Dia do Cliente: Você está cuidando de seus clientes?

Dia do Cliente

Foi criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Atualmente já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

15 de setembro  é comemorado no Brasil, anualmente. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar o relacionamento com as marcas. A ideia inicia era criar uma data diferenciada para homenagear essa relação e desenvolver fidelidade entre cliente e marca.

No Brasil é comemorada anualmente, com descontos, promoções e até sorteios a clientes.

Quem tem um comércio sabe o quanto muito mais que conquistar novos clientes. Fidelizar os clientes é uma tarefa árdua.Porém, na maioria das vezes, muito mais simples e até economicamente mais barata que conquistar novos clientes.

A nossa cultura não leva isso o tanto em conta, como deveria. Talvez porque manter relações seja algo que nos dias atuais, sejam cada vez mais difíceis .

O quanto sua marca/ negócio está atenta para essa relação?

Você sabia que em termos de marketing digital é muito mais barato fazer anúncios para um público que já te conhece do que para um público que nunca viu sua marca na vida?

O quanto de anúncios e exposição de feed de notícias por dia um usuário é bombardeado em suas redes sociais?

E pq ele vai parar no seu anúncio e não de um concorrente seu, que ele já comprou?

Cada vez mais está mais difícil despertar a atenção para o usuário e fazer com que ele preste atenção em sua marca.

Por esse motivo você já devia estar de olhos bem abertos a seus clientes. E saber que um bom atendimento, um bom preço, uma boa entrega, uma boa qualidade, são características básicas que toda marca precisa entregar para o cliente.

O cliente está a cada dia mais exigente, e dependendo do seu produto essa exigência pode triplicar. Veja aqui um artigo sobre jornada de compra.

Ok, e agora o que eu faço?

  • Construa relações duradouras com o cliente que já comprou.
  • Faça com que sua experiência de compra seja a mais tranquila possível, facilite a vida dele.
  • Preste atenção na logística, nos emails que dispara automaticamente quando ele compra em sua loja virtual.
  • Atendimento Personalizado:  no atendimento pós vendas, se houve algum imprevisto na entrega, antecipe-se em pedir desculpas e resolver o problema dele.

O cliente sempre compra para resolver uma questão/ um problema/ uma necessidade dele, então resolva.

Mostre o quanto se preocupa com o bem de estar do seu cliente.

É o básico, sim! Mas, infelizmente muitos não fazem.

E o pós venda, terminou e pronto?

Não! Veja se sua loja esta programada para disparar um email de agradecimento, tente ter um feedback da compra.

Se não tiver loja virtual, por e-mail, por whatsapp ( caso ele tenha deixado para o contato, não seja invasivo, isso também é perigoso!)

Coloque na lista de email ou de anúncios para um remarketing.

Brindes , cupons de desconto,promoções especiais para clientes que já compraram são um dos artifícios que pode utilizar.

Aproveite para conhecer mais seu público

Estude e analise,  como é esse cliente, se você está usando suas redes sociais adequadamente para conversar com esse público.

Sim, você pode ter vendido para um cliente que não é seu público, e não tem problema.

Pode ser que ele não seja seu cliente posteriormente, mas também pode ser que esse cliente te mostre um público (nicho) que você ainda não havia pensado para seu produto.

Estude suas vendas, seus clientes e refaça sua comunicação para que o relacionamento nas redes sociais seja duradouro.

Um cliente que já comprou em sua loja tem probabilidade muito maior de indicar sua marca, ou mesmo recomprar na sua loja.

Estude o seu produto

É um produto que precisa ser comprado com que frequência?

Use essas informações a seu favor para planejar campanhas novas e remarketing / emailmkt entre outras para atrair novamente esse cliente para sua loja.

Mas muito mais do que vender desesperadamente, pense na relação, uma relação duradoura traz benefícios concretos para sua marca que só o tempo vai te mostrar.

E claro, não faça promoções mentirosas, seu cliente não vai gostar e muito menos te indicar por isso.

Cuidado com sorteios, veja as regras das redes caso vá utilizar. 

