Como aumentar as vendas online com uma estratégia de e-commerce eficaz

Como aumentar as vendas online com uma estratégia de e-commerce eficaz

Como aumentar as vendas online com uma estratégia de e-commerce eficaz

O e-commerce é uma forma de comércio eletrônico que permite aos consumidores comprar produtos e serviços pela internet. Para ter sucesso nesse mercado, é preciso ter uma estratégia de e-commerce eficaz, que envolve planejamento, execução e avaliação.

Algumas dicas para criar uma estratégia de e-commerce eficaz são:

  • Definir o público-alvo e o nicho de mercado: é importante conhecer as características, necessidades e preferências dos potenciais clientes, bem como os concorrentes e as oportunidades do segmento escolhido.
  • Escolher a plataforma de e-commerce adequada: existem diversas opções de plataformas de e-commerce no mercado, que oferecem diferentes funcionalidades, custos e benefícios. É preciso escolher a que melhor se adapta ao tipo de produto ou serviço, ao orçamento e aos objetivos do negócio.
  • Criar um site atrativo e funcional: o site é a vitrine do negócio online, por isso deve ser atrativo, fácil de navegar, seguro e otimizado para os mecanismos de busca. Também deve ter um design responsivo, que se adapte aos diferentes dispositivos dos usuários.
  • Oferecer um atendimento de qualidade: o atendimento ao cliente é um fator determinante para a fidelização e a satisfação dos consumidores. É preciso oferecer canais de comunicação eficientes, rápidos e personalizados, que resolvam as dúvidas, reclamações e sugestões dos clientes.
  • Investir em marketing digital: o marketing digital é essencial para divulgar o negócio online, atrair tráfego qualificado, gerar leads e conversões. Algumas estratégias de marketing digital para o e-commerce são: email marketing, redes sociais, anúncios pagos, SEO, conteúdo, entre outras.
  • Use as redes sociais para ampliar seu público, divulgar seus produtos e encantar seus clientes.
  • Fidelização de clientes e vitrine atrativa com estoque de produtos que seu público procura.
  • Converse com sua audiência, entenda sua persona e execute testes nas redes, planejar é essencial, mas executar e avaliar para validação pode fazer a diferença em seu negócio.

Se você tem um e-commerce, sabe que a concorrência é cada vez maior e que é preciso se destacar para atrair e fidelizar clientes. Mas como fazer isso de forma eficiente e lucrativa? Neste post, vamos compartilhar com você algumas dicas de como aumentar as vendas online com uma estratégia de e-commerce eficaz. Confira!

  1. Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para ter sucesso no e-commerce é conhecer bem o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que têm interesse nos seus produtos ou serviços. Para isso, você pode fazer uma pesquisa de mercado, analisar os dados dos seus clientes atuais e criar personas, que são representações fictícias do seu cliente ideal.

Ao conhecer o seu público-alvo, você poderá oferecer soluções personalizadas, criar campanhas de marketing mais assertivas e melhorar a experiência de compra dos seus consumidores.

  1. Otimize as suas páginas de anúncio

As páginas de anúncio são aquelas que apresentam os seus produtos ou serviços aos visitantes do seu site. Elas devem ser atrativas, informativas e persuasivas, para convencer os potenciais clientes a realizarem uma compra.

Para otimizar as suas páginas de anúncio, você deve:

  • Usar boas fotos e vídeos dos seus produtos, mostrando os detalhes e os benefícios;
  • Escrever títulos e descrições claros, completos e otimizados para SEO (Search Engine Optimization), que é a técnica de melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca;
  • Incluir depoimentos, avaliações e selos de confiança, para aumentar a credibilidade e a autoridade da sua marca;
  • Adicionar botões de chamada para ação (call to action), que incentivam os visitantes a tomarem uma decisão, como comprar, assinar ou entrar em contato.

