Essa semana recebemos a notícia de que o e-sedex vai ser encerrado pelos Correios, e o que isso vai afetar na sua loja virtual? Você parou para pensar?
Segundo as últimas notícias oficiais , retiradas de sites como Folha de SP, Veja, entre outras. O serviço e-sedex, modalidade mais econômica muito usada por lojas virtuais será extinto, no próximo dia 01 de janeiro de 2017, outras informações e comentários sobre essa mudança vocês já devem ter lido na internet no decorrer da semana.
Aqui vamos falar sobre o que fazer diante disso, ao invés de apenas reclamar já que isso não vai levar a nada.
Algumas alternativas para você que usa essa modalidade, ou mesmo para você que usa o serviços dos Correios, que todo mundo que usa sabe, deixa muito a desejar em diversos quesitos.
De maneira, mais simples, sim, vai dar um pouco de dor de cabeça usar outras formas de frete além dos correios, além de um trabalho a mais para você, mas pode ajudar a economizar tanto no frete, quanto no tempo de espera e benefícios para seu cliente, o que a meu haver mesmo que a economia no frete não seja tão grande pode ajudar a vender mais e deixar seu cliente satisfeito para novas compras, que acredito ser o objetivo final de todo lojista, vender e ter retorno de vendas cada vez maiores , e clientes satisfeitos fazem isso realmente acontecer.
Primeiro, essas são algumas soluções que achamos que possa te ajudar, cada negócio é único, e logística também, então não tem certo ou errado, melhor ou pior transportadora etc, são apenas sugestões que talvez para negócio sirva ou possa abrir novas ideias de acordo com sua cidade e área atendida também.
Se você é de SP e entrega para SP, uma empresa que temos usado frequentemente e atende bem ao nosso negócio é a Loggi, eles possuem duas modalidades de serviços via motoboy ( o que já impede o atendimento de lojas que vendem produtos realmente grandes e pesados).
Entrega sua encomenda em até 4 horas do início do pedido, você pode usar um dia para selecionar mais entregas, no meu caso, uso de 3 a 6 entregas para endereços mais ou menos perto, e ou crio uma rota que o valor normalmente fica o quase o mesmo valor de um sedex para capital , dependendo da rota e quantidade de pedido no dia, mas com uma super vantagem do cliente receber no dia da saída, e não ter problemas de atrasos que nos correios são cada vez mais frequentes.
Você pode abrir conta como pessoa física, via cartão de crédito, ou como pessoa jurídica com pagamento via boleto, todo dia 15 do mês, fechamento da fatura é todo dia 30 de cada mês.
Além disso se precisa de entrega mais rápida eles tem em alguns pontos, entrega em 1 hora, porém o valor é mais alto.
Eles mudaram recentemente o painel de controle, e pude ver as regiões que atendem ( sempre da mesma cidade pelo que entendi, mais dúvidas fale com eles aqui)
Regiões atendidas:
São Paulo Capital, alguns ceps não são atendidos * nem ABC por enquanto
Belo Horizonte
Curitiba
Porto Alegre
Rio de Janeiro.
Como utilizo essa empresa pude falar mais sobre ela as outras que vou citar nunca utilizei por isso é importante entrar em contato com elas para verificar se servem para seu negócio e loja virtual.
Essas foram algumas que encontrei que atendem e-commerce , algumas de pequeno porte outras tem regras próprias, por isso antes de cotar com as transportadoras siga um check list abaixo , que talvez possa te ajudar a encontrar aquelas adequadas a sua demanda:
Liste em uma tabela :
- A origem de expedição/coleta;
- Qual a quantidade de envios por uma faixa de tempo ( mês/dia/semana);
- Qual o valor médio de suas notas fiscais;
- Peso médio de seus produtos;
- Qual porcentagem de produtos com peso cúbico maior que o real ( esse valor é mais para demandas grandes ou volumes grandes de entrega algumas transportadoras podem perguntar sobre esse valor caso seu produto seja grande em medidas);
- Qual o volume de envio , por ex, 60% para SP, 10% para outras localidades e assim por diante, se atender apenas uma região tenha uma lista desse volume médio de envio por cep ou cidade, ou estado no total mensal).
- Algumas transportadores pedem o envio de tabelas de histórico de pedido com essas informações acima para passar orçamento e verificar possibilidade de contrato;
Enfim, quanto mais informações você souber de sua empresa e tiver um lista que possa conversar com a transportadora escolhida mais fácil de conseguir um acordo aceitável para ambas as partes com valores que agreguem valor a sua loja e faça o custo do frete para cliente não ser tão alto.
Se você não tem tempo de ver todas essas informações que passei, e quer achar outra alternativa , a Mandaê também tem serviços de logística , além de retirar seu pedido no local combinado e embalá-lo ela fez parcerias com algumas plataformas que podem te ajudar nesse início de entendimento de logística para sua loja.
E a integração na loja virtual? Bom, esse é um assunto para o próximo post pois dependendo da plataforma vai conseguir integrar a tabela de frete de transportadores e outros meios de entrega e em algumas outras essa modalidade não esta disponível.
Espero que algumas dessas informações venham a clarear as ideias e sair um pouco da dependência que muitos de nós temos com os Correios.
Boas vendas e boas entregas.
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