O Google Analytics é uma serviço gratuito oferecido pelo google, de relatórios de controle de tráfego. Vamos falar nesse post algumas dicas essenciais para você utilizá-lo.

Essa ferramente vai ajudar sua empresa a melhorar a qualidade de seu site/loja virtual e e otimizá-la.

Mas como usar e ajudar nesses mecanismos de pesquisa?

Com o Google Analytics você monitora o tráfego de seu site/loja virtual, através dos relatórios gerados em seu histórico é possível verificar dados e ajudar na sua melhoria e na melhor experiência de visita em seu site/loja virtual.

E o que é possível ver nele?

1) Número de visitas, número de visitantes únicos e retorno de visitantes:

Controlar as visitas do seu site/loja virtual não é apenas ver quantas visitas ele recebeu em determinada data ou período, mas sim monitorar todas as visitas diariamente.

Nos relatórios de “Público-alvo”, você pode ver, por padrão, número de visitas(sessões), o número de visitantes únicos ( usuários) e o número de visitantes que retornaram ao seu site.

O que são sessões

Essa métrica calcula o número de sessões individuais iniciadas por cada usuário para o seu site/ loja virtual. Ou seja, todas as vezes que um usuário interage com o conteúdo de sua página, é contada 1 sessão.

O sistema toma o cuidado de relacionar essa atividade ao tempo de interação, da seguinte maneira: se o usuário ficar inativo por 30 minutos ou mais, qualquer atividade posterior que essa pessoa tiver no seu site será entendida como uma nova sessão; porém, aqueles usuários que deixaram seu site, mas retornaram em até 30 minutos, são contados como parte da sessão original.
Desse modo, você verá que o número de sessões normalmente é maior que o número de usuários, pois uma mesma pessoa pode ter várias sessões em seu site. Quando uma nova pessoa inicia uma sessão, é contada uma sessão e um usuário adicional. Porém, quaisquer futuras sessões do mesmo usuário em um determinado período de tempo são consideradas apenas sessões adicionais, e não novos usuários.

O que são usuários

Essa métrica se refere à quantidade de pessoas que interagiram com o conteúdo de seu site/loja virtual em um determinado período de tempo. Isso significa que, se um mesmo usuário visualizar 10 vezes suas páginas, ele ainda contará apenas como um único usuário. Nessa métrica, os visitantes são mapeados durante sua navegação e, assim, só são contabilizados aqueles que nunca interagiram com seu site em outra ocasião. Por meio desse dado, você tem uma ideia real se seu site está conquistando mais usuários ou apenas mantendo os que já possui.

Número de visitantes que retornaram ao seu site.

Para que os usuários voltem, você precisa ter um design do site de qualidade, imagens com boa resolução, porém, não muito grandes (em MB), um conteúdo de texto relevante, páginas de carregamento rápido, entre outros aspectos.

Por que analisar essas métricas são importantes?

Essas métricas são essenciais para o sucesso de sua página, especialmente se você as analisa em conjunto. Por meio delas, é possível avaliar a qualidade do seu conteúdo e o sucesso de suas campanhas de marketing digital.

Por exemplo, se você verifica que não há muitas interações de cada usuário em seu site, é possível que seu conteúdo não esteja cativando as pessoas a continuarem navegando. Do mesmo modo, se você investe em uma determinada campanha de marketing, mas percebe que o número de usuários permanece o mesmo, ou aumenta muito pouco, talvez seja necessário rever sua campanha.

O contrário também é verdadeiro: se há muitas sessões em seu site, provavelmente você tem acertado no conteúdo e pode direcionar a produção de novos conteúdos conforme o que tem tido sucesso. O que é válido também, se após determinada campanha de marketing o número de usuários aumenta bastante, você sabe como investir seus recursos sem ter prejuízo.

Controlar esses três níveis de visitantes pode lhe dar uma ideia de desempenho do seu site/loja virtual , pois de nada adianta você investir dinheiro em uma campanha de e-mail mkt que trará mil visitas (sessões) se, depois de entrar em seu site, o usuário sair imediatamente e não retornar nunca mais.