3. Divulgue os seus produtos em diferentes canais

Para aumentar as vendas online, você precisa ampliar o alcance da sua marca e atrair mais tráfego para o seu site. Uma forma de fazer isso é divulgar os seus produtos em diferentes canais, como:

  • Redes sociais: crie perfis nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube , Tiktok, entre outros, e compartilhe conteúdos relevantes, interaja com os seus seguidores e faça promoções exclusivas;
  • E-mail marketing: crie uma lista de contatos qualificados e envie e-mails com ofertas, novidades, dicas e outros conteúdos que gerem valor para os seus clientes;
  • Anúncios pagos: invista em plataformas como Google Ads e Meta Ads, que permitem criar anúncios segmentados por palavras-chave, localização, idade, interesses e outros critérios;
  • Comparadores de preço: cadastre os seus produtos em sites como Google Shopping, que comparam os preços de diferentes lojas online e ajudam os consumidores a encontrarem as melhores ofertas.

4. Crie kits e combos de produtos

Uma estratégia simples e eficaz para aumentar as vendas online é criar kits e combos de produtos que se complementam ou que tenham alguma relação entre si. Por exemplo, se você vende roupas femininas, pode criar um kit com uma blusa, uma calça e um acessório.

Ao criar kits e combos de produtos, você pode oferecer um desconto ou um brinde para estimular a compra. Além disso, você pode aumentar o valor médio do pedido (ticket médio) e reduzir os custos com frete e embalagem.

  1. Ofereça condições especiais de pagamento e frete

Outra forma de aumentar as vendas online é oferecer condições especiais de pagamento e frete para os seus clientes. Por exemplo, você pode:

  • Oferecer parcelamento sem juros ou desconto à vista;
  • Oferecer frete grátis acima de um determinado valor ou para algumas regiões;
  • Oferecer cupons de desconto ou cashback (devolução de parte do dinheiro gasto na compra).

Saiba mais sobre nossos serviços de consultoria, tráfego pago, SEO entre outros.

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Como usar as redes sociais para divulgar loja virtual / negócio online?

Usando redes sociais para divulgar loja virtual / negócio online

 

Nos últimos tempos, tenho notado muitos lojistas criando loja virtual e não sabendo como iniciar a divulgação nas redes sociais.

Existem diversos tutoriais na internet, de formas, formatos, dicas sobre esse assunto, porém de modo aleatório, que dificulta a consulta para quem esta iniciando.

Por isso pensei em criar módulos de ajuda para quem está começando um negócio online, com passo a passo.

Um passo a passo de ajuda para quem não tem nenhuma noção de onde começar essa etapa de divulgação.

A primeira coisa importante que um empreendedor precisa ter em mente, é que ao inaugurar sua loja virtual a divulgação é extremamente importante.

Vale sim a frase : Quem não é visto, não é lembrado!

Primeiro passo para divulgar seu negócio é criar uma conta na rede social.

Antes, responda algumas perguntas :

  • Em qual rede social está meu público?
  • Qual(is) redes sociais irei manter frequência e planejamento para publicações de conteúdo de minha loja?
  • Terei tempo para alimentar todas? Senão, qual(is) irei iniciar?

 

Para responder essas questões pense antes sobre : 

Se não souber a reposta, Escolha e TESTE , as mais utilizadas : Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp , Twitter e Pinterest

Após a escolha abra conta nas redes sociais que for alimentar com frequência e planejamento.

Tente não replicar o mesmo conteúdo em diferentes redes sociais. Os formatos e o público são diferentes, e mesmo que sejam as mesmas pessoas, ninguém gosta de ver o mesmo post em mais de um local. Seu engajamento pode diminuir por não estar se relacionando da maneira adequada que a rede proporciona.

Vídeos para Youtube , são em formatos horizontais. É possível conseguir maior aproximação do seu público, maior engajamento em comentários e até alcance orgânico se o seu conteúdo responde uma dúvida ou é relevante a comunidade que deseja se comunicar. Pode ter um tempo maior , em média 10 minutos. Além disso a busca orgânica no Youtube é algo importante e útil : é um conteúdo que tem uma sobrevida maior que vídeos no facebook/ stories e outras redes, se o assunto for atemporal e/ ou relevante.

Vídeos para Instagram feed, e stories, ou mesmo IGTV , formato vertical, são vídeos mais curtos, mais dinâmicos. Lives ajudam a levantar sua audiência, os vídeos podem ser mais caseiros, com menos produções. O contato com o público pode beneficiar sua marca, no sentido de aproximar, tirar dúvidas, reconhecimento de marca, entre outros assuntos que podem ser relevantes para seu negócio.