No mais, mostre realmente e sinceramente o quanto ele é especial não apenas no dia do cliente, mas nos 365 dias, um relacionamento se constrói todos os dias.

Veja também esse vídeo de dicas de estratégias para cupons para sua loja virtual.

 

Live especial sobre Empreendedorismo ( MEI e Simples) – Ladies On

Live especial sobre Empreendedorismo ( MEI e Simples) – Ladies On

Live Empreendedorismo – CNPJ e contabilidade – 05 de setembro ( quarta-feira ) às 20h

Olá, estou participando desde de maio do projeto Ladies On, essa semana teremos uma convidada especial que se disponibilizou a participar e responder dúvidas sobre MEI e Simples .

Tem dúvidas sobre ? Aproveite e mande sua pergunta aqui.

 

Se puder acompanhe ao vivo, mas caso não possa vai ficar gravado e você pode ver novamente.

Participação especial da contabilista Fabiane Dias, e as ladies Patrícia Porto, Eme Souza e Camila Suda.

Te esperamos lá 🙂

 

Inaugurei minha loja virtual, e agora? Primeira venda

Inaugurei minha loja virtual, e agora? Primeira venda

Se você criou uma loja virtual agora, a primeira pergunta que provavelmente está se fazendo é: “Quando terei minha primeira venda online? “

Essa é a pergunta que vejo muitos lojistas se fazendo, nesse caso, olhar muito o concorrente não vai te ajudar a buscar sua primeira venda.

Afinal, seu concorrente já passou por essa fase, e a comparação direta com um lojista que já está há algum tempo no mercado pode levar a erros e até frustrações desnecessárias.

Não existe uma resposta certa para o tempo em média, pois cada negócio é único, a forma que você vai gerir sua loja vai influir em muito nas vendas.

Se houvesse uma resposta simples ela seria : Vai depender da sua dedicação a sua loja virtual.

Exatamente, ouvir e conhecer os outros negócios vai te ajudar a entender como foi o processo inicial de operação de uma loja virtual, e tirar insights para utilizar em seus processos, e estratégias para seu negócio, mas não há fórmula mágica, com números exatos.

Uma loja virtual depende de diversos fatores para se manter, e gerar vendas.

Alguns pontos são importantes e devem ser vistos pelo lojista que deseja iniciar uma loja virtual que venda.

Sim, porque a primeira coisa que você deve ter na cabeça antes de iniciar a loja virtual, é que, colocar a loja online não significa venda, da mesma forma que inaugurar uma loja física não significa venda e faturamento.

Em um próximo post podemos falar mais sobre precificação, faturamento e lucros.

Vamos aos pontos importantes para conseguir sua primeira venda após a inauguração de sua loja virtual:

  • Conheça seu público

Saber para quem seu produto é útil vai te ajudar em inúmeros fatores.

Desde a construção do visual de sua marca, de sua loja , compra de estoque, precificação e a comunicação que será realizada com ele.

Qual rede social seu público está?

Depois de respondido essas perguntas, coloque seus esforços e dedicação nesses locais.

Ex: Facebook, Instagram, Whatsapp, Snapchat, Pinterest, Twitter , Youtube, entre outros.

Se você não conseguiu identificar a princípio, teste as mais usadas.

A rede social é um meio de comunicação, o lojista precisa entender que não adianta criar a conta apenas, é preciso ter dedicação , já falei mais de 3x essa palavra no texto, porque quero que fique mesmo na sua cabeça a importância de se comprometer com seu negócio.

Frequência, contexto e comunicação andam muito juntas em qualquer rede social que seu público esteja.

E para que resultados sejam alcançados comprometimento e dedicação são essenciais para que sua loja virtual conquiste seu espaço nesse mundo online cada vez mais dinâmico , veloz e concorrido.

  • Conheça seu produto

É o mínimo que se espera quando você vai criar um negócio. O lojista precisa conhecer muito bem o que vai vender. Quais as dores ele vai suprir de seu público, quais as utilidades ele vai servir ao seu público.Entender as nuances de seus concorrentes, as tendências ,estar ativo em grupos de seu nicho vai te ajudar.

