A loja virtual perde ainda, da loja física pelo contato físico que podemos ter quando vamos à uma loja física.

Eu disse ainda, porque na rapidez que a tecnologia anda, é possível que esse contato (toque) possa chegar logo mais ao mundo online. Mas, voltando a nossa realidade, o que fazer para que a experiência de compra seja a melhor possível para seu cliente?

Além da parte visual da sua loja que deve ser atrativa, aconchegante, segura e fácil de navegar, um fator especialmente importante é a sua vitrine.

Você tem feito o básico? Um bom layout, um menu fácil de navegar, fotos de qualidade e descrição são pontos que os lojistas não podem deixar de ter atenção.

Com o passar do tempo, você pode ir atualizando sua loja, suas descrições, melhorando as fotos entre outras coisas, vejo muitos lojistas querendo colocar plugins, integrações e tudo mais dentro da loja virtual.

Mas negligenciam o básico, arrumar o visual de sua loja virtual pode modificar e muito como seus clientes percebem sua marca.

Além de ajudar na navegação, e buscas orgânicas, além de poder aumentar suas taxas de conversões.

Menu da sua loja

Fique atento também para essa parte em sua loja, a forma como você organizá-la também pode ajudar nas conversões, buscas e indexação no google.

Antes de começar o cadastro de produtos inicie pela arquitetura do menu, ela é a base de sua loja.

Além de usual para seu usuário ela também está ligada ao SEO e indexação de buscas como o Google.

Algumas dicas:

  • Planeje antes a estrutura, inicie sua loja com essa base;
  • Não deixe categorias ou subcategorias sem produtos;
  • Caso não tenha ainda produtos na subcategoria ou categoria não ative;
  • Se for trocar o nome de alguma categoria/subcategoria não esqueça de fazer redirect 301 para url ;
  • As palavras escolhidas para as categorias e subcategorias , pesquise para ver a relevância em seu nicho e como as lojas de nicho as utilizam;

Fotos de Produtos

Que no caso da loja virtual, seriam as imagens e fotos de seus produtos, ter fotos profissionais e padronizadas vai te ajudar e muito a mostrar para seu cliente o mais real do seu produto com qualidade.

Fotos mais humanizadas mostrando a usabilidade do seu produto é algo que deve ser levado em conta, e utilizada tanto em sua loja virtual como também nas redes sociais.

Caso não tenha investimento para fotos profissionais, a dica é usar sempre fundo branco para que o destaque seja o produto, como a foto em destaque. E uma segunda imagem do produto sendo utilizado, em outros ângulos, vai ajudar na decisão de compra do cliente.

Além da qualidade e perfeição de fotos é importante que as imagens sejam todas dimensionadas no mesmo formato assim a visualização e a aparência de sua loja ficará mais clean e profissional, agradando a quem estiver navegando.

 

Cadastro de Produtos

O cadastro do produto, outra parte fundamental para que o cliente decida a compra com mais facilidade e tenha menos dúvidas. Além disso, a qualidade descritiva do produto vai ajudar também a diminuir a probabilidade de pedidos de trocas ou devoluções, que são custos adicionais na logística da loja.

A página de detalhes é essencial, além de fotos, dependendo do seu produto ou serviço você pode usar vídeos que ilustrem e tragam uma percepção mais real do produto, além de ajudar na viralização de campanhas de sua marca, ele vai ajudar na decisão de compra.

Detalhes como informações básicas, bem classificadas , ricas em detalhes sempre é importante!

Para buscar mais informações sobre cadastro de produtos, indicamos prestar atenção em outras lojas, como elas fazem essa descrição dependendo da sua área, pode conter também tabela de medidas entre outras informações.

Tudo que facilite seu cliente não ter dúvidas na hora da compra vai ajudar na conversão de sua loja.

Na dúvida, faça uma pergunta como cliente você compraria seu produto? Ficou com alguma dúvida? Qual(is)?

Se colocar do outro lado como consumidor com certeza vai ter ajudar a criar descrições próprias e que facilitem a navegação e procura do seu cliente.

Alguns sites interessantes para pesquisa:

  • Google Trends
  • Google auto completar 
  • Grupos de facebook e anúncios do Mercado Livre, é possível retirar muitas dúvidas de clientes reais e ter ideias de como mostrar seu produto para o seu público.

No texto dessas informações, lembre-se das dicas de SEO,  a união desses fatores com certeza vai facilitar a vida do seu cliente, influenciar em sua decisão de compra e ao mesmo tempo estará otimizando sua loja nas buscas orgânicas.

Precisa de ajuda para esse planejamento ou renovação de seu negócio, veja nossos serviços.

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