Vídeo no feed do Facebook, é bem parecido com Instagram, porém podem ser horizontais, principalmente se forem live, para feeds. Os formatos mais usados são quadrados ou verticais. Para lives, podem ser horizontais se utilizar uma ferramenta de conversa com mais de uma pessoa na live, como também  podem ser feito verticais pelo próprio celular. Lives no Facebook usualmente duram mais tempo que lives no Instagram, pelo menos atualmente, é o que tenho notado. Talvez pelo fato do usuário acompanhar mais em desktop  a retenção do público é maior pelo mesmo motivo do Youtube, para acompanhar ao mesmo tempo q estamos trabalhando ou navegando em outros locais. No celular normalmente queremos algo mais ágil e rápido, isso é algo particular que tenho notado atualmente, mas não é regra fixa.

Todas essas questões devem ser levadas em conta antes de planejar o formato que será criado o conteúdo, e para que rede , além do fato de pensar com quem você vai estar falando.

Falando sobre formatos imagens, gifs e textos, algumas questões também precisamos levar em conta.

Publicar uma foto com a mesma legenda para qualquer rede social pode não ser uma boa ideia.

Por dois motivos principais:

Primeiro no Facebook, é possível colocar um texto com link para call to action , além da imagem, e no Instagram não são todas as contas que tem o Instashop aprovados, o que dificulta organicamente o usuário clicar e cair na sua loja por exemplo.

Além disso, os formatos do facebook podem ser diferentes do Instagram , você pode publicar a foto em formato quadrado, retangular e carrossel, gifs, slides, vídeos linkáveis. E no Instagram, o formato padrão é quadrado , carrossel ou vídeo.

Outro fator é que a forma de conversar em cada rede pode sim ser diferente e despertar interesse diferente de acordo com a publicação.

Dá mais trabalho isso, sim, dá sim! Mas faça um teste e veja as diferenças nas métricas.

Além disso, também o fator horário e dia pode influenciar a publicação. O público pode estar mais ativo de manhã em uma rede x , e a noite em outra. Isso também precisa ser levado em conta, e testado.

Não tem fórmula mágica? Como irei saber? Não tem!

A única forma de saber é testando e conferindo relatórios semanais, para entender seu público.

No início será parecido com teste às cegas já que você está iniciando seu negócio e não tem parâmetros de seu público, aí vem a importância de conhecer muito bem ele antes de iniciar a divulgação.

Um pouco de conhecimento do público você já deve ter , afinal estou partindo da ideia que já criou uma loja e vende um produto para ele, alguma coisa você sabe dele.

É aí o pulo do gato, que você precisa pensar e refletir.  Para quem você irá vender? Quem é essa pessoa? O que faz? Do que gosta? Por que vai comprar de você e não do seu concorrente? São muitas variáveis, mas que precisam ser levadas em conta para o seu planejamento inicial antes de sair divulgando para todo mundo.

Conhece a frase de mãe?  Você não é todo mundo! Pois é, vender para todo mundo pode te levar a vender para ninguém.

Ainda mais se você é pequeno e esta iniciando sem uma ajuda profissional, precisa conhecer muito bem seu público, seu produto e delinear ao máximo como vai querer se relacionar com ele. Mostrar que sua marca vale a pena , que vai valer a pena ele parar e curtir sua fanpage, curtir sua foto, te seguir.

Pq vai valer a pena? Só você pode dizer, e não vale dizer : pq tenho atendimento mto bom, pq meu preço é menor, pq eu entrego tudo certinho, pq meu produto é de qualidade, essas são características mínimas para se comprar algo.

O que seu produto e sua marca diferencia das demais?

Depois de ler tudo isso você não desistiu?

Mto bom! Então, seu produto, sua marca e você com certeza tem algo a dizer para seu público e tem um propósito maior para criar um negócio.

E para essa semana, pense em tudo que leu aqui, tente delinear seu público, sua persona, veja aqui um artigo sobre isso que pode te ajudar.

Além disso, fale com clientes, entenda eles, converse, perceba como seu concorrente se comporta nas redes.

Use o checklist  Meu Negócio nas Redes Sociais – Parte 1 

Faça seu checklist online:
Meu negócio nas redes sociais

Na próxima semana começamos o passo a passo para Planejar e Divulgar sua marca – Primeira Semana nas Redes Sociais.