Pensar apenas em preço não é o essencial, se você está querendo criar uma marca que se posicione no mercado, os caminhos vão muito além do preço.

Seu portfólio de produtos deve estar alinhado com o seu público. Isso vai te ajudar a manter uma comunicação assertiva em suas redes sociais, na loja virtual e offline também.

O Atendimento deve ser um fator que precisa de processos e muita atenção, seja pré venda como pós venda.

O Whatsapp hoje em dia é muito utilizado por diversas lojas e negócios independente do tamanho.

Se você usa o Android, pode utilizar o Business Whatsapp , nele você consegue colocar mais informações de seu negócio, horário de funcionamento entre outras funções gratuitas.

Gere seu link de whatsapp aqui.

O Web Whatsapp também auxilia muito o lojista que trabalha no desktop a melhorar a produtividade e atendimento mais rápido e constante caso não fique muito tempo pelo celular no horário de trabalho.

Saiba como criar e configurar sua conta business aqui.

E nunca se esqueça que atendimento pós venda pode gerar fidelização dos clientes e gerar novas vendas de produtos semelhantes.

  • Conheça e cuide de sua loja virtual

Criar uma loja virtual e deixar online não é sinônimo de venda.

Uma loja virtual nova, precisa se preocupar em trazer tráfego , se você está iniciando do zero e não tem uma lista de clientes, a dedicação precisa ser maior ainda.

O tráfego orgânico pode ajudar lojistas que não tenham muito investimento pago nas redes sociais.

Hoje em dia, o ideal era ter investimento pago nas redes sociais + tráfego orgânico + comunicação frequente e assertiva nas redes sociais.

Para o tráfego orgânico, a dica é cuide da descrição e fotos de seus produtos e busque por conhecer mais sobre SEO.

Falei aqui um pouco sobre o visual da loja, vale a pena a leitura.

  • Busque ajuda profissional , de grupos de lojistas

Se você por algum motivo, não fez nenhuma das dicas acima e não sabe por onde começar o planejamento de sua loja virtual.

O ideal é procurar ajuda em formato de consultoria, por exemplo, muitos profissionais tem esse serviço específico para plano de negócios, estratégias de vendas e gestão de redes sociais.

Vai depender da etapa que você se encontra para melhor acertar qual a ajuda que precisa.

Temos o serviço de consultoria , caso tenha interesse, aqui.

Grupos no facebook, de lojistas também podem auxiliar a sua etapa específica, troca de experiências sempre é válida.

Só não esqueça de ver que ponto você está para não se comparar com um lojista que já esteja há anos no mercado e perca a motivação, o caminho é longo e não é fácil nesse mundo online.

 

Mas se você está certo do seu projeto, sua motivação e dedicação com certeza trará ótimos frutos.

 

 

 

 

 

 

  • Dedicação : Tenha processos , anote suas evoluções

Gerir uma loja virtual traz diversos questões ao lojistas : planejamento, administração, estratégias, vendas, pós vendas, logística.

Aproveite o inicio de seu negócio para deixar a casa em ordem, enquanto não tem uma demanda muito alta, aproveite para organizar seus processos.

Um exemplo:

Segunda : Organizar as fotos de produtos para usar nas redes sociais, mudar algumas na loja ( vitrine)

Criar posts para semana de ofertas ou história da marca.

Terça: Agendar os posts para semana de datas especificas do mês que terá promoções ( exemplo: cupom toda sexta feira)

Estudar o público e preferências , lembre-se que as redes sociais são feitas para Entreter.

Quarta:Verificar se os meios de pagamentos estão funcionando ( teste sua loja)

Verificar se o frete está ok ( teste sua loja)

Quinta: Estudar tendências da sua área.

Fazer um curso online, youtube tem muitos cursos gratuitos ótimos.

Sexta: Melhorar as descrições dos produtos.

Planejar a próxima semana…

São exemplos, mas que ajudam a ver que ter uma loja virtual não é apenas vender, quanto mais for listando suas tarefas , necessidades e objetivos sua gama vai aumentando e pode surgir diversas ideias de como divulgar mais e melhor seu negócio.

