Recebemos muitas perguntas de lojistas que começam suas lojas e não vendem.
Na maioria das vezes, lojistas estudam e conhecem muito bem seu produto, dicas de vendas mas se esquecem de focar no principal: seu público.
Criar sua loja e seus produtos para vender, sem pensar antes para quem será oferecido o seu produto, pode estar sendo um erro de planejamento.
Ter um negócio próprio requer além de muito planejamento de produto, plataforma, logística, etc saber qual é o seu nicho.
Investir, fazer campanhas pagas ou não, sem levar em conta quem é seu público, pode estar contribuindo para seu negócio não vender .
Antes de pensar em investir e criar campanhas aleatórias , pense nisso.
Se atente para o início, não pulem etapas, assim fica mais fácil de conseguirem atingir o objetivo final que é a venda.
Vamos falar de Persona. Afinal, o que é Persona?
Uma persona é uma representação do seu cliente ideal, aquele cliente que tem haver com seu produto e seu conceito de marca. Conseguir achar seu nicho irá te ajudar tanto a criar conteúdo para ele nas redes sociais, como campanhas pagas que levem um tráfego relevante para sua loja e converta em vendas.
Não adianta falar, “quero vender, independente de quem queira comprar”. Isso não existe, ainda mais hoje em dia, em que a cada clique você pode cair onde quiser.
Faça um teste antes, com você, entre no google e coloque uma palavra ou um produto que procura e veja a infinidade de sites que vão abrir. Coloque no Facebook essa mesma busca, do mesmo modo milhares de páginas vão se abrir, e você pode consumir muitas informações de cada uma dessas páginas, porque se colocar a palavra ou produto que procura cada empresa vai estar vendendo seu peixe.
E o que vai diferenciar você escolher x ou y? Teste com você, entenda que caminho você vai seguir para contratar ou comprar um produto x ou y.
Provavelmente, se for um produto físico, você vai ver o frete, o prazo de entrega, se a empresa entrega, se há reclamações, e por aí vai, até você decidir que aquele produto serve para você, uma série de questões em pouco tempo vai passar por sua cabeça.
E por que com seu cliente seria diferente? Por isso saber o seu nicho vai te ajudar a levar sua marca/produto para as pessoas certas .
Achamos esse site super interessante um gerador de personas, a dica de hoje é montar a sua e fazer um teste nas suas redes sociais e campanhas a partir dessa persona criada, comentem depois o que mudou , o que acharam, se isso te ajudou.
Ah, lembrando que dependendo do seu produto, você vai ter que ter mais de uma persona, por ex se você trabalha com homens e mulheres o modo que sua marca vai falar com o homem é diferente de como vai criar campanhas para mulheres.
Por isso se você ainda é pequeno, quanto mais limitado seu nicho mais fácil de alcançar seu público com menor investimento de campanha paga.
Ser assertivo com seu público mesmo que menor irá trazer mais engajamento e reconhecimento para sua marca, pense nisso.
Ainda mais se você quem produz seu produto, quantas pessoas você consegue atender? Mas isso é tema para outro post 😉