Te espero!

Como anda o visual de sua loja virtual?

Como anda o visual de sua loja virtual?

A loja virtual perde ainda, da loja física pelo contato físico que podemos ter quando vamos à uma loja física.

Eu disse ainda, porque na rapidez que a tecnologia anda, é possível que esse contato (toque) possa chegar logo mais ao mundo online. Mas, voltando a nossa realidade, o que fazer para que a experiência de compra seja a melhor possível para seu cliente?

Além da parte visual da sua loja que deve ser atrativa, aconchegante, segura e fácil de navegar, um fator especialmente importante é a sua vitrine.

Você tem feito o básico? Um bom layout, um menu fácil de navegar, fotos de qualidade e descrição são pontos que os lojistas não podem deixar de ter atenção.

Com o passar do tempo, você pode ir atualizando sua loja, suas descrições, melhorando as fotos entre outras coisas, vejo muitos lojistas querendo colocar plugins, integrações e tudo mais dentro da loja virtual.

Mas negligenciam o básico, arrumar o visual de sua loja virtual pode modificar e muito como seus clientes percebem sua marca.

Além de ajudar na navegação, e buscas orgânicas, além de poder aumentar suas taxas de conversões.

Menu da sua loja

Fique atento também para essa parte em sua loja, a forma como você organizá-la também pode ajudar nas conversões, buscas e indexação no google.

Antes de começar o cadastro de produtos inicie pela arquitetura do menu, ela é a base de sua loja.

Além de usual para seu usuário ela também está ligada ao SEO e indexação de buscas como o Google.

Algumas dicas:

  • Planeje antes a estrutura, inicie sua loja com essa base;
  • Não deixe categorias ou subcategorias sem produtos;
  • Caso não tenha ainda produtos na subcategoria ou categoria não ative;
  • Se for trocar o nome de alguma categoria/subcategoria não esqueça de fazer redirect 301 para url ;
  • As palavras escolhidas para as categorias e subcategorias , pesquise para ver a relevância em seu nicho e como as lojas de nicho as utilizam;

Fotos de Produtos

Que no caso da loja virtual, seriam as imagens e fotos de seus produtos, ter fotos profissionais e padronizadas vai te ajudar e muito a mostrar para seu cliente o mais real do seu produto com qualidade.

Fotos mais humanizadas mostrando a usabilidade do seu produto é algo que deve ser levado em conta, e utilizada tanto em sua loja virtual como também nas redes sociais.

Caso não tenha investimento para fotos profissionais, a dica é usar sempre fundo branco para que o destaque seja o produto, como a foto em destaque. E uma segunda imagem do produto sendo utilizado, em outros ângulos, vai ajudar na decisão de compra do cliente.

Além da qualidade e perfeição de fotos é importante que as imagens sejam todas dimensionadas no mesmo formato assim a visualização e a aparência de sua loja ficará mais clean e profissional, agradando a quem estiver navegando.

 

Cadastro de Produtos

O cadastro do produto, outra parte fundamental para que o cliente decida a compra com mais facilidade e tenha menos dúvidas. Além disso, a qualidade descritiva do produto vai ajudar também a diminuir a probabilidade de pedidos de trocas ou devoluções, que são custos adicionais na logística da loja.

A página de detalhes é essencial, além de fotos, dependendo do seu produto ou serviço você pode usar vídeos que ilustrem e tragam uma percepção mais real do produto, além de ajudar na viralização de campanhas de sua marca, ele vai ajudar na decisão de compra.

Detalhes como informações básicas, bem classificadas , ricas em detalhes sempre é importante!

Para buscar mais informações sobre cadastro de produtos, indicamos prestar atenção em outras lojas, como elas fazem essa descrição dependendo da sua área, pode conter também tabela de medidas entre outras informações.

Tudo que facilite seu cliente não ter dúvidas na hora da compra vai ajudar na conversão de sua loja.

Na dúvida, faça uma pergunta como cliente você compraria seu produto? Ficou com alguma dúvida? Qual(is)?

Se colocar do outro lado como consumidor com certeza vai ter ajudar a criar descrições próprias e que facilitem a navegação e procura do seu cliente.

