Fim de ano está chegando, e nós lojistas e empreendedores ficamos sempre querendo fazer algo a mais para atrair o público e gerar mais vendas para um fim de ano mais tranquilo, não é mesmo?

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Separei algumas dicas rápidas que podem ajudar você que não fez tanto planejamento ou esta entrando no mercado agora para ajudar nas ações de fim de ano para sua loja ou negócio.

Primeiro de tudo, vai precisar sentar e tirar algumas horas ou momentos para ver seu estoque, se você trabalha com estoque, verifique e confirme se o estoque da sua loja virtual esta batendo com o estoque real.

Se não trabalha com estoque verifique com seus fornecedores os estoques, novidades e promoções para nova compra.

Após deixar redondinho a parte de estoque de sua loja , coloque na planilha os custos e reveja os preços , assim você consegue analisar e ver o que é possível entrar em promoção, ou aquele estoque que ficou parado de alguma coleção e analise uma oferta especial para mandar ele embora.

No entanto, sempre se atente para que o cliente não é burro, ele não vai comprar um produto de coleção antiga pelo preço de uma nova ou com pouca vantagem para ele.

Atente-se que hoje em poucos cliques é possível comparar diversos produtos e marcas para então finalizar a compra. Então, haja como um cliente, PESQUISE, ANALISE E COLOQUE NO PAPEL OS PRÓS E CONTRAS DA PROMOÇÃO OU PRODUTO.

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Tanto para o cliente como para seu negócio, muitas vezes se faz um estoque de algo que parece ser bom para venda mas para o cliente não é, e para sua empresa consequentemente também não vai ser bom.

Após essa análise , ajuste sua loja virtual, mude um pouco a posição dos produtos da home, lembre-se que a loja virtual é uma vitrine como uma loja física, ela precisa mostrar que está “viva”, ativa, para que o cliente tenha interesse e vontade de comprar, e se sinta bem recebido na sua loja. Assim como na loja física, nós gostamos de ser tratados bem quando visitamos uma loja o mesmo acontece na loja virtual, apesar do ambiente mais “frio” que a internet às vezes sugere, tente colocar sua personalidade dentro da loja , deixar o visual agradável, com banners atualizados de novidades e ofertas, promoções especiais e mudanças mostram para o cliente a sua preocupação com ele, não pense apenas na venda final mas tente fazer com que a experiência de visita e/ou compra na sua loja se torne algo agradável .

Isso é fato, uma experiência boa em alguma loja /serviço ou produto faz com que o cliente fale sobre sua marca, online ou offline para amigos e familiares e essa experiência de indicação, não tem preço.

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Busca orgânica, recebemos muitas mensagens sobre esse ” problema” na loja , o que fazer para aumentar etc ..

A indexação do google depende de várias variáveis, não sou expert no assunto, mas vou dar algumas dicas sobre tudo que estudei, estudo e leio atualmente.

Se sua loja foi lançada recentemente ela não vai ter bom alcance orgânico de cara, não tem jeito, isso é fato. Precisa de meses e trabalho constante para que essa busca vá aumentando com o tempo.

Uma dica super importante é tente uma vez por semana , entrar nos produtos e verificar o título e descrição , eles são essenciais para que seu cliente te ache. Com o público na internet cada vez maior logicamente a concorrência fica maior também e as palavras chaves mais caras ou não dependendo do seu ramo.

Se você não entende desse processo, a dica é peça ajuda para quem entende, pague um profissional ou agência para te ajudar nesse início, ou faça cursos relacionados. Não é do dia para a noite, é um processo demorado, mas não deixe passar em branco essa parte que é muito importante para sua loja.

Vou deixar aqui dois links relacionados a seo que podem te ajudar.

Seomaster

Seomatic

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A terceira ação que você pode fazer ainda nesse fim de ano é após analisar preços, produtos, estoque e concorrência faça ações de desconto, cupons, parcerias , e DIVULGUE.

Sim! Precisa separar um orçamento para marketing, principalmente se esta no início e não tem um público que te conheça.

Parcerias : Instagram/ blogs/youtubers do seu nicho , pode tentar contato com alguns da sua realidade, existem muitos que mesmo não tendo milhões de seguidores tem um público fiel ao seu nicho e que tenha haver com seu produto que pode ajudar nessa divulgação.

Converse, analise e veja se a parceria é boa para ele , para seu cliente e para seu negócio. Também não há milagre aqui. Investimento significa investir em divulgar e não necessariamente reverter em vendas sempre.

Facebook e Instagram ads: Faça campanhas especiais para seu público, e para um público que queira alcançar, existem milhares de cursos e dicas pela internet.

A dica que vou dar aqui é: NÃO IMPULSIONE , use o gerenciador de anúncios e faça anúncio com um objetivo e um público segmentado a seu nicho.

Google adwords: O próprio google tem auxílio para quem esta começando, a dica é faça com quem tenha certificado, porque esse anúncio é mais elaborado, exige mais profissionalismo para não perder o investimento. E muita vezes com pouco orçamento pode não compensar fazer esse tipo de anúncio.

Emailmarketing: Existem muitas ferramentas de emailmarketing, nós fizemos vídeos tutoriais sobre o mailchimp aqui, se você tem uma lista de clientes use, mas não abuse, mande ações que façam o seu cliente ter o interesse de abrir, planeje e monte para disparo em dias que para seu negócio dá resultado, isso você consegue saber pelo google analytics. Se sua marca, começar a falar com seu cliente de uma forma que não seja apenas venda todos os dias , essa ferramenta pode ser de grande auxílio e vendas para seu negócio.

Lista de whatsapp: Ainda é um assunto controverso, nunca testei para falar sobre. Depende muito do nicho e de como vai utilizar do mesmo modo que o emailmarketing pode ser tornar invasivo e virar lixo para seu cliente. Pense e planeje antes de usar.

Converse com seu público: Seja na fanpage ou no instagram, tente criar conteúdos que agregam valor a sua marca, a venda pela venda não constrói uma marca com base sólida.

Offline: Tenha uma papelaria da sua empresa, cartões de visita, tags, folhetos isso ajuda sim a divulgar sua marca no mundo offline após a compra por exemplo, ou mesmo em feiras que você participe.

Se quiser saber sobre papelaria, nós desenvolvemos e enviamos para todo Brasil, fale conosco aqui.

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Acho que é isso, são ações básicas, mas que se você parar para analisar e colocar em ação pode ajudar no seu fim de ano, mesmo que não tenha feito um bom planejamento.Boas vendas!

E para começar o ano que pé direito aproveite para iniciar esses planejamento hoje , tente planejar por trimestre isso com certeza vai te ajudar a criar ações cada vez mais legais e que façam com que seu público interaja e conheça cada vez mais sua marca ou seu negócio.

Gostaram? Tem outras ações que fizeram e querem contar? Fala pra gente, deixando no comentário abaixo =)