 

 

Taxa de rejeição o que é?

Taxa de rejeição é a porcentagem de visitas que o seu site recebeu apenas em 01 página. Ou seja,  visitantes que entraram em seu site/loja virtual mas  não somaram mais de uma página,  alguém que entrou no seu site e visualizou apenas uma página e em seguida saiu.

Dependendo dos seus objetivos de marketing, talvez uma visita de um usuário que visualiza apenas uma página seja uma boa visita. No entanto, quanto menor for a sua taxa de rejeição, maior será o engajamento do seu site/ loja virtual  e, consequentemente, seu site / loja virtual estará qualificado a aparecer em lugares melhores na pesquisa orgânica do Google, dependendo dos termos de pesquisa utilizados pelo usuário que está fazendo a pesquisa.
Monitore para saber como chegaram ao seu site/ loja virtual:

Não deixe de controlar as fontes de tráfego do seu site! Você pode encontrar diversos dados sobre isso nos relatórios de “Aquisição” do Google Analytics.

Monitorar suas fontes de tráfego é muito útil para você ter certeza de quais são as origens do seu tráfego, ou seja, onde os usuários da internet encontraram o seu site ou algum link para o seu site.

Conferir os relatórios de fontes de tráfego pode ser bom até para encontrar novos parceiros, principalmente para quem produz conteúdo para a internet e também para lojistas.

Nesses relatórios, você poderá encontrar alguns sites que direcionam tráfego para o seu site, que talvez você nunca tivesse conhecimento, se não fosse por essa ferramenta.

E também caso tenha parcerias, ou pague anúncios para blogs e outros poderá verificar se esta valendo a pena esse investimento.

 

Ajuda na construção de seu público alvo: 

Com os relatórios de “Comportamento” do Google Analytics, você pode monitorar quais páginas do seu site/ loja virtual  estão conseguindo mais e menos acessos.

Isso pode ser especialmente bom para as páginas de conteúdo, pois, controlando as páginas que têm mais acessos, você poderá ter ideias de quais temas podem ter melhor continuidade, escrevendo mais sobre o assunto.

Para lojas virtuais, essa ferramenta é especialmente importante para verificar os produtos mais vistos, ou vendidos, e criar uma meta ou campanha para melhorar os produtos que gostaria de colocar em destaque, ou mesmo criar promoções em cima daqueles que pelo relatório tiveram mais aceitação.

No caso de loja virtual, também ajuda a entender seu público, que produto foi mais visto, vendido, bem avaliado, ou mesmo com relação a ofertas. Qual foi o comportamento de seu público.

Experiência de seu cliente em sua loja virtual/ experiência de usuário em seu site:

Também nos relatórios de “Comportamento”, você encontrará uma ferramenta muito interessante que pode ser especialmente boa para a otimização do seu site, que é a ferramenta de “Velocidade do site”.

Nos relatórios de velocidade do site, você pode ver, página por página, qual a velocidade de carregamento de cada uma delas. Se, por acaso, você encontrar uma página que está demorando muito para ser carregada, convém elaborar um plano para diminuir esse tempo de carregamento.

Você pode tentar compactar as imagens dessa página e reenviá-las ao servidor do site, rever alguma aplicação em Flash ou outra funcionalidade da página que, talvez esteja deixando ela mais pesada, entre outras melhorias.

Essas são algumas dicas essenciais para começar a entender mais seu google analytics , e também entender que a otimização de sites é um processo contínuo, ou seja, você pode aplicar todas as técnicas de otimização e deixar seu site/loja virtual bem mais relevante em uma semana, o que não quer dizer que na semana seguinte você não tenha que reavaliar e trabalhar novamente na otimização dele aplicando constantemente melhorias para manter e otimizar ainda mais o tráfego de seu site /loja virtual.

 

Mãos a obra e bom trabalho!

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Confira o vídeo que fizemos sobre criação de url para que você consegue visualizar pelo Google Analytics essas métricas também

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