Alguns sites interessantes para pesquisa:

  • Google Trends
  • Google auto completar 
  • Grupos de facebook e anúncios do Mercado Livre, é possível retirar muitas dúvidas de clientes reais e ter ideias de como mostrar seu produto para o seu público.

No texto dessas informações, lembre-se das dicas de SEO,  a união desses fatores com certeza vai facilitar a vida do seu cliente, influenciar em sua decisão de compra e ao mesmo tempo estará otimizando sua loja nas buscas orgânicas.

Precisa de ajuda para esse planejamento ou renovação de seu negócio, veja nossos serviços.

Também oferecemos serviços de criação de slides e banners para deixar sua loja mais profissional, saiba mais.

 

Como cadastrar produtos com variação em sua loja na plataforma e-com.club

Como cadastrar produtos com variação em sua loja na plataforma e-com.club

Como cadastrar produtos com variação em sua loja na plataforma e-com.club

 

 

 

Se você esta iniciando sua loja virtual, a plataforma e-com.club tem um plano gratuito.

Baixe aqui o tutorial

Você pode se cadastrar e verificar se os recursos que ela proporciona vai de encontro ao que realmente precisa, e também verificar qual o plano se encaixa ao seu negócio.
A dica que oferecemos para você que esta iniciando sua loja virtual, é faça testes. E veja qual a plataforma se adapta melhor a seu ramo e negócio, além do valor mensal de investimento, é legal verificar os recursos que cada plataforma oferece.
Existem muitas no mercado, não existe uma melhor ou pior, tudo depende do seu negócio e o que você esta procurando.

Prestamos serviços de criação de layout personalizado para lojistas da e-com.club, mas vamos além de apenas entregar a loja pronta para o cliente vender.

Oferecemos pacotes completos com consultoria exclusiva de tudo que você precisa saber para começar sua loja online.

Além disso, também temos suporte para migração de dns, registro de domínio, e configuração de contas Google Analytics , ou seja, se você esta iniciando sua loja agora e precisa dessa ajuda, nós podemos te ajudar!

Clique aqui e confira alguns trabalhos

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Vídeo Tutorial Mailchimp

Vídeo Tutorial Mailchimp

Você usa emailmarketing para seu negócio?

Sabe usar o mailchimp? Fizemos um tutorial para você aprender a usar.

Veja o tutorial que fizemos sobre o mailchimp, uma ferramenta para usar na sua loja virtual.

 

Mailchimp- Emailmarketing

 

 

Existem vários estratégias que você pode montar utilizando o emailmarketing na sua loja ou seu negócio online.

Ter uma base de clientes te ajuda a fidelizar seu público, e o custo muitas vezes é menor que trazer novos visitantes para sua base.

Use com moderação e planejamento. Aproveite para promover ações que seu público tem interesse, e dependendo do produto promover uma recompra.

Além do custo de anúncios serem mais baixos para um público que já te conhece, a recompra , fidelização é uma estratégia que pode fazer com que a base de clientes te ajude principalmente se você ainda é pequeno.

A concorrência na internet está bem maior e a cada ano que passa será maior.

Pense e cuide bem do seu pós vendas também, um cliente que já comprou com você e foi bem atendido, recebeu o produto na data combinada e ficou satisfeito, para ele é muito mais fácil comprar de novo de você, além de te indicar para amigos e familiares.

Produzindo assim para seu negócio uma prova social e credibilidade para sua marca, seu negócio.

Cada público, e nicho pode ser bem particular, por isso, o que aconselho sempre, é  fuja de fórmulas mágicas na hora de disparar suas campanhas, faça algo seu, único que converse com seu público e que tenha a ver com o produto que está oferecendo.

O design, a estratégia e o planejamento de campanhas pode ajudar para seu negócio.

Conte pra gente se você tem utilizado, e se teve resultados?

 

 

Google Analytics: Dicas essenciais

Google Analytics: Dicas essenciais

Google Analytics – Como usar? Dicas essenciais para sites e lojas virtuais

 

O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo google, de relatórios de controle de tráfego.

Vamos falar nesse post algumas dicas essenciais para você utilizá-lo.

Essa ferramente vai ajudar sua empresa a melhorar a qualidade de seu site/loja virtual e e otimizá-la.

Mas como usar e ajudar nesses mecanismos de pesquisa?

Com o Google Analytics você monitora o tráfego de seu site/loja virtual.