O Trello é uma ferramenta fácil, grátis que você pode usar nesse processo.

Checklist de processos são ótimos para deixarmos a semana mais organizada e ver nossas evoluções e quando as vendas começarem esses processos irão te ajudar na produtividade e gestão de sua loja virtual.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco 🙂

Como anda o visual de sua loja virtual?

Como anda o visual de sua loja virtual?

A loja virtual perde ainda, da loja física pelo contato físico que podemos ter quando vamos à uma loja física.

Eu disse ainda, porque na rapidez que a tecnologia anda, é possível que esse contato (toque) possa chegar logo mais ao mundo online. Mas, voltando a nossa realidade, o que fazer para que a experiência de compra seja a melhor possível para seu cliente?

Além da parte visual da sua loja que deve ser atrativa, aconchegante, segura e fácil de navegar, um fator especialmente importante é a sua vitrine.

Você tem feito o básico? Um bom layout, um menu fácil de navegar, fotos de qualidade e descrição são pontos que os lojistas não podem deixar de ter atenção.

Com o passar do tempo, você pode ir atualizando sua loja, suas descrições, melhorando as fotos entre outras coisas, vejo muitos lojistas querendo colocar plugins, integrações e tudo mais dentro da loja virtual.

Mas negligenciam o básico, arrumar o visual de sua loja virtual pode modificar e muito como seus clientes percebem sua marca.

Além de ajudar na navegação, e buscas orgânicas, além de poder aumentar suas taxas de conversões.

Menu da sua loja

Fique atento também para essa parte em sua loja, a forma como você organizá-la também pode ajudar nas conversões, buscas e indexação no google.

Antes de começar o cadastro de produtos inicie pela arquitetura do menu, ela é a base de sua loja.

Além de usual para seu usuário ela também está ligada ao SEO e indexação de buscas como o Google.

Algumas dicas:

  • Planeje antes a estrutura, inicie sua loja com essa base;
  • Não deixe categorias ou subcategorias sem produtos;
  • Caso não tenha ainda produtos na subcategoria ou categoria não ative;
  • Se for trocar o nome de alguma categoria/subcategoria não esqueça de fazer redirect 301 para url ;
  • As palavras escolhidas para as categorias e subcategorias , pesquise para ver a relevância em seu nicho e como as lojas de nicho as utilizam;

Fotos de Produtos

Que no caso da loja virtual, seriam as imagens e fotos de seus produtos, ter fotos profissionais e padronizadas vai te ajudar e muito a mostrar para seu cliente o mais real do seu produto com qualidade.

Fotos mais humanizadas mostrando a usabilidade do seu produto é algo que deve ser levado em conta, e utilizada tanto em sua loja virtual como também nas redes sociais.

Caso não tenha investimento para fotos profissionais, a dica é usar sempre fundo branco para que o destaque seja o produto, como a foto em destaque. E uma segunda imagem do produto sendo utilizado, em outros ângulos, vai ajudar na decisão de compra do cliente.

Além da qualidade e perfeição de fotos é importante que as imagens sejam todas dimensionadas no mesmo formato assim a visualização e a aparência de sua loja ficará mais clean e profissional, agradando a quem estiver navegando.

 

Cadastro de Produtos

O cadastro do produto, outra parte fundamental para que o cliente decida a compra com mais facilidade e tenha menos dúvidas. Além disso, a qualidade descritiva do produto vai ajudar também a diminuir a probabilidade de pedidos de trocas ou devoluções, que são custos adicionais na logística da loja.

A página de detalhes é essencial, além de fotos, dependendo do seu produto ou serviço você pode usar vídeos que ilustrem e tragam uma percepção mais real do produto, além de ajudar na viralização de campanhas de sua marca, ele vai ajudar na decisão de compra.

Detalhes como informações básicas, bem classificadas , ricas em detalhes sempre é importante!

Para buscar mais informações sobre cadastro de produtos, indicamos prestar atenção em outras lojas, como elas fazem essa descrição dependendo da sua área, pode conter também tabela de medidas entre outras informações.

