O post de hoje é sobre a ocorrência de “referral spam” nos dados de Google Analytics. Essa semana tivemos esse problema com um de nossos clientes. E pesquisamos um pouco sobre o assunto.

O que é referral spam ?  São programas automatizados que geram visitas através de robôs.

Spam referencial ocorre quando o site recebe tráfego de referência falso contra spam bots e este tráfego falso é registrado por seu Google Analytics.

E qual o resultado disso? Alguns domínios estranhos acabam se destacando por levar muito tráfego para o site. Porém, por não se tratarem de visitas orgânicas reais, os dados na parte de Referências no Google Analytics tornam-se falsos ou mal mensurados.

Com isso, medir os dados de sucesso do seu site, desde número de visitantes até um cálculo de rentabilidade e conversão, ficam comprometidos. Com um grande volume de dados falsos você pode tomar decisões erradas baseados em dados equivocados.

O que é um bot?

Um bot é um programa rastreador que é desenvolvido para executar tarefas repetitivas com alto grau de precisão e velocidade.

Bots são geralmente utilizados para indexação de web (indexar o conteúdo de websites). Mas eles também são utilizados para fins maliciosos, como:

  • para cometer a fraude do clique
  • endereços de e-mail colheita
  • conteúdo do site raspar
  • malwares propagação
  • inflacionar artificialmente o tráfego do site etc.

 

Existem bons e maus bots bots

Exemplo de um bom bot é “Googlebot” que é usado pelo Google para rastrear e páginas de índice da web na internet.

Bom bots obedecer directiva robots.txt mas ruins bots não. Bad bots podem criar contas de usuários falsos, enviar e-mails de spam, endereços de e-mail e colheita pode ignorar CAPTCHAs.

Maus bots geram essas falsas visitas que são uma espécie de golpe para que você clique no link da página em seu analytics e vá até o site indicado. O objetivo dessa ação é levar você a clicar em qualquer link do site (principalmente em anúncios ou palavras-chave com links) para que eles ganhem dinheiro com esse seu clique.

Se o seu site tiver um grande volume  (mais de 150 mil visitas/mês) esses links não serão um problema. Mas se o seu site não tiver esse volume é muito provável que esse golpe crie um grande ruído em seu analytics e, por consequência, irá afetar seu cálculo de metas, influenciando negativamente suas taxas de conversão no funil de vendas.

Como filtrar os Spam Bots?

Hoje não existe uma maneira 100% efetiva de impedir esse tipo de golpe, pois é algo que deve ser resolvido pelo Google. Mas, encontramos uma  forma que pode ajudar você a resolver esse problema.

1 – Configure seu Analytics (método básico)

É importante configurar filtros em análise para remover os dados históricos, bem como para ajudar a filtrar quaisquer outros links que podemos encontrar a partir de determinados países no futuro. Siga os passos abaixo para configurar os filtros .

1 – Acesse seu Google Analytics.

2 – No menu superior de sua conta entre em “Administrador”.

3. Após fazer o login e selecionar a conta, entre em Administrador>Visualizar>Visualizar Configurações.

PS: Selecione a Vista de Propriedade que você deseja aplicar o filtro

4. Marque a opção “Excluir todos os hits de bots e indexadores conhecidos” (Conforme Circulo Vermelho Abaixo)

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5.Clique em Filtros (Conforme Quadrado Vermelho Acima)
6. Clique em +NovoFiltro (mantenha ‘criar novo filtro’)
7. Selecione Personalizado (mantenha ‘excluir’) e preencha da seguinte forma:
Campo de Filtro: Referência
Padrão de Filtro: .*darodar.com (com o ponto na frente do asterisco)
7. Salve

Obs: Para os outros bots, basta criar novos filtros seguindo o mesmo padrão anterior. No padrão de filtro é só manter o início da expressão regular (.*) e adiciona o domínio que você não deseja o tráfego: Exemplos: .*semalt.com; .*7makemoneyonline.com

 

Deve demorar algumas horas até que o filtro faça efeito em sua conta do Analytics.

Seguem alguns domínios de referência popular spam, que encontramos em nossa pesquisa em blogs mais experientes no assunto:

Rede de spam do Popov inclui estes domínios:

darodar.com (e vários subdomínios)
econom.co
ilovevitaly.co (e outras variações de TLD)
Outros spammers que flagelam o web incluem:

semalt.com (e vários subdomínios)
botões-para-website.com
Ver-seu-site-here.com
Muitos outros sites vêm e vão. Estes são apenas os sites que têm atuado ultimamente.

Como ficamos sabendo desses robôs no site?

Houve um alto pico de tráfego de referência na nossa conta do Google Analytics.  Logo, o cliente ficou feliz pela audiência, certo? Sim, mas não eram audiências reais e sim robôs, pois a maioria desta apresentação do tráfego foi enviado de spammers. Se você está recebendo spam referenciadores em seu analytics, tente usar os filtros descritos acima, para bloquear esse incomodo.

 

Exclusão nos Segmentos:
Apesar de você ter excluído as visitas futuras, você ainda mantém os dados das visitas retroativas à criação do filtro. Para solucionar este problema, basta criar segmentos avançados e adicionar os bots que você não deseja ver.

1. Na página de Relatórios do Google Analytics clique em Adicionar Segmento (do lado de Todas as Seções)
2. Clique em +Segmento
3. Vá para a guia de Condições
4. No ‘select’ selecione Excluir
5. Preencha:
Ação do Evento: Origem
Contém: Corresponde à RegEx
Preencha: .*darodar.com (ou outro, conforme os exemplos acima)
6. Se quiser adicionar outros a condição é só acrescentar “ou”
7. Nomeie e Salve

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E esse link tem mais explicações que podem ajudar para quem tem mais conhecimento ou quiser se inteirar mais sobre esse tema.

Vamos fazer outros posts de segurança de sites/lojas virtuais na próxima semana.