Usando redes sociais para divulgar loja virtual / negócio online

 

Nos últimos tempos, tenho notado muitos lojistas criando loja virtual e não sabendo como iniciar a divulgação nas redes sociais.

Existem diversos tutoriais na internet, de formas, formatos, dicas sobre esse assunto, porém de modo aleatório, que dificulta a consulta para quem esta iniciando.

Por isso pensei em criar módulos de ajuda para quem está começando um negócio online, com passo a passo.

Um passo a passo de ajuda para quem não tem nenhuma noção de onde começar essa etapa de divulgação.

A primeira coisa importante que um empreendedor precisa ter em mente, é que ao inaugurar sua loja virtual a divulgação é extremamente importante.

Vale sim a frase : Quem não é visto, não é lembrado!

Primeiro passo para divulgar seu negócio é criar uma conta na rede social.

Antes, responda algumas perguntas :

  • Em qual rede social está meu público?
  • Qual(is) redes sociais irei manter frequência e planejamento para publicações de conteúdo de minha loja?
  • Terei tempo para alimentar todas? Senão, qual(is) irei iniciar?

 

Para responder essas questões pense antes sobre : 

Se não souber a reposta, Escolha e TESTE , as mais utilizadas : Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp , Twitter e Pinterest

Após a escolha abra conta nas redes sociais que for alimentar com frequência e planejamento.

Tente não replicar o mesmo conteúdo em diferentes redes sociais. Os formatos e o público são diferentes, e mesmo que sejam as mesmas pessoas, ninguém gosta de ver o mesmo post em mais de um local. Seu engajamento pode diminuir por não estar se relacionando da maneira adequada que a rede proporciona.

Vídeos para Youtube , são em formatos horizontais. É possível conseguir maior aproximação do seu público, maior engajamento em comentários e até alcance orgânico se o seu conteúdo responde uma dúvida ou é relevante a comunidade que deseja se comunicar. Pode ter um tempo maior , em média 10 minutos. Além disso a busca orgânica no Youtube é algo importante e útil : é um conteúdo que tem uma sobrevida maior que vídeos no facebook/ stories e outras redes, se o assunto for atemporal e/ ou relevante.

Vídeos para Instagram feed, e stories, ou mesmo IGTV , formato vertical, são vídeos mais curtos, mais dinâmicos. Lives ajudam a levantar sua audiência, os vídeos podem ser mais caseiros, com menos produções. O contato com o público pode beneficiar sua marca, no sentido de aproximar, tirar dúvidas, reconhecimento de marca, entre outros assuntos que podem ser relevantes para seu negócio.

Vídeo no feed do Facebook, é bem parecido com Instagram, porém podem ser horizontais, principalmente se forem live, para feeds. Os formatos mais usados são quadrados ou verticais. Para lives, podem ser horizontais se utilizar uma ferramenta de conversa com mais de uma pessoa na live, como também  podem ser feito verticais pelo próprio celular. Lives no Facebook usualmente duram mais tempo que lives no Instagram, pelo menos atualmente, é o que tenho notado. Talvez pelo fato do usuário acompanhar mais em desktop  a retenção do público é maior pelo mesmo motivo do Youtube, para acompanhar ao mesmo tempo q estamos trabalhando ou navegando em outros locais. No celular normalmente queremos algo mais ágil e rápido, isso é algo particular que tenho notado atualmente, mas não é regra fixa.

Todas essas questões devem ser levadas em conta antes de planejar o formato que será criado o conteúdo, e para que rede , além do fato de pensar com quem você vai estar falando.

Falando sobre formatos imagens, gifs e textos, algumas questões também precisamos levar em conta.

Publicar uma foto com a mesma legenda para qualquer rede social pode não ser uma boa ideia.

Por dois motivos principais:

Primeiro no Facebook, é possível colocar um texto com link para call to action , além da imagem, e no Instagram não são todas as contas que tem o Instashop aprovados, o que dificulta organicamente o usuário clicar e cair na sua loja por exemplo.

Além disso, os formatos do facebook podem ser diferentes do Instagram , você pode publicar a foto em formato quadrado, retangular e carrossel, gifs, slides, vídeos linkáveis. E no Instagram, o formato padrão é quadrado , carrossel ou vídeo.

Outro fator é que a forma de conversar em cada rede pode sim ser diferente e despertar interesse diferente de acordo com a publicação.

Dá mais trabalho isso, sim, dá sim! Mas faça um teste e veja as diferenças nas métricas.

Além disso, também o fator horário e dia pode influenciar a publicação. O público pode estar mais ativo de manhã em uma rede x , e a noite em outra. Isso também precisa ser levado em conta, e testado.

Não tem fórmula mágica? Como irei saber? Não tem!

A única forma de saber é testando e conferindo relatórios semanais, para entender seu público.

No início será parecido com teste às cegas já que você está iniciando seu negócio e não tem parâmetros de seu público, aí vem a importância de conhecer muito bem ele antes de iniciar a divulgação.

Um pouco de conhecimento do público você já deve ter , afinal estou partindo da ideia que já criou uma loja e vende um produto para ele, alguma coisa você sabe dele.

É aí o pulo do gato, que você precisa pensar e refletir.  Para quem você irá vender? Quem é essa pessoa? O que faz? Do que gosta? Por que vai comprar de você e não do seu concorrente? São muitas variáveis, mas que precisam ser levadas em conta para o seu planejamento inicial antes de sair divulgando para todo mundo.

Conhece a frase de mãe?  Você não é todo mundo! Pois é, vender para todo mundo pode te levar a vender para ninguém.

Ainda mais se você é pequeno e esta iniciando sem uma ajuda profissional, precisa conhecer muito bem seu público, seu produto e delinear ao máximo como vai querer se relacionar com ele. Mostrar que sua marca vale a pena , que vai valer a pena ele parar e curtir sua fanpage, curtir sua foto, te seguir.

Pq vai valer a pena? Só você pode dizer, e não vale dizer : pq tenho atendimento mto bom, pq meu preço é menor, pq eu entrego tudo certinho, pq meu produto é de qualidade, essas são características mínimas para se comprar algo.

O que seu produto e sua marca diferencia das demais?

Depois de ler tudo isso você não desistiu?

Mto bom! Então, seu produto, sua marca e você com certeza tem algo a dizer para seu público e tem um propósito maior para criar um negócio.

E para essa semana, pense em tudo que leu aqui, tente delinear seu público, sua persona, veja aqui um artigo sobre isso que pode te ajudar.

Além disso, fale com clientes, entenda eles, converse, perceba como seu concorrente se comporta nas redes.

Use o checklist  Meu Negócio nas Redes Sociais – Parte 1 

Faça seu checklist online:
Meu negócio nas redes sociais

Na próxima semana começamos o passo a passo para Planejar e Divulgar sua marca – Primeira Semana nas Redes Sociais.

Te espero!