Tudo que facilite seu cliente não ter dúvidas na hora da compra vai ajudar na conversão de sua loja.

Na dúvida, faça uma pergunta como cliente você compraria seu produto? Ficou com alguma dúvida? Qual(is)?

Se colocar do outro lado como consumidor com certeza vai ter ajudar a criar descrições próprias e que facilitem a navegação e procura do seu cliente.

Alguns sites interessantes para pesquisa:

  • Google Trends
  • Google auto completar 
  • Grupos de facebook e anúncios do Mercado Livre, é possível retirar muitas dúvidas de clientes reais e ter ideias de como mostrar seu produto para o seu público.

No texto dessas informações, lembre-se das dicas de SEO,  a união desses fatores com certeza vai facilitar a vida do seu cliente, influenciar em sua decisão de compra e ao mesmo tempo estará otimizando sua loja nas buscas orgânicas.

Precisa de ajuda para esse planejamento ou renovação de seu negócio, veja nossos serviços.

Também oferecemos serviços de criação de slides e banners para deixar sua loja mais profissional, saiba mais.

 

Como cadastrar produtos com variação em sua loja na plataforma e-com.club

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Se você esta iniciando sua loja virtual, a plataforma e-com.club tem um plano gratuito.

Baixe aqui o tutorial

Você pode se cadastrar e verificar se os recursos que ela proporciona vai de encontro ao que realmente precisa, e também verificar qual o plano se encaixa ao seu negócio.
A dica que oferecemos para você que esta iniciando sua loja virtual, é faça testes. E veja qual a plataforma se adapta melhor a seu ramo e negócio, além do valor mensal de investimento, é legal verificar os recursos que cada plataforma oferece.
Existem muitas no mercado, não existe uma melhor ou pior, tudo depende do seu negócio e o que você esta procurando.

Prestamos serviços de criação de layout personalizado para lojistas da e-com.club, mas vamos além de apenas entregar a loja pronta para o cliente vender.

Oferecemos pacotes completos com consultoria exclusiva de tudo que você precisa saber para começar sua loja online.

Além disso, também temos suporte para migração de dns, registro de domínio, e configuração de contas Google Analytics , ou seja, se você esta iniciando sua loja agora e precisa dessa ajuda, nós podemos te ajudar!

Clique aqui e confira alguns trabalhos

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Vídeo Tutorial Mailchimp

Vídeo Tutorial Mailchimp

Você usa emailmarketing para seu negócio?

Sabe usar o mailchimp? Fizemos um tutorial para você aprender a usar.

Veja o tutorial que fizemos sobre o mailchimp, uma ferramenta para usar na sua loja virtual.

 

Mailchimp- Emailmarketing

 

 

Existem vários estratégias que você pode montar utilizando o emailmarketing na sua loja ou seu negócio online.

Ter uma base de clientes te ajuda a fidelizar seu público, e o custo muitas vezes é menor que trazer novos visitantes para sua base.

Use com moderação e planejamento. Aproveite para promover ações que seu público tem interesse, e dependendo do produto promover uma recompra.

Além do custo de anúncios serem mais baixos para um público que já te conhece, a recompra , fidelização é uma estratégia que pode fazer com que a base de clientes te ajude principalmente se você ainda é pequeno.

A concorrência na internet está bem maior e a cada ano que passa será maior.

Pense e cuide bem do seu pós vendas também, um cliente que já comprou com você e foi bem atendido, recebeu o produto na data combinada e ficou satisfeito, para ele é muito mais fácil comprar de novo de você, além de te indicar para amigos e familiares.

Produzindo assim para seu negócio uma prova social e credibilidade para sua marca, seu negócio.

Cada público, e nicho pode ser bem particular, por isso, o que aconselho sempre, é  fuja de fórmulas mágicas na hora de disparar suas campanhas, faça algo seu, único que converse com seu público e que tenha a ver com o produto que está oferecendo.

O design, a estratégia e o planejamento de campanhas pode ajudar para seu negócio.

Conte pra gente se você tem utilizado, e se teve resultados?