Você já parou para pensar o quanto você gasta de energia com aspectos ou acontecimentos desnecessários no seu dia a dia?

Fiquei quase um mês sem conseguir alimentar o blog por diversos contratempos que surgiram no último mês , mas muitos deles foram horas e energia gasta sem sentido.

Sim, aos poucos vamos aprendendo e modificando nossa forma de trabalhar, principalmente online, onde tudo é muito rápido e dinâmico, mas eventos externos que você não tem controle, desgastam demais a vida corrida e as 24h parecem ser reduzidas cada vez mais a menos horas.

No final do ano passado, fiz um planejamento, perdi algumas horas estudando melhor forma de deixar meu negócio mais fluído, e a partir dessa reestruturação e mudança iniciei 2 cursos online que vem me ajudado muito tanto na parte de organização de negócios como relacionado a marketing digital, além de ter conhecido profissionais muito interessantes e interessados em crescer profissionalmente, o Networking tem sido fantástico.

Os dois cursos se iniciaram pela base de um negócio, ou seja, pelo planejamento, perder algumas horas nesse planejamento é aceitável se você tem um objetivo bem definido. Mas no mundo atual onde tudo é para ontem, essas horas perdidas para alguns pode dar a entender como não fazer nada, ou o projeto estar parado. E muito pelo contrário, se você parar 1 hora do dia para planejar seu dia seguinte, sua agenda da semana, as coisas fluem de maneira natural.

Planejar um projeto, seu negócio, uma loja, tudo começa por ele, para ter os objetivos claros e assim seguir a diante, mesmo que no meio do caminho surjam imprevistos.  Sejam contratempos, externos e na maioria das vezes você não tem controle sob isso, pode parecer que tudo que planejou não irá ser possível. Mas é, tente reduzir ao máximo cobranças desnecessárias , principalmente cobranças pessoais, muitas vezes nos cobramos demais e  nos deixamos ser contaminados por  energias negativas do meio externo e perdemos o foco.

Isso acontece no mundo offline  e no mundo online, e para ultrapassar esses revez , imprevistos, energias somente você pode mudar a forma que isso vai ou não te atingir, afetar ou não suas prioridades .

Da próxima vez que achar que um empecilho vai desmoronar seu planejamento, lembre-se do seu objetivo, se ele esta claro, tenho certeza que você vai ultrapassar os contratempos com mais leveza, sem se deixar contaminar muito pelo ambiente negativo.

Essa semana mesmo, fiquei sem luz por quase 5 horas(no horário de atendimento), em outros tempos, teria me descabelado, ficaria até com dor de cabeça física, sim as pessoas somatizam doenças , nosso cérebro é incrível para o bem e para o mal.

Mas isso realmente era necessário? A minha dor de cabeça física me ajudaria a criar mais tarde o que não pode ser feito nessas 5 horas?  Dessa vez nessas horas sem luz e sem celular, sim a bateria estava terminando também 🙁 . Usei esse tempo lendo uma revista de e-commerce que já tinha chego e não tinha tido tempo de ler os artigos, e estudei. Foi útil para minha mente se distrair, vai ser útil para minha carreira e provavelmente para os próximos clientes que atenda.

Mas eu podia muito bem também, ter tirado esse tempo para lazer, já que não teria o que fazer além de aguardar a luz voltar. Percebe, que depois, sim, tive que trabalhar em dobro, mas a mente estava relaxada, não gastei minha energia com algo negativo que com certeza atrapalharia o resto da semana.

Tem um texto antigo sobre planejamento aqui também.

E esse texto do Joga o job fala um pouco mais sobre planejamento estratégico que você pode adaptar ao seu negócio.

Boas energias e Boas Vendas! 🙂