Abrir uma loja virtual virou uma febre, plataformas cada vez mais acessíveis vem surgindo e muitos pensam na loja virtual como um meio fácil de ganhar dinheiro.

Sinto dizer que não é bem assim, fácil nunca é, afinal, se fosse assim as grandes marcas no mercado estariam no azul sempre, e não é bem assim que acontece.

Além da parte estrutural, logística, administração geral , estratégica de uma loja. Que irá precisar de seu empenho todos os dias do ano, sim, tirar férias não vai mais fazer parte de seu vocabulário, quando comecei nesse meio digital, fiquei pelo menos 4 anos sem ter férias na vida.

Além dessa parte, a precificação é parte essencial para seu modelo de negócio ser rentável, e falar sobre economia e precificação é uma tarefa bem mais complexa que muitos imaginam.

Afinal, precisamos pagar as contas, um negócio precisa ser rentável senão ele morrerá inevitavelmente.

Para iniciar sua precificação, pense em 3 pilares :

Custo X Valor Agregado X Lucro.

Hoje vou falar um pouco sobre Custos, que muitas vezes damos menos atenção e só queremos ver a venda em si.

Custos: inclui TUDO que se gasta para manter sua loja ativa, ou seja, vai desde a conta de luz ( afinal não vivemos mais sem energia para nada, independente de seu ramo, você vai precisar de energia para manter ele funcionando).

Até o custo do produto vendido em si, se você trabalha com produtos variados, os custos devem ser separados de acordo com cada produto. Faça uma tabela a parte se tem muitos produtos e com variáveis.

Para produtos digitais , a manutenção de máquinas, softwares, internet, luz, telefonia, e cursos de aprimoramento devem ser incluídos como custo.

Da mesma forma que uma empresa que tem maquinários também deve contar como custos operacionais de depreciação e manutenção.

Por isso, não é porque se trabalha com algo digital que não há custos de material físico.

Além disso, custos para manter a loja online, mensalidade da plataforma, domínio, hospedagem caso tenha também um site ou email próprio, softwares  ferramentas online que venha utilizar para modernizar e aumentar a produtividade de seu negócio, como : bling, aplicativos para celulares entre outros.

TUDO precisa entrar na sua tabela de custos.

Parece besteira mas se você criar uma planilha mensal, trimestral, semestral ou anual dos seus gastos ou fizer na ponta do lápis, fica muito mais fácil de visualizar seus gastos e ver onde pode economizar.

Numa conta simples, que estava fazendo outro dia, se eu pagasse minha hospedagem anualmente eu teria uma economia de R$150,00 , parece pouco mas no mês essa economia pode fazer com que eu pague uma outra ferramenta anual com essa economia.

Temos a tendência de deixar tudo mensal, mas quando vamos juntando R$50,00 daqui, R$100,00 dali, no final do mês de contas temos mais de R$1000,00 , que poderiam ser usados por exemplo para comprar um equipamento que estamos adiando a tempos, ou para investir em divulgação do negócio.

Faça as contas, porque muitas vezes também, gastamos em uma ferramenta que a priore era indispensável e vemos que nem estamos utilizando como deveríamos.

Somente com uma tabela completa de custos saberemos o mínimo que a loja precisa faturar para se manter operando sozinha sem precisar de investimento por fora, seja do seu dinheiro como empreendedor, empréstimos etc.

E por falar em empréstimos, isso também deve ser colocado em seus custos, sejam eles fixos e variáveis.

Custos variáveis : são todos os custos que não ocorrem todos os meses, e podem variar como diz a palavra.

Por ex: Custos de logística, se você fez contrato com correios, transportadoras, mandaê , loggi, etc

São custos que dependem das vendas então entram como variáveis,mas se sua loja esta ativa já um tempo, você tem como saber uma média desse custos para facilitar a visualização dos gastos reais.

Entram em custos variáveis também comissões, se você tem revendedores comissionados, também está intimamente ligado as vendas.

Os empréstimos e financiamentos, devem ser pensados com muito cuidado para que não vire uma bola de neve suas finanças.

Sempre separe os custos da loja x seus custos pessoais, por ex: trabalho home office, eu separo o valor do aluguel , afinal uso o escritório para trabalhar, conta luz, conta de água, telefonia, internet.

Muitos pensam que trabalhar home office os custos podem ser menores, mas não é bem assim, se esta em casa, esta usando a luz, a água, internet e logicamente precisa comer como se trabalhasse fora, o gás e o almoço precisam entrar na conta de trabalho e não pessoal, são coisas que teria gastos se fosse trabalhar fora, alugando uma sala ou um local de trabalho.

Você pode estar economizando não alugando uma sala, mas se não pagar o aluguel de onde mora, não trabalha nem mora rs.

Enfim, acho que deu pra ter uma ideia do que são custos para uma loja ou negócio próprio com essa tabela montada vai pode iniciar o processo de precificação, vou falar sobre Valor agregado ( preço x valor) no próximo artigo.

E também pode te ajudar a ver realmente o quanto gasta e se é possível economizar ou cortar alguns gastos para manter a saúde financeira de sua loja boa.

Tem alguns artigos no Sebrae, Endeavor  , cursos online e algumas ferramentas: Preço Certo,  outras de monitoramento e precificação inteligente como Precifica , Sonde, WebPrice, são alguns exemplos que pode te abrir o caminho para entender mais sobre essa parte super importante de uma loja.