquistando mais usuários ou apenas mantendo os que já possui.

Número de visitantes que retornaram ao seu site.

Para que os usuários voltem, você precisa ter um design do site de qualidade, imagens com boa resolução, porém, não muito grandes (em MB), um conteúdo de texto relevante, páginas de carregamento rápido, entre outros aspectos.

Por que analisar essas métricas são importantes?

Essas métricas são essenciais para o sucesso de sua página, especialmente se você as analisa em conjunto. Por meio delas, é possível avaliar a qualidade do seu conteúdo e o sucesso de suas campanhas de marketing digital.

Por exemplo, se você verifica que não há muitas interações de cada usuário em seu site, é possível que seu conteúdo não esteja cativando as pessoas a continuarem navegando. Do mesmo modo, se você investe em uma determinada campanha de marketing, mas percebe que o número de usuários permanece o mesmo, ou aumenta muito pouco, talvez seja necessário rever sua campanha.

O contrário também é verdadeiro: se há muitas sessões em seu site, provavelmente você tem acertado no conteúdo e pode direcionar a produção de novos conteúdos conforme o que tem tido sucesso. O que é válido também, se após determinada campanha de marketing o número de usuários aumenta bastante, você sabe como investir seus recursos sem ter prejuízo.

Controlar esses três níveis de visitantes pode lhe dar uma ideia de desempenho do seu site/loja virtual , pois de nada adianta você investir dinheiro em uma campanha de e-mail mkt que trará mil visitas (sessões) se, depois de entrar em seu site, o usuário sair imediatamente e não retornar nunca mais.

 

 

Taxa de rejeição o que é?

Taxa de rejeição é a porcentagem de visitas que o seu site recebeu apenas em 01 página. Ou seja,  visitantes que entraram em seu site/loja virtual mas  não somaram mais de uma página,  alguém que entrou no seu site e visualizou apenas uma página e em seguida saiu.

Dependendo dos seus objetivos de marketing, talvez uma visita de um usuário que visualiza apenas uma página seja uma boa visita. No entanto, quanto menor for a sua taxa de rejeição, maior será o engajamento do seu site/ loja virtual  e, consequentemente, seu site / loja virtual estará qualificado a aparecer em lugares melhores na pesquisa orgânica do Google, dependendo dos termos de pesquisa utilizados pelo usuário que está fazendo a pesquisa.
Monitore para saber como chegaram ao seu site/ loja virtual:

Não deixe de controlar as fontes de tráfego do seu site! Você pode encontrar diversos dados sobre isso nos relatórios de “Aquisição” do Google Analytics.

Monitorar suas fontes de tráfego é muito útil para você ter certeza de quais são as origens do seu tráfego, ou seja, onde os usuários da internet encontraram o seu site ou algum link para o seu site.

Conferir os relatórios de fontes de tráfego pode ser bom até para encontrar novos parceiros, principalmente para quem produz conteúdo para a internet e também para lojistas.

Nesses relatórios, você poderá encontrar alguns sites que direcionam tráfego para o seu site, que talvez você nunca tivesse conhecimento, se não fosse por essa ferramenta.

E também caso tenha parcerias, ou pague anúncios para blogs e outros poderá verificar se esta valendo a pena esse investimento.

 

Ajuda na construção de seu público alvo: 

Com os relatórios de “Comportamento” do Google Analytics, você pode monitorar quais páginas do seu site/ loja virtual  estão conseguindo mais e menos acessos.

Isso pode ser especialmente bom para as páginas de conteúdo, pois, controlando as páginas que têm mais acessos, você poderá ter ideias de quais temas podem ter melhor continuidade, escrevendo mais sobre o assunto.

Para lojas virtuais, essa ferramenta é especialmente importante para verificar os produtos mais vistos, ou vendidos, e criar uma meta ou campanha para melhorar os produtos que gostaria de colocar em destaque, ou mesmo criar promoções em cima daqueles que pelo relatório tiveram mais aceitação.

No caso de loja virtual, também ajuda a entender seu público, que produto foi mais visto, vendido, bem avaliado, ou mesmo com relação a ofertas. Qual foi o comportamento de seu público.

Experiência de seu cliente em sua loja virtual/ experiência de usuário em seu site:

Também nos relatórios de “Comportamento”, você encontrará uma ferramenta muito interessante que pode ser especialmente boa para a otimização do seu site, que é a ferramenta de “Velocidade do site”.

Nos relatórios de velocidade do site, você pode ver, página por página, qual a velocidade de carregamento de cada uma delas. Se, por acaso, você encontrar uma página que está demorando muito para ser carregada, convém elaborar um plano para diminuir esse tempo de carregamento.

Você pode tentar compactar as imagens dessa página e reenviá-las ao servidor do site, rever alguma aplicação em Flash ou outra funcionalidade da página que, talvez esteja deixando ela mais pesada, entre outras melhorias.

Essas são algumas dicas essenciais para começar a entender mais seu google analytics , e também entender que a otimização de sites é um processo contínuo, ou seja, você pode aplicar todas as técnicas de otimização e deixar seu site/loja virtual bem mais relevante em uma semana, o que não quer dizer que na semana seguinte você não tenha que reavaliar e trabalhar novamente na otimização dele aplicando constantemente melhorias para manter e otimizar ainda mais o tráfego de seu site /loja virtual.

 

Mãos a obra e bom trabalho!

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Confira o vídeo que fizemos sobre criação de url para que você consegue visualizar pelo Google Analytics essas métricas também

Veja como fazer sua conta e mais em nossa playlist