Através dos relatórios gerados em seu histórico é possível verificar dados, otimizar e melhorar a experiência de visita em seu site/loja virtual.

E o que é possível ver nele?

1) Número de visitas, número de visitantes únicos e retorno de visitantes:

Controlar as visitas do seu site/loja virtual não é apenas ver quantas visitas ele recebeu em determinada data ou período.

Mas sim monitorar todas as visitas diariamente.

Nos relatórios de “Público-alvo”, você pode ver, por padrão:

  • número de visitas(sessões),
  • o número de visitantes únicos ( usuários),
  • o número de visitantes que retornaram ao seu site.

O que são sessões

Essa métrica calcula o número de sessões individuais iniciadas por cada usuário para o seu site/ loja virtual.

Ou seja, todas as vezes que um usuário interage com o conteúdo de sua página, é contada 1 sessão.

O sistema toma o cuidado de relacionar essa atividade ao tempo de interação.

Como funciona?

Um usuário pode ficar inativo por 30 minutos ou mais. Qualquer atividade posterior a esse tempo, será contada como nova sessão.

Porém, aqueles usuários que deixaram seu site, mas retornaram em até 30 minutos, são contados como parte da sessão original.

Desse modo, você verá que o número de sessões normalmente é maior que o número de usuários.

Afinal, uma mesma pessoa pode ter várias sessões em seu site.

Quando uma nova pessoa inicia uma sessão, é contada uma sessão e um usuário adicional.

Porém, quaisquer futuras sessões do mesmo usuário  em um determinado período de tempo.

Serão consideradas apenas sessões adicionais, e não novos usuários.

O que são usuários

Essa métrica se refere à quantidade de pessoas, que interagiram com o conteúdo de seu site/loja virtual, em um determinado período de tempo.

Isso significa que, se um mesmo usuário visualizar 10 vezes suas páginas, ele ainda contará apenas como um único usuário.

Nessa métrica, os visitantes são mapeados durante sua navegação.

Assim, só são contabilizados aqueles que nunca interagiram com seu site em outra ocasião.

Por meio desse dado, você tem uma ideia real de quantos usuários entram em seu site pelo período rastreado.

Esse período você consegue rastrear por data, mês , personalizado. E também consegue comparar com um período anterior.

Assim, consegue mensurar se seu site está conquistando mais usuários ou apenas mantendo os que já possui. ( Em Visitantes : Novos x Recorrentes)

Número de visitantes que retornaram ao seu site.

Para que os usuários voltem, você precisa ter :

  • design do site de qualidade ( responsivo / mobile nos dias atuais é imprescindível) Teste aqui para ver se seu site é amigável.
  • imagens com boa resolução ( para otimizar suas imagens use TinJPG )
  • conteúdo de texto relevante ( SEO , pode verificar alguns dados aqui e aqui)
  • páginas de carregamento rápido, entre ouhttps://www.seotesteronline.comtros aspectos.

Por que analisar essas métricas são importantes?

Essas métricas são essenciais para o sucesso de sua página, especialmente se você as analisa em conjunto.

Por meio delas, é possível avaliar a qualidade do seu conteúdo e o sucesso de suas campanhas de marketing digital.

Por exemplo:

Você verifica que não há muitas interações de cada usuário em seu site: é possível que seu conteúdo não esteja cativando as pessoas a continuarem navegando.

Você investe em uma determinada campanha de marketing, mas percebe que o número de usuários permanece o mesmo, ou aumenta muito pouco, talvez seja necessário rever sua campanha.

O contrário também é verdadeiro:

Você verifica um aumento de sessões em seu site : provavelmente você tem acertado no conteúdo .

Use essas informações a seu favor para manter e direcionar a produção de novos conteúdos baseado nos que tem tido sucesso.

O mesmo vale para marketing e divulgação. Porém fique atento, o que deu certo hoje pode não dar certo amanhã. 

O que é válido também, se após determinada campanha de marketing o número de usuários aumenta bastante.

 Veja o vídeo de como criar urls e tagueá-las para mensurar em seu G.A.

Mensurar e controlar esses três níveis de visitantes pode lhe dar uma ideia de desempenho do seu site/loja virtual .

Taxa de rejeição o que é?

Taxa de rejeição é a porcentagem de visitas que o seu site recebeu apenas em 01 página.

Ou seja,  visitantes que entraram em seu site/loja virtual mas não navegaram em  mais de uma página.

Alguém que entrou no seu site e visualizou apenas uma página e em seguida saiu.

Isso vai depender de cada site, se a conversão está 1 página, para seu negócio está ok .

Por isso essa métrica precisa ser analisada com cautela, antes de tirar conclusões precipitadas.

Qual o objetivo, quantos cliques até seu lead converter são necessários?

Após verificar essa informação, pense na taxa de rejeição ( ele mostra quantas páginas está a média de suas visitas)

Essa variável não deve ser vista sozinha mas no contexto geral.

Quanto menor a taxa maior relevância e melhor experiência seu usuário esta tendo em seu site.

E isso vai influir na relevância que o Google vai dar a seu domínio.

Mostrando autoridade, e levando ao público o seu domínio nas primeiras páginas, dependendo dos termos de pesquisa utilizados pelo usuário.

Veja mais sobre como ver mais termos de pesquisa em seu site console search 

Caso não tenha criado sua conta, veja o vídeo de como criar sua conta e integrar com G.A ( Google Analytics)

Monitore para saber como chegaram ao seu site/ loja virtual:

Não deixe de controlar as fontes de tráfego do seu site!

Você pode encontrar diversos dados sobre isso nos relatórios de “Aquisição” do Google Analytics.

Monitorar suas fontes de tráfego é muito útil e não deve ser ignorada se você tem um site ou uma loja virtual.

Você consegue verificar quais são as origens do seu tráfego, ou seja, onde os usuários da internet encontraram o seu site.

O Google Analytics divide essas origens em Orgânico x Referências x Redes Sociais x Campanhas (ADS).

Assim você consegue facilmente pelos relatórios verificar de onde vêm suas visitas.

Conferir os relatórios de fontes de tráfego pode ser bom até para encontrar novos parceiros.

Além disso, por meio disso, você poderá encontrar alguns sites que direcionam tráfego para o seu site. Que talvez você nunca tivesse conhecimento, se não fosse por essa ferramenta.

E também caso tenha parcerias, ou faça anúncios pagos para blogs , facebook ads, google adwords, e outros. Poderá mensurar os investimentos x retorno real.

Ajuda na construção de seu público alvo: 

Com os relatórios de “Comportamento” do Google Analytics, você consegue monitorar:

  • quais páginas do seu site/ loja virtual  estão conseguindo mais e menos acessos.

Isso pode ser especialmente benéfico para as páginas de conteúdo, as mais acessadas podem gerar insights para temas semelhantes de próximos artigos e conteúdos.

Para lojas virtuais, essa ferramenta é especialmente importante para :

  • Verificar os produtos mais vistos, ou vendidos;
  • Criar estratégias de campanha para melhorar os produtos que gostaria de colocar em destaque;
  • Criar promoções em cima daqueles que pelo relatório tiveram mais aceitação;
  • Entender seu público;
  • Verificar o comportamento de seu público na internet;
  • Entre outras informações que são relevantes de acordo com cada negócio.

Experiência de seu cliente em sua loja virtual/ experiência de usuário em seu site:

Também nos relatórios de “Comportamento”, você encontrará uma ferramenta muito interessante que pode ser especialmente boa para a otimização do seu site, que é a ferramenta de “Velocidade do site”.

Para verificar velocidade também pode ver mais dados em GTmetrix.

As ferramentas acima aponta respostas e sugestões para melhoria.

Essas são algumas dicas essenciais para começar a entender mais seu google analytics.

Entender que a otimização de sites é um processo contínuo. Ou seja, você pode aplicar todas as técnicas de otimização e deixar seu site/loja virtual bem mais relevante em uma semana. O que não quer dizer que na semana seguinte você não tenha que reavaliar e trabalhar novamente na otimização dele. Aplicando constantemente melhorias para manter e otimizar ainda mais o tráfego de seu site /loja virtual.

Mostramos o funcionamento da  ferramenta  Google Analytics , porém, convém, olhar o relatório gerado de forma ampla.

Pensando sempre no objetivo do seu negócio, e a partir dai criar estratégias para melhorar cada vez o que está construindo.

Mãos a obra e bom trabalho!

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